segunda-feira, 2 de junho de 2014

Manual de Sobrevivencia e Convivencia em eventos de Anime/Nerds

Quem já lê essa bagaça a algum tempo sabe que eu, João Gabri-El, tenho um sério problema com os "otacos", ou, como eu gosto de chamar Otacuzinhos(se bem que tem uns que são Otacuzões mesmo), e, novamente explicando, são diferente dos "Otakus" sérios que existem por ai(Lembrando que ser chamado de otaku, originalmente, não é algo legal, então não falem besteira ok?).

Geralmente eu mantenho distancia dessa galera porém, existe um lugar que não se é possível fugir dessa cambada: Eventos de Anime/ Nerds. É galera, quem gosta de ir nesses eventos(se bem que, até em bar de rock você acha essa galera. Sim, to falando de conhecimento de causa), tipo eu, não tem como fugir. Você pode querer ir cedo, comprar o que tiver que comprar e ir embora, mas eles vão estar ali, atrapalhando a sua vida e suas compras, seja com gritaria, suas 4 frases aprendidas em japonês vendo Naruto/ One Piece/ Fairy Tail ou a imbecilidade típica dos adolescentes que escrevem "NAUM" e usam bandanas de Naruto.

Não me entendam mal, não vejo problema de alguém gostar dessa obra ou da outra e querer ter itens que remetam a ela(afinal, eu tenho miniaturas da Interprise, Delorian e Ultra Seven por exemplo), afinal, isso é ser fã, mas, você, dileto leitor, tem que concordar que ameaçar o outro com um caderno de brochura xexelento que custou 30 reais só por que tá escrito Death Note é uma imbecilidade sem tamanho(É sério, já fizeram isso comigo, já até falei dessa merda no podcast de Eventos), só por não gostar do anime de merda favorito do idiota.

Mas não é pra reclamar sobre essa pirralhada que serve o post, e sim, dar dicas a como passar por essa experiência de sentimentos que é ir em um evento.

  • 1º - TOME BANHO, TENHA O MINIMO DE HIGIENE.
Sim, esse é UM GRANDE E FEDORENTO PROBLEMA. Porra gurizada, custa ir pro evento de banho tomado, anti transpirante debaixo desse braço e um desodorante? Nunca se deram conta o quanto é desagradável, principalmente pra um cosplayer ou uma outra atração do evento(seja dublador, cantor ou whatever) ter que tirar foto abraçado com uma pessoa fedendo? Claro que a maioria é educado e não vai comentar, mas pense comigo, você gostaria de ser abraçado por uma pessoa que você não conhece e que, ainda por cima, fede?
  • 1.1º - USE E LEVE DESODORANTE SPRAY
Pode parecer escroto o que vou falar, mas vai facilitar, pelo menos, um pouco, o odor: Jogue desodorante(ou como diz a chefa, Bom Ar) no desgraçadinho ou no grupo que está fedendo. Sim, é um pouco escroto. Mas se o filho da puta não tem o minimo de higiene pra ir em lugares com pessoas, não pode reclamar de escrotidão, principalmente, como forma de preservação do oxigênio respirável.
  • 1.2º - USE ANTI TRANSPIRANTE
Deve ta sendo chato ler isso, mas os "Otacos" precisam entender que ninguém, NINGUÉM, tem obrigação de aguentar a catinga que a maioria espalha pelo evento. Estar excitado(no sentido não sexual da palavra) por estar num lugar repleto "animecoisas" e outros da sua "tribo" não é desculpa. Na duvida, leve um anti transpirante na mochila e, percebendo que esta´ soando demais, corre no banheiro e passe o anti transpirante. Lembrem-se NINGUÉM GOSTA DE PESSOAS QUE FEDEM!!!
  • 2º - NÃO FIQUE NO CAMINHO
Essa deveria ser uma regra da vida; se você não sabe pra que lado vai, não fique parado no meio do caminho atrapalhando quem sabe. Se você faz isso e leva empurrões e esbarrões, a culpa é sua, vai pra um canto e pense.
  • 3º - SE NÃO TEM DINHEIRO, NÃO ATRAPALHE
Ninguém tem obrigação de ir com uma pequena fortuna, mas ficar perguntando o preço de um Yakisoba, bagunçar coisas nos Stands(sejam camisas, bonecos, etc) tendo apenas o dinheiro do ônibus no bolso, é uma filha da putice e falta de respeito gigante. Não passe vontade, não vai ser seu ultimo evento, veja o que quer ver sem bagunçar e junte grana, no próximo evento você compra, mas não avacalhe o trabalho dos stands.
  • 4º - DECIDA O EVENTO QUE VOCÊ VAI
                                      
Isso é, principalmente, pra quem vai a poucos ou nunca foi em um evento, escolha bem. Procure conhecer as edições anteriores, quem vai e o PRINCIPAL, o lugar. Afinal, você precisa saber a localização, se é grande, se é tem área aberta, quantas pessoas cabem, se tem estacionamento, etc. Se Informe! Ou vai na fé, mas se não for como você esperava, lembrem-se que você que decidiu brincar de roleta russa de evento de anime. 
  • 5º - COMPRE INGRESSO ANTECIPADO
Por dois motivos: São mais baratos, e você não vai ter que encarar DUAS FILAS, a do ingresso e a para entrar. Seja inteligente.
  • 6º - PROGRAMAÇÃO
Saiba quais atrações terão e os horários. Por exemplo, se você quer ir pelos dubladores, descubra mais ou menos o horário marcado(geralmente tem no site/fanpage do evento, mas se não tiver, procure um Staff que ele te ajuda).
  • 6.1º - TENHA EM MENTE O QUE QUER
Mesmo que você vá pra ficar de bobeira, é sempre bom se planejar um pouco. Por exemplo, se você quer comprar algo, olhe em todos os stands e PERGUNTE O PREÇO do que você quer, as vezes o preço varia(é raro, eu sei, mas acontece). Se quer ir pelos jogos, descubra o horário grátis pra jogar ou do campeonato.
  • 7º - COMPANHIA
Vá sempre acompanhado, pra você não ficar o "forever alone" do evento. Se você for mulher então, vá com certeza acompanhada. Mesmo que a imagem esteriotipada diga que os "otacos/ Nerds" são respeitadores e tímidos, não leve isso ao pé da letra. A maioria é assim, mas não todos, lembrem-se: existem filhos da putas e sacanas em qualquer meio, ainda mais se você for cosplayer, e sua fantasia for sensual. Tem uma gurizada que acha que está num anime Hentai e pode te arrumar uma dor de cabeça do caramba.
  • 8º - INTERAJA
Você fica o tempo inteiro reclamando que as pessoas não te entendem e que nunca vão aceitar seu gosto dito "estranho"? Bem, esses eventos/ convenções são um ótimo lugar pra conhecer pessoas, fazer amizades, se divertir e, quem sabe, arrumar uma namorada, eu achei a minha em um (falando nisso, se você tiver lendo isso, te amo Branca!). Mas mesmo se não for o seu caso, faça amizade e aumente seu grupo de amigos. Afinal, por mais atrações fodas, lojas e coisas pra fazer, se não estiver com um amigo, não vai ser tão divertido.
  • 9º - PALESTRAS
                                            
Sabe aquele cara que sempre pergunta "Como faço pra ser um dublador?". Então, não seja esse filho da puta. Não seja o carinha a fazer perguntas idiotas pra fazer a galera rir, não seja o cara que grita "TOCA RAUL", não seja o cara que atrapalha a palestra. Em resumo, controle o fogo nos seus nove rabos caralho.
  • 10º - O QUE LEVAR
Cara, acho que posso definir em 5 coisas básicas:
  1. Documentos: Isso é primordial até pra você ir na esquina, ainda mais em um evento. Leve nem que seja seu RG. 
  2. Dinheiro EXTRA: Lembrem-se de sempre guardar uma grana pra volta, lanche ou alguma emergência. 
  3. Mochila: Ficar carregando um monte de sacolas com bonecos ou toucas é um porre, além, de correr o risco de perder. 
  4. Celular: Se você se perder do seu amigo ou precisar falar urgentemente com alguem? Vai depender dos outros ou vai ter o bom senso de tirar o celular do bolso e ligar(se o seu é de cartão, coloque credito antes de ir). 
  5. Garrafa De Agua: Sim, isso pode parecer estranho, mas acontece de não ter bebedouros em muitos eventos. Então, a menos que queira gastar grana com agua ou beber da torneira do banheiro, é sempre bom levar sua agua.
  • 11º - MANTENHA DISTANCIA DE IDIOTAS/ LAZARENTOS
Essa é uma regra pra sua vida. Como disse mais acima, idiotas e filhos da puta tem em tudo que é lugar. Então mantenha distancia, por que senão, você pode acabar sendo expulso do evento por causa de um desgraçadinho. Fora aqueles que usam placas pra pedir dinheiro(se não tem, por que foi no evento seu filho da puta?) e aquelas pseudo lésbicas que se anunciam(sozinha ou com uma amiga) que gostam de beijar garotas pra um bando de adolescente espinhento usar de material masturbatório. Então, viu que é imbecil, mantenha distancia. Mas tem um grupo especial, os que acham que "Otacos" são um tipo de Elite do mundo, mantenha distancia ou você vai acabar sendo preso por espancar um lazarento desse.
  • 12º - SALAS YAOI/ YURI
Você não gosta de salas com essa temática? NÃO ENTRE NA PORRA DA SALA. Você vai ficar, puto, vai te irritar e vai causar uma confusão desnecessária. E isso não é só pra YAOI/ YURI, se não gosta do tema da sala, não entre.
  • 13º - NÃO SEJA BABACA
Você não suporta algo, mas vai na areá destinada a tal coisa só pra azucrinar os fãs? Você é um babaca de merda. Não gosta, mantenha a distancia. Se você faz isso, na boa, desejo que algum dos fãs te BAIXE A PORRADA. Não gosta, OK, mas não vá atrapalhar a diversão do outro SEU MERDA!
  • 14º - NÃO SEJA ESCROTO COM STAFFS/ VENDEDORES
Eu imagino o quão puto um Staff deve ficar quando, em vez de estar ajudando alguem que realmente precisa, tem que ouvir reclamações idiotas(e as vezes, até sem motivo), de pessoas sem educação. Ok, eu sou escroto, mas não trato mal quem está ali pra me ajudar a curtir o evento(a não ser que seja um camarada meu, ai é outra coisa) ou que está ali trabalhando. Mostre que os animes te ensinaram algo de útil, a educação.
  • 15º - COSPLAY
Tirar foto com um cosplayer que está espetacular é bem bacana pra por no facebook, mas conversar com aquele cara que fez um cosplay não tão elaborado e tirar foto com ele é tão divertido quanto. E as vezes é até bem mais interessante, por que você pode ganhar dicas e quem sabe um amigo.
  • 15.1º - COSPOBRE
Nem todo cospobre é zoado assim como nem todo o cosplay zoado é cospobre. Já vi cospobre espetaculares dentro da limitação do cara, assim como já vi cos "normais" que eram uma bosta sem tamanho. Mas na boa, se eles estão se divertindo e felizes homenageando os personagens que gostam, tudo ótimo. O problema é quando o cosplay vira um negocio e dá até briga.
  • 15.2º - COSPLAY SEXY Vs COSPUTAS 
Esse sempre é um ponto polemico. Uma versão feminina do Escorpion ou Luigi é errado ou feio? Não, claro que não, porém, quando a guria faz isso apenas para ganha mais seguidores/ curtidas, se torna algo errado. Vou colocar aqui em baixo a melhor definição de cosputa que eu já vi:

"Na concepção dessa humilde autora de blog, a cosputa é do mesmo grupo daquela garota que vai a eventos de anime com plaquinhas "selinhos grátis" só pra chamar atenção dos otaquinhos. Inclui-se também no grupo de garotas que ficam se esfregando em suas amigas publicamente nos eventos, não por que são um casal, mas só pra fazer graça pros mesmos otaquinhos. Sim, eu já cheguei a ver uma menina correndo e gritando enquanto a amiga dela agarrava os peitos dela. VAI ENTENDER NÉ?
A cosputa é uma espécie de mulherzinha que sente falta de atenção masculina e tem a necessidade de sensualizar mesmo quando não tem condições para tal. Em outras palavras, você vai encontrá-las com orelhas de neko e afins, e roupas curtas, fazendo carinhas pseudo-moe nas fotos ou apenas com uma versão mais curta e mais decotada de um cosplay qualquer. A "cosputa" quer te convencer que uma saia e um neko mimi constituem um cosplay. Exagerei um pouco, mas enfim. É basicamente isso."
Se você quiser ler o texto completo no é só acessar o blog "Otome Tea Time".

E se você é garota e gosta de fazer cosplay de personagens sexy's, bem, enquanto existirem cosputas, eu só tenho a lamentar por vocês.
  • 16º - PLAQUINHAS
Frases engraçadinhas é uma coisa, mas frases imbecis, ofensivas ou patéticas(tipo "troco beijo por muupy"), são extremamente desagradáveis e vão te tornar aquele cara que ninguém quer conversar no evento. Se for guria, vai ser pior, vai ficar com fama de biscate retardada, igual as funkeiras e mulheres do BBB que vocês, na internet, tanto criticam.
  • 17º - RESPEITO
Esse é um grande problema, talvez, o maior dos Eventos. Parece que a galera acha que entrou em um universo paralelo aonde as "regras" deturpadas do universo fictício do anime imperam. Cosplayers são desrespeitadas(já ouvi falar que chegam ao cumulo de passar a mão nas gurias), brigas idiotas entre grupos de fãs, pirralhos falando putaria alto sem pensar que tem CRIANÇAS NO EVENTO, fora os lazarentos que vão atrás das Pirinerds(já ouvi histórias que já pegaram gurias fazendo...ahm...escovando os dentes dentro do evento). Isso pode dar merda pra quem faz, e pra quem organiza, se você quer fazer isso, pague um motel. Então, tenham sempre em mente que RESPEITO e Bom Senso são ótimas características.
  • 18º - PACIÊNCIA
Isso mesmo jovem Padawan, tenha uma paciência de Jó nesses eventos. Por que temos que lembrar que o publico é, majoritariamente, de aborrecentes, e eles já são irritantes por natureza, imagina nesses eventos.

Apesar de criticar muitas coisas nesse guia, acreditem ou não, eventos nerds são muito divertidos de se ir, pelo menos, se você seguir essas dicas. Inté mais Cambada!
                    


2 comentários:

  1. Olá! Eu sou a UsagiQUEEN, a autora do texto que você citou no seu post. Gostaria de destacar que também é importante lembrar que não importa como seja o cosplay da menina ou menino, tem que ter respeito. Nada de chegar com contato físico sem pedir permissão antes. n - n

    ResponderExcluir
  2. Concordo Usagi, mas isso é, como vc bem destacou, algo complicado. Eu queria que tivessem mais Staffs cuidando dessa parte e botando nego lazarento pra fora do evento.

    ResponderExcluir