quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Power Rangers Megaforce + Super Megaforce (Análise Final/Geral das Temporadas)


(Texto utilizado no grupo Rangers Stage Online, só que com mais algumas linhas de duração).

De 2013 pra cá, se criou um marketing imenso, em cima de MF/SMF (20ª e 21ª temporadas) por causa da comemoração dos 20 anos de Power Rangers. 
Muita gente que assistiu Gokaiger, pela ansiedade, mas não assistiu Goseiger (e quando digo assistiu, significa: até o final) ficou na expectativa.

Megaforce não foi tão criticada quanto Super Megaforce. Porquê? Porque simplesmente, quase ninguém assistiu o super sentai, pra depois criticar a versão americana.  Porque afinal, criticar é mais fácil do que elogiar, não?!


Creio que ninguém é novato em Power Rangers, para entender que, em toda adaptação, VÃO SER UTILIZADOS CONTEÚDOS DA SÉRIE JAPONESA, quer aceitem, ou não. É assim o modelo da Saban, desde 1993, pra quem ainda não entendeu.  Não adianta ter virado fã de Super Sentai e agora ficar de 'mimimi' porque 'estão usando demais'. Oras, bolas?!
(Elenco original de Power Rangers Megaforce)

Megaforce foi uma temporada bem adaptada, bem resumida: não teve 'anjos', não teve muito drama entre os personagens (diferente do Goseiger) e, seu 'final', foi bem diferente do original, já que fez uma ponta para a próxima temporada. A 'Invasão da Armada' foi algo bacana que a Saban criou e isso deve ser elogiado. Porque não? Será que todo mundo virou hater de PR?

Deixo minha nota 8/10 para Megaforce, porque achei uma boa temporada , sem grandes firulas, mas que teve uma história bacana, bons personagens, ao contrário do super sentai, que achei bem xarope, na época. Minha opinião!
Ah e o Troy como líder caladão, sem muita expressão, é compreensível na próxima temporada.

(Uma batalha de dublês/cosplays que era pra ter sido 'lendária)

Agora falemos de Super Megaforce! 
A temporada que foi a cereja do bolo da Saban, e mesmo com altos e baixos, conseguiu entregar um produto com certa qualidade, muito melhor que Samurai e Super Samurai, no quesito conteúdo, mas que não agradou a quem assistiu Gokaiger, porque queriam que fosse igual ao sentai. Engraçado é que quando é igual ao sentai, muita gente não gosta, critica mais ainda, igual foi com Força Animal e com Samurai, que seguiram o Super Sentai de cabo a rabo. 
Repetiram os personagens de MF, com a adição de novos vilões.


(Tommy liderando uma equipe de veteranos... tirando Mike e Emily, claro)

Super Megaforce trouxe a Batalha Lendária, que muitos que se dizem fãs, cobraram algo melhor do que a '199 Sentai Battle' , de Gokaiger vs. Goseiger. Se Super Megaforce teve falhas, e falhas horrendas, foi culpa mais dos roteiristas e do produtor, do que da própria Saban. 
A Saban cede os recursos, o dinheiro, locações, e eles, criam algo em cima disso.

Não digo que a liberação dos sentais não adaptados, me agradou , mas depois com o tempo, passei a me acostumar mais. Deram a ideia de 'Power Rangers de outros planetas' e isso até se encaixou com o tempo. Muitos dos fãs puristas de Tokusatsu se sentiram ofendidos, com a utilização dessas cenas, mas, pro fã de Power Ranger, o que faltou mesmo foram homenagens a nossas séries próprias, já que muitas 'transformações completas' como 'No Espaço' e 'Lightspeed Resgate' não viram a luz do dia.  

(Saban e seu cuidado primoroso em cagar as coisas, mas com cuidado)

O que a Saban errou, foi querer converter um excelente sentai em apenas 1 ano e em 20 episódios (nem o especial de Halloween teve, quem dera o de Natal terá). 
Power Rangers merece mais do que 20 episódios por temporada, merecia 45 no mínimo, para homenagear seus 20 anos de história. Mas é o formato que a Nick pede, não é inteiramente culpa da Saban.
ICarly (por exemplo) teve 6 temporadas, as 4 primeiras com 25 episódios apenas, e as 2 últimas foram drasticamente reduzidas em números de episódios.

(A cena que valeu pelo ano todo... Karone e seu antigo alter ego: Astronema)

Uma das cenas mais legais, da Batalha Lendária (episódio final) e que mais me emocionou mesmo, foi ver Karone lembrando do seu passado, com o flashback da Astronema (primeira versão). A Batalha lendária em si, foi fraquíssima, de fato. Eu esperava no mínimo, uma versão igual o 'Batalha dos Rangers Vermelhos' de Samurai, um longa metragem feito com muito cuidado, pela mesma Saban.

Os Rangers enxergam o exército deixado pelo Imperador Mavro, e ficam acuados. Do nada, os Rangers do passado começam a surgir (em equipes, aleatoriamente) e se encontram com os mesmos, na pedreira da Toei/Saban. Tommy assume a liderança do combate, mas ele sequer tem uma cena batendo em um X-borg.  Zuado, não?

(Exemplo de algo lendário, oriundo da versão japonesa da mesma série)

Marketing, criação de expectativas e decepção, marcaram o final de Super Megaforce. Eu como fã de Dino Trovão, fiquei satisfeito, já que teve um episódio dedicado a essa temporada... mas e aos outros? O que fizeram? O que aconteceu??

Uma má direção e um péssimo produtor, realmente avacalham uma boa temporada. Mas não e de todo ruim. Não repete o fracasso que foi TURBO, OPERATION OVERDRIVE, nem a chatice que foi FORÇA MÍSTICA, mas ficou aquém do que seria algo 'Lendário'.

Minha nota 7/10 para SMF se mantém.
É muito boa para os novos fãs de Power Rangers, mas traz poucos momentos memoráveis, para os mais antigos.

Ah e sobre a dublagem? 
Melhor deixar para lá mesmo. Assistam legendado, e exercitem sua capacidade de leitura, mesmo que as legendas da Netflix, sejam zoadas também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário