sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Infancia televisiva 90/00

Olá cambada, hoje é Dia das Crianças(áh vá? Sério?) então, vou falar um pouco do que eu via enquanto crescia na decada de 90 e 2000. Espero que vocês curtam e comentem do que vocês mais se lembram de assitir na infancia de vocês.

Para começar, acho melhor separar por canais.
  • Globo
A rede Globo, por mais que atualmente eu não goste da programação dela(exceto a parte madrugadistica, por que sempre passa filme bom no Corujão), foi responsável por trazer um dos melhores programas infantis da história, TV Colosso.

TV Colosso
Vocês, pirralhos que não sabem o que é TV Colosso, eu tenho muita pena de você. Uma emissora de TV comandada por cachorros, e nem estou falando dos desenhos que passavam lá(daqui a pouco falo deles) e sim dos quadros deles, tipo "Os Filhos da Cadela" e "Acredite Se Puder?", esse ultimo, comandado pelo Jaca Paladium, o cachorro da Nova Zelândia(se não fosse por ele, eu só saberia que esse pais existia em O Senhor dos Anéis), e se você, como os 3 filhotes do programa faziam, velho, tu ta na merda, por que ele sempre aparecia de machado like a Conan. Mas os mais lembrados do programa, sem sombra de duvida é Priscila(se você conhece alguem com um Sheep Dog, muito provavelmente, o nome do bicho é Priscila), Borges, bulldog que era diretor de cena e, os mais lembrados, Gilmar e os 20.000 Gilmares.
Os desenhos então, eram fodas. Dentre tantos, os melhores, pra mim são: Animaniacs, As Tartarugas Ninjas, Caverna do Dragão, Darkwing Duck, Eek! The Cat, Família Dinossauros, Gavan, He-Man, Homem-Aranha, Os Simpsons, Onde Está Wally?, Power Rangers, Shaider, Swat Kats, Taz-Mania, Thundercats, Tico e Teco e os Defensores da Lei e o melhor de todos, X-Men: Animated Series.

Caça Talentos
Podem me zoar, mas eu curtia muito caça talentos. A Angélica fazendo uma fada(ahh meu Deus, que mulher gostosa) que vai trabalhar em uma empresa de caça talentos(afinal, o seriado tem que fazer jus ao nome.

TV Globinho
Exibido até hoje, passando por várias fases. Sempre passando animes como Digimon, Samurai X, Sakura Card Captors, DB, DBZ entre outros. Sem contar que tinha o tokusatsu nacional, Bambuluá.
  • SBT
Bom Dia e Cia.
Exibido desde 1993(eita programa Longevo não?), atualmente apresentado por dois aborrecentes(ai saudade da Eliana e da Jacqueline Petkovic). Entre os desenhos estão Pica-pau, ThunderCats, Tutubarão, Cavalo de Fogo, Liga da Justiça, X-man Evolution, Hércules, Du Dudu & Edu, As Meninas Super-Poderosas, Coragem o Cão Coverde, Maskára.

Sábado Animado
Sessão só de desenhos, entre eles: Tom e Jerry, Projeto Zeta, Mutante Rex, Os Flintstones, Krypto, o Supercão e etc.

Disney Club
O programa mais foda da minha infancia(junto com TV Colosso), que além dos apresentadores(ah Jussara Marques/ Maluca, como ce é linda e tem a voz maravilhosa). Os melhores desenhos eram, A Turma do Pateta, Timão e Pumba, Os Super Patos, Doug, Marsupilami, 101 Dálmatas, Hércules, Aladdin.
Mais informações deles, dá uma olhada aqui.
  • Manchete
Clube da Criança
Eu só via a fase da Milla Christie e da(atual Gostosa) Debby. Dentre os desenhos estão, Cavaleiros do Zodíaco, Dartagnan e os três mosqueteiros, Família Drácula, Samurai Warriors, Shurato, Yu Yu Hakusho.

Turma do Arrepio
Seria tipo uma famila Adams tupiniquim, baseadas nas histórias em quadrinhos de mesmo nome. Passava as 17hrs na Manchete.
Eu achava a Medeia(Flavia Beghin), senacional.
  • Cultura
Mundo da Lua
O seriado apresenta Lucas Silva e Silva, um garoto que ganha um gravador de seu avô paterno Orlando ao completar dez anos. Em meio aos problemas típicos da passagem da infância para a adolescência, Lucas cria no gravador histórias a partir de como gostaria que as coisas fossem. Alô Alô, planeta Terra chamando. Aqui é Lucas Silva e Silva...

Castelo Ra Tim Bum - Parte especialmente dedicada para a, Adriane, pq sei que você gosta dona Maria.
Nino é um garoto de 300 anos que vive com seu tio, o Dr. Victor, um feiticeiro e cientista, e com sua tia-avó Morgana, uma feiticeira de 6.000 anos de idade. Os três moram num castelo no meio da cidade de São Paulo.
Aprendiz de feiticeiro, Nino nunca frequentou uma escola, por causa da idade nada comum de 300 anos. Seus pais o deixaram morando com Victor e Morgana, porque precisavam viajar numa expedição no espaço sideral, levando seus dois irmãos mais novos. Apesar de ter amigos animais e sobrenaturais no Castelo, Nino, sentindo falta de amigos como ele, resolve fazer um feitiço que aprendeu com seu tio Victor, e acabou trazendo para o Castelo, três crianças que tinham acabado de sair da escola.
Todo mundo conhece e ama Castelo Ra Tim Bum, principalmente pelos carismas dos personagens, entre eles o Ratinho.
Mais informações deles, dá uma olhada aqui.

RA TIM BUM
Com uma fórmula arrojada, com quadros livres, inovou a programação infantil, ainda presa de fórmulas estereotipadas. Ganhou vários prêmios, entre os quais a Medalha de Ouro no Festival de Nova York.
São um total de 192 episódios que foram reprisados durante muito tempo.
Precisa mesmo falar sobre Ra Tim Bum? Coitado de quem nao conhece.

X-Tudo
X-Tudo foi um programa de televisão infantil exibido originalmente pela TV Cultura a partir de 1992 produzido pela SESI. Seu formato se prestava a transmitir informações de uma maneira clara e rápida, colaborando para a boa qualidade dos programas destinados ao público infantil da emissora durante o início da década de 1990.

Glub Glub
O programa era focado em dois peixes, ambos chamados Glub, sendo um macho (Carlos Mariano) e uma fêmea (em alguns capítulos, interpretada por Cecília Homem de Mello, mas originalmente por Gisela Arantes). Tempo depois, uma nova personagem seria introduzia, a carangueja Carol, interpretada por Andrea Pozzi.
  • Band
Band Kids
Em 14 de agosto de 2000, o programa voltou ao ar de Segunda à Sexta, apresentado pela atriz nipo-brasileira Renata Sayuri Kajiyama (conhecida como sua personagem Kira, com os animes Dragon Ball Z (atualmente na Rede Globo), Bucky, Tenchi Muyo e El Hazard. Além de exibir os desenhos Cadillacs e Dinossauros, Os Seis Biônicos, Dragões Alados e O Mago, que não são animações japonesas.  O programa existe até hoje, mas sem o mesmo sucesso e atrações.

Bem cambada, é isso, espero que tenham gostado, e que comentem ai, quais programas, desenhos ou o que quer que vocês se lembrarem, ok. Feliz dia das Crianças seus malditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário