sexta-feira, 20 de junho de 2014

Spectreman, meu primeiro herói!

E ai pessoal!
Para mim é uma honra muito grande poder estar escrevendo aqui. Eu prometo usar o espaço aqui do blog para aqueles que são apaixonados pelos heróis japoneses e também por toda a cultura nerd! E vou começar falando sobre o meu primeiro herói que tive a oportunidade de assistir: Spectreman!
Sou apaixonado por Tokusatsus desde que eu tinha cinco anos de idade, quando ficava ansioso para assistir Spectreman no SBT, lá em 1988, no programa da Mara Maravilha (sim, faz vinte e seis anos! To ficando velho!). As emocionantes aventuras do Gigante contra as ambições do Doutor Gori me emocionavam e eu me tornei fã incondicional, sempre imaginando a próxima aventura e o que iria acontecer. Até lá eu ficava imitando as poses e falas dele, as lutas contra os monstros, como ele ficava quando estava ferido... E principalmente sua pose de vitória!

Spectreman passou no Brasil a primeira vez no fim dos anos 70, na TV Record, mas infelizmente não fez tanto sucesso, justamente pela causa que revisava junto com Ultraman o horário. Depois exibido pelo SBT, obteve melhores índices de audiência. Aqui em Spectreman vemos um herói que foi enviado a Terra pelos Dominantes, habitantes da Nebulosa 71, com a missão de socorrer nosso planeta da dos riscos da poluição crescente e de sua iminente destruição. Para combater os perigos que iria enfrentar, foi pedido a ele que jamais revelasse sua identidade aos humanos e que ele agiria como um humano, vivendo entre eles para que fosse bem sucedido. Em sua forma humana ele ficou conhecido como Kenji, já que sua forma verdadeira era de um andróide gigantesco.

Aqui na Terra, Spectreman passa a viver entre a população e logo de cara um monstro gigantesco ataca a Baía de Tóquio. Kenji, então pede aos Dominantes que ele possa lutar contra esse monstro e com a autorização dada, começam as aventuras de Spectreman. O grande barato da série, que conta com o excelente Tetsuo Narikawa como Kenji, é o fantástico Doutor Gori e seu comparsa Karas, os dois como homens macacos. Gori possui uma inteligência fora do comum e eu pude ver que ele não era propriamente um vilão como de outros tokusatsus. De certa forma, Gori usava a poluição causada pelo homem, para avisá-lo de ele mesmo era o responsável pelo o que viria acontecer ao planeta. Karas é um divertido lacaio, cômico, hilário. Por seu tamanho todo é muito forte, mas mesmo assim é muito burro.

Spectreman tem uma magia incrível. Por exemplo, logo no começo de cada episódio, temos essa chamada: "Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como em todas as metrópoles deste planeta, Tóquio se acha hoje em desvantagem em sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode chegar um dia em que a terra, o ar e as águas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir? Spectremaannn-man-man-man".  Existem episódios com uma carga dramática fora do comum, com roteiros bem escritos e elaborados. Temos os episódios 59-60 com Spectreman sendo torturado e tendo seus olhos perfurados. Tente não chorar com o garoto Joji no final. Agora os episódios mais tensos são os 44-45, onde o Dr Gori não aparece. Temos aqui uma bela direção, uma arte final belíssima, com Spectreman utilizando-se da cruz de uma igreja para assassinar o Vampiro Vordalack, um dos mais aterrorizantes vilões que já apareceram. Outro ponto que merece destaque é a dublagem, que é FENOMENAL! Contêm muitos dubladores que trabalharam no Chaves. Por exemplo, podemos ver a voz de Carlos Seidil, o Senhor Madruga, como Doutor Gori... É só ver qualquer episódio e se divertir com os mais variados diálogos, piadas e frases de efeito como a dita por Gori no episódio final: “ Meu objetivo é a conquista!”

O clima da série é um tanto quanto nostálgico e nos mostra o que realmente estamos fazendo com nosso planeta. Não é necessário vir um invasor de outro planeta para destruí-lo, é o homem, através de suas ações que está fazendo isso. E por isso insisto em dizer que era isso mesmo que Gori estava o tempo todo a dizer e foi isso que o próprio Spectreman acabou por descobrir na série.
A produção era um tanto quanto precária, mas tudo foi feito com muito cuidado, com muito capricho até o ponto que o orçamento permitia e também a tecnologia da época. Mas cada episódio tinha a magia de te prender, criar elos, pois sempre havia um episodio intercalado ao outro. Com Spectreman veio o meu primeiro contato com o Tokusatsu que depois virou uma paixão enorme com a explosão que aconteceu na Manchete e perdura até hoje com todas as séries que já assisti e ainda assisto.

Spectreman pode não ser o melhor tokusatsu que assisti no quesito efeitos. Mas tem uma história cativante, um herói ciente de sua missão, e o que eu mais gosto, um roteiro simples e maduro, com uma lindíssima trilha de abertura, cativante e que ainda me emociona quando eu ouço. E posso dizer que ainda me emociono ao ver esse herói que marcou época para mim e foi o começo dessa imensa paixão. Se você tiver a mente aberta, vai encontrar um verdadeiro herói, e sua disposição para dar tudo de si para cumprir sua missão.Para sempre Spectreman!

Um comentário: