quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A atual Saban e sua imensa falta de criatividade em Power Rangers!

 
Fala moçada!

Depois de meses, sem escrever em blogs (meu último trabalho foi no Ranger Stage, quando tive meus posts deletados, sem backup algum), venho reiniciar meu trabalho por aqui!

Vamos falar da atual Saban, que retornou em 2010, com a franquia Power Rangers, e prometeu fazer um trabalho melhor, mais completo, do que a Disney fez, nos 8 anos que ficou com a saga, em mãos. 


Na antiga Saban, tínhamos a criatividade falando sempre mais alto, com temporadas em que os enredos (histórias), eram destaque. Tivemos 3 anos de MMPR, em que com uma história, durante esse tempo, novos elementos eram inseridos e o rumo dos nossos amigos, era sempre modificado (aonde alguns se foram, outros chegaram e outros eram modificados com novas personalidades).
Na atual Saban, ousadia e alegria é a coisa que mais faz falta. É fria, dura e sem inovação, simplesmente assim.


O que mais me decepciona, é a falta de criatividade, ou a coragem pra tal, da Saban em fazer uma temporada de Power Rangers, diferente do que é a contra-parte no Super Sentai. Eu não sei se. existem questões contratuais envolvidas (antigamente, não) , mas é um saco ver uma temporada de Power Rangers, sendo igual em termos de historia, personagens, ação, como foi a de um Super Sentai.

Em um post bem resumido, vou citar as qualidades e os defeitos, das 4 últimas temporadas, Saban, de 2011 para cá:

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------




POWER RANGERS SAMURAI:  Uma temporada bem CHATA, com um líder CHATO, mas com um ranger extra, bem bacana, que foi o Antônio, o Dourado. Uma pena que ao longo da temporada, ele tenha perdido o destaque e se tornou 'mais um' da equipe, sem muita personalidade.
Ponto Positivo é que teve um filme, um encontro com RPM, chamado 'A Batalha dos Rangers Vermelhos', com Vermelho de RPM, o Scott, morfado. Outro detalhe, é que teve Derek, o Cole de Força Animal (o mesmo ator, no caso), que virou vilão nessa temporada. Ah e claro, criaram o modo MEGA, para operarem os Megazords. (Isso sim foi uma boa ideia).

Ponto negativo: Personagens sem carisma, os vilões são bobos demais (tirando Derek), e a música de MMPR remixada.




POWER RANGERS SUPER SAMURAI:  Uma temporada com ritmo melhor que a anterior, mais dinâmica e com o desfecho da história.

Ponto Positivo: A novidade de inclusão da Ranger Vermelha, Lauren, sendo irmã do protagonista Jayden. Com a adição de um novo poder, que foi desbloqueado (que é o modo Super Samurai),  e uma nova armadura (Modo Shogun), que servira para utilizar o Zord Buffálo, que no entanto, todos poderiam utilizar ela, e que também foi aproveitada, na luta final contra Mestre Xandrex. 


Ponto Negativo: A
 música de MMPR remixada e a falta de criatividade em fugir da mesmice de Shinkenger. (A mesma coisa que aconteceu com Força Animal, em que copiou integralmente Gaoranger).


(Ambas, seguiram a história de Shinkenger, ou seja tiveram pequenas novidades, mas não saíram da linha do Super Sentai)


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------




POWER RANGERS MEGAFORCE:  Uma adaptação de Goseiger (que foi um SS chato pra caralho) , bem dinâmica, sem enrolações, bem resumida e bem editada.  Utilizaram boas cenas originais, em mistura com as do sentai.

Positivo: Boa adaptação, um tom de nostalgia, pelas referências a MMPR: cenário dos rangers ser em uma escola, um centro de comando com um mentor gigante na parede e um robôzinho que lembra o Alpha, até na voz.  E claro, Jake e Gia, o 'quase' casal perfeito. 

Negativo: A música 'GO GO POWER RANGERS' remixada mais uma vez. Um líder sem sal, sem vida, quieto, sem destaque e que definitivamente, não sabe atuar, um Ranger azul e uma Ranger rosa que não fariam falta se não tivessem ali. (A rosa até faria por ser uma gatinha, mas, participação bem tosca na série).
E o gancho mal feito, para a próxima temporada, no final. 
Não tiveram encontro especial com a temporada anterior, Super Samurai. 




POWER RANGERS SUPER MEGAFORCE: A tal prometida, temporada comemorativa dos 20 anos de Power Rangers, falhou ao criar expectativas, sobre homenagens a séries anteriores, sobre os rangers do passado e também ao repetir pelo quarto ano consecutivo, a música 'GO GO POWER RANGERS'.
É uma temporada MUITO, MAS MAL EDITADA, na qual misturaram cenas de sentais que não foram adaptados fora do Japão, com cenas originais, e até mesmo com NOVOS NOME, dados  para os mesmos (Denjiman virou Esquadrão Super Sônico, Changeman virou Esquadrão do Dragão místico/lendário etc, Maskman virou Blitz e por aí vai).  

Os fãs se perguntam até hoje, a respeito de uma explicação, para misturarem SENTAIS não adaptados, com outros que foram adaptados, mas a Saban cagou e andou pra isso! (E não, não vou engolir a ideia de que são Rangers de outros planetas, isso é preguiça de criação de roteiro).




A história continua, na com a luta contra o mal, novos vilões aparecem, fazem pesquenas adaptações para as crianças (transformam as armas de Gokaiger (que eram armas mesmo, revolveres, pistolas e espadas em : BLASTER. Tudo é BLASTER em SMF) e não dão sequer quaisquer explicações sobre os novos uniformes e poderes, terem características de 'Piratas'.
Muitas equipes do passado, em Power Ranger,s ficaram sem transformações completas, e apenas dois Rangers 'ao vivo', foram homenageados:  Casey e Jayden. 





A Batalha Lendária, que foi a maior promessa da Saban nos últimos 2 anos, foi inteiramente, decepcionante. Como o episódio foi já exibido na França, e o editor que vos fala, assistiu e pode comentar melhor sobre.  Tá mais pra uma 'brochada' lendária, porque mesmo que Carter, Dana, Wes, Damon, Karone, Tommy, TJ, Cassie apareçam como lendários, eles tem um destaque quase NULO nesse episódio. 
(Tirando o Tommy que fala pra caralho e tem uma participação maior, junto com Wes, o resto.. vish..)


Nem vou comentar Emily e Mike, porque a câmera nem filma eles direito.  O que era pra ser algo lendário, foi apenas um show de péssima edição, cortes e roteiro mal feito.


Enfim, esses são os 4 últimos anos da Saban, e dá pra ver que criatividade passou longe por aqui.  

Megaforce e Super Megaforce até tentaram, mudar um pouco do que foi o Super Sentai , mas a ideia de adaptar Gokaiger em 20 episódios, foi PÉSSIMA AO EXTREMO!  

Como eu disse no podcast:  SMF não tenta sequer ser melhor que Gokaiger, ao menos parecido ou tenta ser bom, ele é um produto que serve apenas, de base para o marketing, da venda de produtos da franquia, e ponto final.  É como aquela roupa nova na vitrine no shopping: você sabe que não vai te servir, mas quer comprar, porquê achou bonita e se empolgou com a ideia.

Amigos, aqui termino essa matéria, bem resumida, das últimas 4 temporadas Saban.
Se discordarem de meu post, ou tens uma opinião similar, e desejam acrescentar mais detalhes, utilizem a seção de comentários daqui do blog.


Um abraço, e até a próxima!

20 comentários:

  1. Pior, se bem a música 'GO GO POWER RANGERS' foi legal na do MMPR e do ZEO. Agora tão colocando direto essa música (que ta enjoando e chata pra krl) remixada, acho que eles não tem criatividade de inventar uma música para eles mesmos tem que ser essa dae. Já to imaginando a música do Dino Charge e Super Charge, GOGO Power rangers, óbvio que vai ser essa e ainda remixada.

    ResponderExcluir
  2. Me senti um grande merda vendo a "batalha lendária" em francês! Uma episódio comum com alguns rangers, e eles ainda tiveram a cara de pau de não adaptar a batalhas, tem partes que aparecem os super sentais não adaptados!
    Super mega force pareceu que os produtores de PR tiveram preguiça de adaptar alguma senas, poderia ter a volta do zordon e do alpha, poderia ter usado alguns rangers durante a temporada, podiam ter usados mais os megazord's lendários, poderiam ter usado alguns ranger's que não tinha morfagem para apareces com suas equipes, poderiam ter sei lá chamando o bulk e o skul ( Não sei como escreve) mas enfim power rangers pra mim acabou em spd pq depois disso só veio merda!

    ResponderExcluir
  3. Super Mega Force está bem ruim por sinal. Eu fico feliz quando parece que eles TENTARAM.

    E o Robô Guerreiro, heim? Sumiu e de repente apareceu a chavinha dele...

    ResponderExcluir
  4. A Saban acha que estamos em 1994... esse é o problema!

    ResponderExcluir
  5. Já já tu vai ver a explicação, ou a falta dela, rs.! Obrigado por ouvir!

    ResponderExcluir
  6. Em resumo, poderia ter sido muito MAIS, porém foi muito MENOS. Obrigado por ouvir!

    ResponderExcluir
  7. Acho que a Saban quer é economizar e fingir um sentimento de nostalgia

    ResponderExcluir
  8. Ciro, mas tem motivo para os sentais n adaptados aparecerem, eles se fazem parte da cronologia, eles são rangers de outros planetas pelo o universo. E discordo que só tem merda depois de SPD, JF é bacana e RPM é fantástico.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado a todos que estão lendo e comentando!

    ResponderExcluir
  10. Também assisti ao episódio final de Super Megaforce em francês e até achei o episódio bem interessante pelo menos visualmente, já que não sei nada de francês kkkkk e também, tendo em vista, a mal administração feita pela Saban nesses quatro anos (talvez a responsabilidade seja também da Nick), pareceu-me que a Saban tentou, ao menos, fazer algo nostálgico para os fãs na Batalha Lendária e que obviamente não deu certo.
    Em relação ao 'GO GO POWER RANGERS', a repetição incessante da música em vez de causar nostalgia, acaba por causar muitas vezes repúdio, pois se transforma em algo simplesmente banal, e revela a preguiça de renovarem, pois se não possuem coragem para renovar a música de abertura, então o que iremos dizer da franquia como um todo?

    ResponderExcluir
  11. oi cara onde vc asistio pode me passar o link

    ResponderExcluir
  12. nossa senhora que filna merda do caramba velho,a propaganda da temporada era a tal batalha lendaria que um dura uns 5 minutos é muito,final mais broxante que esse nunca vi na serie em nenhuma temporada,ficou muito ruim essa temporada super mega force.
    estou completamente decepcionado,muito ruim o final

    ResponderExcluir
  13. Concordo com vc cara....broxante é a definição de SMF

    ResponderExcluir
  14. Aqui o link, episódio em francês: http://mais.uol.com.br/view/dfcxd8oyoy6l/15214520?types=A&

    ResponderExcluir
  15. concordo mas depois que a franquia voltou com samurai ela ande muito fraca das pernas samurai e super samurai e uma merda,tecnicamente a mesma coisa de shikenger e o meu sentai preferido e esperava uma coisa melhor sa não a mesma coisa,mega force gostei da primeira temporada mas a super mega force foi uma merda

    ResponderExcluir
  16. na minha opinião o maior erro do final de super mega force pra quem asistio e quando os rangers antigos estão aparecendo o tommy ants de salvar o garoto pega a espada do ranger branco e no final ele aparece sendo o verde como isso e possível,se os poderes do ranger verde foram destruídos pra sempre como o próprio Zordon falou

    ResponderExcluir
  17. Concordo em genero, numero e grau com vc Tiago

    ResponderExcluir
  18. Os poderes do ranger verde não foram destruídos, tanto que Rita faz um clone de Tommy e dá os poderes do ranger verde pra ele lá em MMPR(não lembro se na 2º ou 3º fase).

    ResponderExcluir