terça-feira, 14 de abril de 2015

O Fim do Mundo de X-1999

Estamos em 1999 e, enquanto crianças agarram seus cobertores e religioso roubam dinheiro de imbecis por causa das profecias do fim do mundo, o destino dessa esfera de lama que chamamos de casa repousa na escolha de um aborrecente revoltado. Parece mais uma história clichê e babaca de um Shonen qualquer, o que seria verdade se não se fosse X, meu mangá/ anime favorito, criado pelas diletas damas do(ou da) CLAMP.

A história gira em torno da luta entre os Dragões da Terra e Os Dragões do Céu(não vou escrever o nome em japonês nem fodendo) que buscam pelo Sr. Fodão que iria desequilibrar a balança em favor de um dos dois grupos, e esse jovem é Kamui, que retorna a Tokyo depois de 6 anos, e que não está muito interessado em se aliar a nenhum dos lados.
A história, se podemos dizer assim, é a versão CLAMP do livro de Apocalipse, com Kamui representando Jesus e Os Dragões do Céu sendo os 7 selos(ou os 7 anjos que abrem esses selos, depende do seu ponto de vista), enquanto os Dragões da Terra representam as 7 taças da ira de Deus;. Além disso, temos também, um tipo de tema "ambiental mistico", aonde o apocalipse começa, em parte, graça as agressões humanas a Gaia, a Consciência do planeta.

As duas facções tentam trazer Kamui para o seu lado, conseguindo assim, basicamente, a vitória para a sua causa, porém, como todo aborrecente revoltado, Kamui está mais preocupado em se livrar da encheção de saco dos dragões do que escolher um lado no conflito, e só se importa em proteger seus amigos Fuuma e Kotori, além de recuperar sua espada, que foi "parida" por sua mãe antes dela morrer.
Quando finalmente o jovem escolhe um lado, temos o surgimento da estrela gêmea. Fuuma, melhor amigo do protagonista, e ai que descobrimos que o Kamui da profecia, não é, literalmente o personagem e sim uma criatura de dualidade, ou seja, o lado que o jovem escolhesse, o outro, estaria do lado oposto, para que o equilíbrio se mantivesse, já que ambos os lados estão certos e errados na mesma proporção.
Apesar de querer spoillar na sua cara como de costume, vou me segurar. Por que? Simples, temos 3 versões diferentes dos acontecimentos, a do filme, do anime e do mangá(que ainda não acabou e sabe-se lá se um dia vai acabar), cada um do seu próprio jeito. Com muitas reviravoltas, mortes, traições, trocas de lado tudo bem construído e do jeito habilidosamente clichê que só as senhoras do CLAMP são capazes de fazer. E Fuuma morre decapitado no filme e Kamui se sacrifica para salvar a alma de Fuuma no anime. Acharam mesmo que eu aguentaria não spoillar em algum momento?
Os personagens são bem apresentados e desenvolvidos, apesar de não terem um tempo lá muito grande de tela(menos os de Tokyo Babilon, eles já tiveram um puta desenvolvimento em sua série de origem), tanto "heróis" quanto os "vilões" tem relações fantásticas, cada um com um tipo de pensamento e ações, as vezes, mais identificado com o lado o posto da ideologia que defende.

De todos os pontos positivos e negativos, um se destaca: SORATA!

Ele é, de longe, o melhor personagem da série e um dos melhores criados pelas garotas. Sorata é aquele personagem carismático, divertido, mas extremamente focado e disposto a tudo, mesmo que esconda seu lado heróico com suas piadinhas e que abraçou seu destino sem medo ou dramas. O Cara é foda.
Bem galera, é isso. Se puderem, corram atrás da obra em qualquer uma das mídias que é muito boa e com bons personagens, mas prefira o anime, pois tem um final melhor e os personagens são melhores apresentados do que no filme. Ah, e antes que eu me esqueça, o computador da série é do capeta e pode muito bem ser uma proto Skynet capirotistica.

Bem, é isso. Concordam, discorda ou muito pelo contrário? Inté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário