segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Kaiji


De acordo com o dicionário, avareza é o excessivo apego ao dinheiro. Na busca por sucesso, esse pecado ganha um referência maior e se refere a qualquer relação doentia com dinheiro, seja por dar a ele muito valor ou mesmo desprezá-lo. Não por isso, sabemos que o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males.
Riqueza e pobreza não são sinônimos, assim como felicidade e infelicidade.  Desejar riquezas ou ser rico não é errado. Mas, pior do que ser pobre é se tornar um rico sem ter a menor capacidade de administrar seus bens. Quantas vezes vemos notícias de pessoas que ganham fortunas e perdem tudo? É necessário saber administrar muito bem o que se ganha e não gastar com excessos. Em resumo, não gaste mais do que ganha!


Alguns falam que dinheiro não traz felicidade... Ah sim, de me o seu e seja feliz! Não vivemos apenas de felicidade. Não se paga conta alguma com felicidade, nem com um sorriso. Porém, existem aqueles que acreditam que a felicidade é o dinheiro e fazem qualquer coisa para obté-lo. Ter dinheiro é bom, impressiona, dá status, pode se comprar o que quiser... E isso é a tônica do mundo. Quem tem dinheiro, tem poder, quem não tem, não é feliz. As dívidas são sinais claros de ter aquilo que no momento não é acessível. Nesse desespero, muitas pessoas se entregam e perdem suas vidas e é justamente esse caso que trata Kaiji.
Itou Kaiji é um cara que vive na vida mansa. Um vagabundo, por assim dizer. Seu dia a dia é roubar símbolos de carros, esvaziar os pneus, tentar ganhar um troco em alguma situação ilícita. Mas a vida é uma caixa de surpresas. Após roubar o emblema de um carro, ele recebe em sua casa a visita de um homem muito misterioso, que aparentemente é um cobrador, reivindicando uma dívida de Furuhata Takeshi, um amigo de Kaiji (na verdade Kaiji era fiador dele. Por isso hoje em dia é tão difícil arrumar um!). A dívida estava na casa de 300.000 mil ienes, mas com os juros calculados dariam quase 4 milhões! Kaiji se vê desesperado, pois como fiador precisa honrar esse compromisso, isso sem contar que ninguém sabe do paradeiro de Furuhata.
 Sem tem a menor condição de pagar esse montante, o cobrador faz um convite um tanto sinistro a ele: informa que mais outras pessoas se encontram nessa situação, de pagar dívidas altas, e que existe um cruzeiro, onde são realizados jogos, apostas de alto valor, onde sua dívida pode desaparecer e ainda ganhar um belo prêmio como recompensa.  Mas se falhar, o seu destino será ser escravo provavelmente para o resto da vida. Tentado com a proposta e sem alternativa, Kaiji embarca nessa aventura que muda completamente sua forma de viver. Dentro do navio, ele encara as mais diversas situações, tendo que jogar um jogo completamente alucinado, onde terá que usar seu raciocínio, estratégias e alianças para poder vencer e sair dali. Kaiji encontra personagens inescrupulosos, que fazem qualquer coisa para ganhar dinheiro, como traição, chantagem e tentativas de homicídios. Kaiji precisa suar para conseguir se safar.
Quebra cabeças, cenas de ação e muita aflição são mostradas na história. O que fica claro é que os mais abastados zombam daqueles sem dinheiro, usando os como apenas brinquedos para seus jogos. Se não contar com a inteligência e sorte, não existe maneira de ganhar. Se você notar, o traço do anime é até um pouco mais grosso, sujo, talvez querendo dar a impressão do que o ser humano é capaz quando o dinheiro está envolvido no meio.
Nobuyuki Fukumoto, o criador de Kaiji, nos passa uma história crua, onde um jovem simples desafia a sorte, enfrenta a máfia e seus chefões, apostando coisas inimagináveis. Muitos dos jogos que vemos são criações do próprio Nobuyuki, como os jogos que acontecem no navio (uma espécie de pedra, papel e tesoura, numa nova versão). Kaiji fez um bom sucesso no Japão, ganhando em 1998 o prêmio Kodansha de Mangá, na categoria geral. Além de termos duas temporadas do anime, com 26 episódios cada, Kaiji também possui dois filmes live action, muito fiéis a história original.
Sugiro que ao ver Kaiji, tanto o anime, mangá ou os filmes, tenha em mente que você não pode deixar que o dinheiro domine suas ações, que queira possuí-lo para se exibir ou humilhar as pessoas. Mas busque estudar, ser honesto e trabalhe duro, pois o sucesso virá. Se em forma de dinheiro, não se sabemos, mas seja uma pessoa honesta e busque as melhores coisas da vida, busque sua felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário