quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Pai da Criança – Eiji Tsuburaya

E ai cambada, dessa vez, o “Pai da Criança” que vou apresentar a vocês é um pouco diferente dos outros(não é sobre um escritor, nem desenhista e nem mangaká), mas, mesmo assim, é um cara foda e icônico, e mesmo você(seu merda) não sabendo quem ele é. Sem mais delongas, aqui vai a biografia de um dos caras que eu mais pago pau, erga sua Capsula Beta.


Eiji Tsuburaya nasceu em 10 de julho de 1901 em Sukagawa, no Japão. Eiji é o filho mais velho, foi criado por seu tio e sua avó materna, tendo descrevido sua infância como “um misto de emoções”, estudou na escola Sukagawa Choritsu Daiichi Jinjo Koutou Shogakko, tendo como hobby, construir miniaturas de aviões(hobby que o acompanhou a vida toda), depois de se formar no ensino médio, frequentou a escola de aviação de Haneda e, depois que essa foi fechada depois que o criador foi pro saco, frequentou também a escola de comércio. Depois de um tempo como desenvolvedor de brinquedos, numa cagada inacreditável, Eiji, durante uma festa de trabalho, conhece o diretor Yoshiro Edamasa, fazendo assim, com que ele entrasse para o mundo do cinema.
Seu primeiro trabalho no cinema foi como diretor de fotografia do filme Nippon Katsudou Shashin-Kabushiki Kaisa, na cidade de Kyoto. Depois serviu como membro da equipe de correspondentes para os militares. Por volta de 1926 a 1927 tornou-se fotógrafo da Shockiku Quioto Studios, onde começou a desenvolver inovadoras técnicas de filmagem. Casou-se em 1930 com Masano Araki com quem teve três filhos. 
 
Em 1938 tornou-se chefe do Departamento de Técnicas Visuais Especiais da Toho Tokyo Studios e um ano depois criou um departamento independente de efeitos especiais chegando a ganhar vários prêmios importantes. Durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa e a Segunda Guerra Mundial dirigiu uma série de filmes de propaganda e produzindo efeitos especiais para Toho Film Research Division. 
Durante a ocupação japonesa após a Segunda Guerra Mundial ficou com problemas para desenvolver seus trabalhos e desta forma começou a trabalhar como freelance com sua própria produtora, a Tsuburaya Visual Effects Research trabalhando em filmes de outros estúdios até retornar para a Toho em 1950. 
Em 1954, Tsuburaya e Ishiro Honda criam um ícone, GODZILLA, causando um sucesso senacional para a Toho, que agora dava liberdade total pras ideias dele. Fazendo filmes  de efeitos especiais(ele é meio que o pai do tokusatsu, por causa de Godzilla), mesmo pra filmes sem Kaijus(Monstros Gigantes, meu caro leitor  sem cultura) como, por exemplo The H-Man e Gorath.
Em 1963, ele funda a Tsuburaya Productions, produzindo 3 anos depois da fundação a série Ultra Q e sua segunda criação icônica, a Familia Ultra, com a estreia do 1º Ultraman.  
Infelizmente, o Pai dos Gigantes faleceu em 25 de Janeiro de 1970, mas eu prefiro acreditar que ele voltou pra M-78.

Uma ultima curiosidade, ele é avô de Hiroshi Tsuburaya, o Shaider.

Bem galera, é isso, espero que tenham gostado do post, comentem, deem ideias, falem o que vocês acham do trabalho do cara, ou, se você não viu nenhum trabalho dele, porra muleque, vai ver pelomenos Godzilla. Inté

6 comentários:

  1. E SEMPRE OTIMO SABER MAIS COISAS SOBRE ESSA FRANQUIA QUE SOU FAN DESDE CRIANÇA,VALEU PELA MATERIA E CONTINUE COM ESSE OTIMO TRABALHO QUE ESTA FAZENDO AQUI NO SITE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa cara, bom saber q tem gnt q le e gosta dos trem q a gnt posta aki pra galera. o/

      Excluir
  2. DESCOBRI SEU SITE HOJE E PODE CONTAR COMIGO NOS COMENTARIOS.

    ResponderExcluir
  3. Pow meu pai e a minha mae curte MUITO ULTRAMAN

    hahaha essas séries sao MUITO FODAs

    PARABENS

    ResponderExcluir