quarta-feira, 19 de março de 2014

A Confusa Timeline e Teorias Sobre Power Rangers Parte 1 - Era Zordon

Fala galera, todo mundo que curte a franquia Power Rangers já se perguntou como as coisas se encaixam na cronologia, por exemplo, será que os rangers força animal originais tinham conhecimento ou contato com a Ordem da Garra? Será que o Q-Rex, enquanto estava no passado encontrou os dinozords? É isso que eu vou, tentar, organizar nessa linha do tempo.
Bom, as pesquisas vieram depois de re-assistir várias series PR e textos encontrados na internet, acrescentando coisas do meu ponto de vista e teorias, só que marcadas com cores diferentes. Ou seja, a linha do tempo vai ficar na fonte e na cor padrão, alguns adendos em verde e as minhas teorias, em vermelho. Bom, mas chega de papo e vamos lá tentar entender essa zona cronológica.
*O ponto mais antigo é na pré história, com o selamento dos lendários ovos de energia.
*Nessa época tivemos a primeira grande guerra entre as forças do bem e do mal, na pré história, Zordon, Ninjor, Defensor Magna, Lord Zedd, Rita, Scorpios, dentre outros, provavelmente, participaram dessa batalha. Nessa época, tivemos a criação das moedas dos poderes por Ninjor. Levando em consideração que essa foi a primeira Grande Guerra entre o bem e o mal, pode-se entender que as moedas do poder foram feitas para serem usadas por soldados do bem, provavelmente, Ninjor criou, ou descobriu, como acessar a energia da fricção da luta entre as duas forças para dar poderes aos soldados, "criando" assim, a rede de morfagem universal ou, pelo menos, a chave para acessá-lá. Lembrando que a rede de morfagem pode ser acessada em qualquer momento do tempo ou dimensão, desde que você tenha um morfador, isso explicaria como rangers do futuro conseguem morfar no passado e como o ranger RPM vermelho consegue ficar morfado em outra dimensão, que não é a sua de origem.
*Mais ou menos nessa época, talvez até um pouco antes, temos a batalha entre Moltor e Flurious pela Corona Aurora, além de sua derrota. Também somos apresentados ao Cavaleiro Sentinela.
Aqui temos a primeira confusão brava, o que seria exatamente o Cavaleiro Sentinela? Um tipo de ranger ou um alien mega tecnológico, poderoso e benevolente que decidiu proteger o universo? Bom, levo em consideração que ele é mais ou menos o que o Ninjor é, um "guardião" do bem.
*Ainda na pré história, temos o retorno do Q-Rex através de um portal temporal. Seria o Q-Rex uma inspiração para os Dino Zords? Afinal, tínhamos um T-Rex robótico no passado e Zordon, sendo um alien, tem tecnologia extremamente avançada que daria pra se basear nessa tecnologia futurias. Tá, talvez isso seja uma maluquice da minha cabeça.
* 10 Mil anos atrás, Depois da Guerra contra todos os representantes do mal, Zordon derrota e aprisiona Rita, provavelmente a ultima vilã ainda em condições de continuar no combate. 
* Nessa mesma época, a Ordem da Garra, provavelmente aliados de Zordon, derrotam e aprisionam Dai Shi, provavelmente aliado dos vilões. Levando em conta que, os vilões que aparecem nas séries e tem mais de 5 mil anos de vida, tudo leva a crer que faziam parte do exercito maligno que lutaram contra Zordon e os outros "bonzinhos", ou seja, eram aliados e, depois da derrota, se separam e criaram seus próprios impérios malignos. Assim como os heróis e mentores mais velhos também devem ter lutado na guerra ou, são seus descendentes.
*6 Mil anos atrás, Os demônios, vilões de Lightspeed Resgate, foram derrotados e aprisionados por um feiticeiro. Como nunca foi falada a identidade do feiticeiro, pode ser alguém que participou da guerra e/ ou é aliado dos heróis. Talvez, até Lerigot, que é um feiticeiro poderoso.
*A cerca de 3 Mil anos atrás, três fatos importantes acontecem, os Sabre Quasar são colocados na pedra de onde só os escolhidos poderiam tirá-las. Os sabres devem ter sidos criados, ou usados na luta contra o mal em Mirinói e na galaxia perdida, provavelmente, energizados pelas feras galáticas, que também devem ter lutados na guerra. Defensor Magna, envia as Luzes de Orion para o espaço e, pouco depois, acaba, depois de perder o filho e de ser enganado, preso dentro de um abismo, e só foi voltar na época dos rangers da Galaxia Perdida. Nesse mesmo período, os Heróis Antigos lutavam, na Terra, para proteger Animária dos Ogros, com a ajuda dos Animais do Poder e a divindade Animus, que também deve ter lutado junto com Zordon, Depois da derrota de todos os outros ogros, só o Mestre Ogro resta, e acaba por destruir Animus. Merrick, um dos Heróis Antigos, recorre a mascara do Lobo, uma mascara amaldiçoada ulta poderosa, tanto que com ela e seus Animais do Poder, consegue destruir o mestre Ogro, mas, acaba sendo corrompido e acaba tendo que trancá-lo num tipo de animação suspensa. Só eu acho que Animous pode ser a união de feras galáticas que vieram pra Terra ajudar na guerra, mas chegaram atrasados e, vendo que novas formas de vida maligna(Ogros) tinham surgindo, se fortalecendo e buscando mais poder em Animárias(que pode ter a ver com magia ou é um lugar que tem acesso a uma parte da rede de morfagem universal), decidindo com isso, lutar contra esses seres e criou os Animais do Poder(ou transformou animais normais neles) e pegando humanos para o ajudá-los na luta? 

*Outro ponto importante é, o nascimento de Thrax. Provavelmente Rita e Zedd, tentando criar alguem mais poderoso para ajudar na guerra, tiveram um filho(talvez de um forma não sexual) que, desperta depois do fim da guerra e, tentando começar um novo ataque, acaba sendo aprisionado pelo Cavaleiro Sentinela. O tempo que ele ficou vivo até ser preso não parece ser muito grande, ou, talvez, ele realmente possa ter sido gerado depois de ZEO, e isso faria ele ser um monstro adolescente, o que explica ele ser meio"imaturo" quando seus planos não saem como planejado no especial de 15 anos, mas não acredito nisso.
* No periodo feudal Japones, Lider do Clã Shiba e seus servos derrotam e selam os Nighlocks.
*Por volta do século XVIII, os MMPR, já a segunda formação, depois de lutarem contra o clone do Tommy com poderes do ranger verde, voltam pra essa época para derrotar alguns monstros que atravessaram o portal. Por fim, o clone de Tommy decide ficar no passado, sem os poderes, que ficaram na varinha magica, sobre os cuidados de Tommy ou Zordon. Seculos depois, Kimberly acaba parando na época do faroeste e encontra ancestrais dos companheiros no passado que a ajudam. O Problema é que, em MMPR, vemos um ancestral de Tommy sendo caucasiano, mas em ZEO, sabemos que ele é descendente de índios. Claro que sempre se pode dizer que a "parte" índio do sangue dele veio depois.
*Nos anos 80 temos 3 fatos importantes: provavelmente com pouca diferença de tempo entre eles, a morte dos pais de Cole(ranger da Força Animal), com o "renascimento" do Mestre Ogro; Cam volta para esse período para conseguir seu amuleto ranger, além de descobrir como Lothor foi banido e conhece sua mãe; Tivemos também a guerra na dimensão mistica, com os rangers feiticeiros, liderados por Leanbow lutando contra os monstros mágicos. 
*No fim da década de 80 ou começo dos anos 90, temos RJ e Dominic estudavam juntos e receberam seus morfadores, além da fundação da Pizzaria Carma da Selvas. 
*Já na década de 90, na Dimensão X(Terra aonde se passa RPM), A jovem Doutora K é levada para as instalações do governo e desenvolve o programa ranger, tendo Gem e Gema, como "pilotos" de teste.

A partir desse ponto, temos a cronologia das séries e o que aconteceu de mais importante em cada temporada:

MMPR:
* Rita é libertada e uma nova equipe de rangers, a "primeira" em séculos na Terra, lembrando que,  rangers já apareceram antes, como já disse mais acima. Depois temos o surgimento de Tommy, a principio como inimigo e, posteriormente, como aliado. 
*A recuperação do zord Titanus, que cria o Ultrazord.
*Surge Lord Zedd, prende Rita novamente e destrói os dinozords. que são re construidos como Thuderzords.
*Tommy perde os poderes de ranger verde e, posteriormente retorna como ranger branco, com um poder totalmente novo e independente. Pouco tempo depois, Jason, Zack e Trini são, substituídos por Rocky, Adam e Aisha. Na transferencia de poder, mostra que, os poderes foram duplicados, já que, Jason e os outros, não desmorfaram e nem tiveram a regressão física como aconteceu com Tommy. Além de conseguirem o zord de transporte TOR.
*Rita se liberta e, com ajuda de uma poção do amor, casa-se com Lord Zedd. Logo depois, o irmão de Rita, Rito revolto, chega a Terra e, com seu exercito Tenga, destrui o zords e acaba com os poderes dos Rangers.
*Depois da derrota, eles vão atrás de Ninjor, criador das moedas do poder, que lhes entrega os poderes Ninjetti, com novos zords e uma forma intermediaria para combater os bonecos de massa., pouco depois, conseguem os Shogunzords. Conhecem também a estudante Kat, que foi dominada por Rita, mas que acaba sendo a substituta de Kim.
*Os rangers vão até o planeta de origem do Alpha, Edenói, lar de outro heroi, o Masked Rider.
*Don Ritão(Master Vile é o cacete), pai de Rita e Rito, chega a lua e, decidido a ajudar a filha, tenta conseguir o Cristal Zeo, mas não dá certo e os rangers escondem os pedaços do cristal por vários períodos do tempo. Depois de uma luta, Don Ritão decide criar um orbe e voltar a Terra em 10 anos no passado, por que assim, os rangers como crianças, não teriam como impedir seus planos, mas Zordon convoca os rangers de Aquitar, os Alien Rangers, para proteger o planeta. Não me lembro exatamente se os Aliens agem no passado ou no presente(da época), desculpem. Por fim, os rangers retornam com o Cristal Zeo e com suas idades normais.

ZEO: 
*Surge o Império Maquina, tão poderoso que até mesmo Zedd e Don Ritão o teme.
*Aisha decide não ser mais ranger, ficando na Africa trabalhando com animais e envia Tanya em seu lugar.
*Billy decide não ser um ranger, agindo como um auxiliar de Zordon na criação e manutenção dos Zords e equipamentos, junto com Alpha. 
*Surge Trey de Trifória, o Ranger Dourado, dito como um dos rangers mais poderosos, que ajuda os Zeo Rangers, com o Zord Pyramidas e, posteriormente, com a Roda Guerreira. Pouco depois, ferido, Trey, um ser trino(ou seja, um ser de 3 partes que são um), como todos de sua raça, passa seus poderes para Jason, que retorna para assumir o cargo até que Trey se recupere.
*Os alien rangers aparecem para ajudar, pouco depois, Billy decide ir para Aquitar, pois se apaixonou.
*Conseguem a ajuda do antigo guerreiro Auric, O Conquistador.
*Trey retorna e retoma o poder do Ranger Dourado, Jason vai embora com Emily(uma garota que ele conheceu).
*Os rangers derrotam o Império Maquina, Rita e Zedd explodem o palácio do Império Maquina.

TURBO: 
*Nunca foi mostrado o que aconteceu com os poderes Zeo, supõe-se que, os poderes Zeo servem de base e os poderes Turbo é um Upgrade tecnológico dos mesmos. 

*Divatox vem a Terra atrás de Lerigot, feiticeiro amigo de Zordon, buscando uma forma de entrar na Ilha de Muranthias, para se casar com Maligore.
*Rocky se machuca e é subtituido como ranger por Justin, um adolescente de 11 anos(na época).

*Zordon e Alpha 5 vão para Eltare, deixando no lugar Dimitria e Alpha 6.
*O Centurião Azul chega a Terra trazendo uma mensagem para Dimitria, mas que foi interceptada por Divatox. Nesse ponto, temos duas questões interessantes, a primeira é: Será que Zordon tem uma equipe de apoio, tipo, um conselho que ajudam no combate ao mal, com Dimitria e Gosei como membros? E a segunda: Seriam Dimitria e Divatox irmãs, ou contraparter ou um tipo de clone uma da outra? Na mensagem, continha o plano da união dos vilões sobre o controle do Espectro Negro. Se não levarmos em consideração que o Espectro Negro é igual a Maligore por falta de orçamento ou de imaginação, será que temos alguma ligação entre eles? Por exemplo, Maligore ser uma parte menos poderosa do Espectro Negro que ele usava como um tipo de BackUp por segurança, causo algo acontecesse com ele antes de ela atingir o apice do seu poder.
*Tommy, Kat, Adam e Tanya são substituídos por TJ, Cassie, Carlos e Ashley. Justin permaneceu na equipe.
*Surge o Ranger Fantasma. Um personagem misterioso que entrega os Zords de Resgate, junto com seu zord pessoal, Artillatron.
*Dimitria descobre que Eltare está sobre ataque e, junto com o Centurião Azul, parte para lá pra ajudar na batalha.
*Divatox invade o Centro de Comando, e derrota os rangers. Mas antes de matá-los, é convocada por Espectro Negro para a reunião dos vilões.
*Os rangers decidem ir atrás de Divatox e se encontrar com Zordon, para isso, vão até a NASADA e pegam um foguete e vão para o espaço. Justin, decide ficar na Terra.

ESPAÇO:
*Temos a reunião dos vilões e Espectro Negro mostra que tem Zordon como prisioneiro, drenando seus poderes. Astronema é designada para Capitã das tropas malignas e para destruir os Rangers.
*Os rangers encontram Andros, um Power Ranger Alienígena que, depois de ver o valor dos terraqueos, entrega novos poderes rangers para eles.
*Os rangers encontram as Tartarugas Ninjas, lembrando que nesse tempo as duas series eram feitas pela Saban
*O Ranger Fantasma reaparece e entrega o Delta Megazord.
*Surge Darkonda, principal antagonista da série.
*Andros consegue descobrir a localização dos Mega Veiculos.
*Os rangers descobrem Zhane, melhor amigo de Andros, e Ranger de Prata, que dizem ser o ranger mais forte de todos, congelado.
*Zhane acorda e descobre que suas morfagens duram menos de 3 minutos, e ele consegue resolver com um raio e ajuda de Alpha.
*Zhane e Astronema se apaixonam.
*Surgem os Psycho Rangers, provavelmente, os piores inimigos da série.
*Descobre-se que Astronema é a irmã sequestrada de Andros, e que o responsável é Darkonda. A vilã, agora usando seu nome real, Karone, torna-se boa, mas por pouco tempo, pois Darkonda a sequestra novamente e faz lavagem cerebral.
*Os rangers espalhados pelo universo são subjugados pelos vilões e a Terra é dominada.
*Na Terra, os Rangers lutam contra a invasão com ajuda da população. Simplesmente o melhor episódio de Power Rangers.
*Darkonda trai Espectro Negro e os dois acabam se matando.
*Andros destrói Ecliptor e fere Karone. Além disso, acaba tendo que, para salvar o universo, matar Zordon para que assim, a energia boa dele possa destruir as forças do Mal, e purificando alguns vilões. No fim, tudo termina bem, a Terra e o Universo fica livre dos vilões, pelo menos, por um tempo.

Bem pessoas, por enquanto é isso, logo faço mais uma parte por que tenho que recolher mais informações. Espero que tenham gostado, comentem ai e Inté mais.

Principais fontes de pesquisa: Ranger Central, Wikipédia, Power Rangers

13 comentários:

  1. Simplesmente sensacional a matéria cara, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Considere os Crossovers com Tartarugas Ninjas e Masked Rider :P

    ResponderExcluir
  3. postagem colossal amigo, parabéns adoro eles até hj, mas prefiro com as força dos dinossauros são os melhores, abraços :0

    ResponderExcluir
  4. QUe bom que gostou cara, quarta feira tem mais

    ResponderExcluir
  5. COnsidero sim, afinal, fazem parte do universo da Saban, junto com VR Troopers

    ResponderExcluir
  6. "No Espaço" teve os melhores coadjuvantes, os vilões das outras séries, Psycho Rangers, as próprias Tartarugas Ninja e em fim, os dois melhores, Daronda e Ecliptor, pra mim, esses dois marcaram tanto quanto o Goldar ^^

    ResponderExcluir
  7. É estranho que o Rei Mondo e a família real do império maquina foram mortos pela Rita e Zedd, mas reaparecem em Space.

    ResponderExcluir
  8. Em PR No Espaço tem umas coisas loucas, eu tava vendo uns episódios de Mighty Mprhin na Band, na fase ninja deles, tem um episódio que a Kimberly fica cuidando de uma macaca e o lord Zedd transforma o animal em um monstro, no final ela volta ao normal. Agora revendo uns episódios de No Espaço que baixei... na parte em que o Ranger Vermelho vai atrás do Darkonda num "boteco espacial" Tem vários monstros dançando lá e quem tá tocando piano é justamente o monstro que o Lord Zedd fez xD

    E nessa o Masked Rider, eu procurei o episódio mas só vi umas cenas, em uma delas, achei a Kimberly (de novo) lutando contra um monstro verde com espinhos, esse mesmo monstro também aparece em Turbo, justo o único monstro que me lembro daquela temporada xDD

    ResponderExcluir
  9. Eu não consigo lembrar dos Aliens Rangers! Enfim, ficou demais cara! Deu para entender legal, principalmente as origens de Zordon e Cia. Acho que a produtora dos PR poderia explorar mais a juventude de Zordon antes de ele tornar-se o criador dos PR.

    ResponderExcluir