quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Power Rangers e Sua Importancia

É meus amigos, fazem 22 anos desde os astronautas acidentalmente libertaram Rita Repulsa da lixeira espacial, e se você viu isso na primeira exibição em terras tupiniquins, seja na Tv a cabo ou na Tv Colosso, significa, além de estar ficando velho, que a franquia é um sucesso mundial, mesmo com alguns tombos aqui e acola.

Acho que todos sabem a origem da franquia Power Rangers, mas não custa relembrar, afinal, não sei se quem ler isso será um fã ou não:

 Haim Saban foi pro Japão e lá descobriu os Super Sentais e os Metal Heroes, e conseguiu licenciar e exibir Bioman e Gavan na França, aonde fizeram um sucesso enorme e, vendo ai uma oportunidade, negociou direitos de outro super sentai, Kyoryu Sentai "mais chato do história" Zyuranger para exibir nos States. Mas, conhecendo o publico médio americano, ele sabia que a formula japa nunca funcionaria lá, logo ele teve a ideia de "adaptar" a série, mantendo apenas o visual e os robôs do "original", com nova historia, novos personagens, tudo adaptado pro publico infanto-juvenil americano. Tudo isso com apoio e co-produção da Toei. E assim nasceu Mighty Morphing Power Rangers, a primeira da franquia, que foi um tremendo sucesso.

 PS: Power Rangers não foram os responsáveis pela pseudo extinção dos tokus no Brasil. A culpa é da saturação do gênero na Tv e falta de interesse das emissoras. Entenderam, Crianças?
Agora que o básico foi explicado, vamos analisar um pouco da importância dela, afinal, é disso que se trata essa bagaça de texto.

Apesar da baixa qualidade da produção no começo, Power Rangers se tornou um fenômeno de Marketing, gerando todo o tipo de produtos derivados que você possa pensar em, praticamente, todo o mundo. A franquia se expandiu tanto que atualmente influencia, e muito as produções "superheroizisticas" japas do que várias outras produções até mesmo de dentro do Japão. Tanto é que, graças a eles que os sentais ganharam o "Power Up" de toda temporada, fora a melhoria dos diretores e no principal: venda de produtos, ja que agora a Bandai pode vender os mesmos bonecos com dois nomes diferentes.
E, acompanhando as evoluções tecnológicas de suas contra partes orientais durante os anos, a franquia cresceu em qualidade técnica e de roteiro,alem da parte de roteiro e desenvolvimento de personagens, saindo da antiga definição de ''sua personalidade e a cor que você usa'' para personagens cativantes e divertidos, pelo menos, na maioria das temporadas.

Você ai, defensor do ''verdadeiro tokusatsu'', abram a mente um pouquinho e assistam as series PR, mas sem comparações, preconceitos ou julgamentos baseados em achismo, PR e Sentais são apenas series, entretenimento, dois pontos de vista da mesma coisa: o herói. O lugar de onde ele veio, não importa.


Obviamente que temos temporadas horríveis de Powet Rangers como ''Operacao Ultraveloz'', mas tem outras fantásticas como ''Espaco'', assim como nos sentais(o ou alguem vai tentar defender carranger?). Deixe seu lado xiita de escanteio e conheça outras realidades.

PS PARA OS HATERS DE POWER RANGERS: Assistam o episodio ''Achados e perdidos na traducao'' de PR Dino Trovão, acredito que ele é o resumo perfeito do que estou dizendo.

Antes de acabar, lembrem-se de participar da nossa promoção em parceria com a loja Geek 10.

Inté Cambada. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário