quarta-feira, 18 de junho de 2014

E ai, seu downloadeador?


Responda rápido: Você compra um DVD original ou prefere baixar o filme/ série? Sejamos sinceros, a grande maioria de nós, usuários da rede mundial de computadores(ta parecendo aqueles textos do jornal nacional né?), baixa ou assiste filmes e series online. Agora vem o ponto do texto, isso é algo legal? Não legal no sentido de legalidade, to falando isso é algo legal do tipo, você gostaria que alguém fizesse você trabalhar e no fim, não recebesse nada em troca?

De alguns anos pra cá, a polemica da pirataria na internet tem tomado mais força, inclusive com projetos de lei como as famigeradas S.O.P.A, P.I.P.A(Que ainda não caíram completamente, fiquem espertos) e, em terras brasileiras, a lei Azeredo. Essas leis são tão sérias que prevêem que se o "dono" do produto disponibilizado gratuitamente reclamar, quem disponibilizou e/ ou baixou pode ir em cana. É torcida brasileira, a parada é séria!


Como disse mais acima, todo usuário de internet baixa alguma coisa que não é exatamente Legal(ou seja, baixamos produtos que são licenciados por aqui), quem disser o contrário ta mentindo, e mesmo que não baixe, se você compra um DVD ou jogo pirata, você ta no mesmo balaio que o resto.

Já pararam pra pensar que, quando você baixa uma série licenciada, tipo Game Of Thrones, você ta sacaneando a HBO e que, pode gerar o cancelamento da série? Não que eu esteja julgando quem baixa pra assistir em casa, mas vejo em muitos casos, que a pessoa tem TV a Cabo(que não é algo lá muito barato) mas preferem baixar e guardar em seu HD em vez de correr atrás do DVD oficialmente(ou a netflix), isso não seria o mais ético? Afinal, o autor não vai lucrar com isso, por que, sejamos francos, a grande maioria prefere o disponível na net, do que o produto oficial(e não me venha com aquele papinho que é por causa de qualidade da tradução e explicação de termos. Todo mundo que faz isso é pra não ter que gastar dinheiro e pela comodidade).

Pense comigo, o cara vai, cria a história, consegue alguma mídia para contá-la, o que não é nada fácil, consegue reconhecimento(e sustento) com seu trabalho, sua obra é licenciada pelo mundo e acaba parando na internet aonde ele não vai ganhar ABSOLUTAMENTE NENHUM CENTAVO. Vai falar que não é injusto? Não estou falando mal de quem faz legenda e/ou distribui material grátis na net, graças a eles tenho acesso a coisas que nunca, NUNCA MESMO vão vir para o Brasil. Essa galera faz um trabalho excepcional(na maioria dos casos, tipo o Legionário no JLyrics), merece respeito e muito agradecimento, inclusive de algumas distribuidoras, que, já li em algum lugar que não me lembro aonde, usam, em raros casos ,fansubs/ tradutores, como consultores, seja na tradução ou escolha de elenco de dublagem.

Porém...sempre existe oportunistas. Isso me deixa puto, cara safado que pega o projeto legendado, grava num DVD xexelento, faz uma capa vagabunda e vende pra um bando de idiotas, e esse é o grande PROBLEMA. Por que ai, o argumento "Sem Fins Lucrativos" vai pelo ralo e os fansubs acabam pagando o pato. Se você compra DVD's não-oficial dessas "lojas online", me desculpe, você é um imbecil que financia safadeza de VAGABUNDO QUE SE APROVEITA DE TRABALHO DOS OUTROS PRA LUCRAR. Quem participa de grupos de anime e Tokusatsu principalmente, sabe que tem uma enxurrada de perfis de "Lojas especializadas" oferecendo esses produtos

Claro, sempre se pode argumentar que a qualidade do oficial é ruim, ou a legenda não é igual a do seu fansub favorito mas, pombas, você é fã da série ou do tradutor(nada contra quem admira o trabalho dos tradutores, esse não é o ponto)? Quando temos a chance do produto oficial chegar nas lojas, temos que comprar, mostrar que somos um PUBLICO QUE DÁ LUCRO, só assim eles trazem mais. Claro que se for uma merda(como algumas séries da FOCUS), temos que meter o pau mesmo, exigir qualidade, mas se não mostrarmos que somos um publico LUCRATIVO, não teremos o que queremos, nem qualidade boa e o principal, sem um bom preço.

Mas ai você me pergunta: E o produto que não é licenciado por aqui? Bem, falando só e absolutamente por mim, é mais fácil de se relevar. Não é 100% correto(o melhor seria importar o produto do país de origem, mas ai existe a barreira linguística), mas é uma solução que, inclusive, faço uso. Só que, quando tem a possibilidade de comprar o original, claro que prefiro esse, mesmo que eu tenha que esperar muito tempo e comprar nas Americanas a um preço mais acessível.

Realmente gostaria que os fãs brasileiros tivessem um pouco da mentalidade do fã americano. Mesmo tendo a versão "não oficial", eles compram o oficial, pra que a obra continue a existir e tenha um material de "qualidade"(e extras) nas suas estantes, em vez de em um HD. Mas todo mundo sabe como nós brasileiros somos: "Pra que comprar se posso baixar da Internet ou compra no camelo bem mais barato?" E assim, vamos levando essa vida de downloadeador de cada dia, esperando o episódio da próxima semana.

Lembrando que esse texto não é pra falar mal de fansubs(que eu agradeço por existirem) e sim colocar uma questão em pauta. E lembrem-se do que eu disse da filosofia do fã americano "Pode até baixar, mas compre produtos oficiais pra ajudar a sua obra favorita"

E antes de terminar, Daenerys ataca Westeros e se fode, perde o exercito e tem que sair fugida, só não morre por causa do Dragão. Bem, depois desse spoiler gratuito do livro de Cronicas de Gelo e Fogo, me despeço senhores, inté; o/.

6 comentários:

  1. Estou contigo, JG... Se você gosta de alguma obra, deve mostrar seu apreço COMPRANDO o produto original. O grande problema, como você citou acima, são as coisas que jamais seriam licenciadas aqui no Brasil. Nesse caso, fansubs são mesmo a melhor alternativa... mas isso ainda não impede as pessoas de importarem brinquedos, discos e outros produtos oficiais. Uma coisa que me deixa particularmente puto, é aquilo que você citou aí acima: Camaradas que baixam e gravam material que originalmente não deveria ter fins lucrativos, e depois abre suas malditas "lojas especializadas online". Contra esses caras, só tenho revolta e desprezo. Na verdade, estou até me segurando pra não citar nomes aqui...
    Parabéns por vocalizar aquilo que eu sempre tive vontade de dizer.
    Valeu, JG!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que sei exatamente sobre qual "Loja Especializada" vc está falando Eleuzi, mas deixa eu me calar. E esse ponto que vc falou, sobre produto derivados das obras é bem verdade, pena que o preço é salgaaaado pra caralho, mas fazer o que né?
    Que bom que o texto vocalizou a sua opinião cara, essa era a ideia. \o/

    ResponderExcluir
  3. Concordo. Mas temos grandes pontos no mercado americano. Os americanos dão mais valor ao produto original porque além de lá terem muito mais produtos licenciados, lá a diferença entre o valor do salário e do produto em si é muito maior. Ora, aqui um box com uma temporada completa de Arrow por exemplo é quase 200 reais, lá isso não chega nem a 50 dólares. E grande parte da população não tem como pagar por isso, e não quer assistir a apenas uma série, pois o dinheiro não o permite diversificar mais os itens que possui. E nem ao menos temos mais locadoras direito pra alugar essas séries. Não estou justificando, pois também concordo que é uma puta injustiça os detentores dos direitos não receberem dinheiro, mas ao mesmo tempo, em mercados como o nosso, a menos que haja um mudança significativa por parte de quem vende também, a situação não vai mudar.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc Padu, mas se tbm não fizermos uma forcinha para mostrar que somos um publico que gera lucro, eles vão continuar trazendo séries nos termos deles. Esse ponto é complicado pra caralho e espero que essa mudança venha em breve

    ResponderExcluir
  5. Esse negócio de caras lucrarem com esse material é um absurdo mesmo. O fansub legenda de graça para a galera curtir e um xarope grava e vende.
    Infelizmente é a mentalidade do brasileiro.
    Sobre baixar. Material japonês eu baixo, assisto e deleto. Já gravei pra guardar no passado, mas nem compensa porque vou assistir outras e aquelas capaz de nunca mais assistir. Material americano raramente baixo, pois o acesso a original é muito mais fácil.

    ResponderExcluir
  6. Sim, esse seria o mais correto, baixar, assistir e deletar e sempre que possível, é bom sempre comprar o original Adam

    ResponderExcluir