segunda-feira, 4 de agosto de 2014

As Grandes Crises da DC Comics

Fala galerinha do mal, tudo beleza? Já se depararam com aquela situação, principalmente na saída de um filme de herói, aonde um amigo ou sua peguete(nerd ter peguete hahaha) que quer conhecer o personagem, mas não quer ler os quadrinhos por que é muito confuso? Acho que a maioria dos nerds já passaram por isso e grande parte desse "probrema" se dá pelo padrão MULTIVERSO que as editoras assumem. Algumas sem muita interligações entre seus próprios multiversos, a Marvel por exemplo, outros com interligações e interações, muitas vezes desnecessárias, que acontece principalmente na DC. E é sobre a casa do Superman e suas principais crises, que falaremos dessa vez. Então chega de papo, vamos lá falar sobre as 3 principais Crises(Crise nas Infinitas Terras, Crise Infinita e Crise Final).


Crise nas Infinitas Terras

Desde a criação da DC, a editora tinha a politica de que, se uma editora concorrente vende bem, ela compra e fica com os personagens pra ela. E o que fazer com tantos personagens diferentes e recém adquiridos? Colocar tudo no mesmo universo dos seus heróis e, tentar colocar uma coesão? Claro que não, afinal, estamos nos anos 40/ 50 e ninguém se importava com um "pequeno detalhe" como cronologia. 

Então, zológicamente, eles fizeram o que seria mais simples, criaram o multiverso. Cada editora comprada, tornou-se uma Terra, um mundo(pra não dizer universo) diferente do outro sem ligação com o outro até que temos o primeiro cruzamento de universos. Ta bom, não foi o encontro de personagens da DC Crássica encontrando com heróis recém comprados pela editora, mas mesmo assim, foi o primeiro encontro entre personagens de outros universos. E se você está achando que é o encontro do Joel Ciclone(Flash Original é meu ovo) com o Flash Barry Allen, saiba que você, pequeno padawan nerd, que você está errado(pra matar sua curiosidade, o primeiro encontro foi entre duas Mulheres Maravilha, pouco tempo antes da icônica Flash 123), mas independente disso, o importante é que surgiu essa zona multiversal.

Mas em 85, os Srs. Marv Wolfman e George Perez foram incumbidos de resolver essa zorra de personagens e tivemos a história mais clássicas, na minha opinião de merda pelo menos, dos quadrinhos, Crise nas Infinitas Terras. Na mega saga, tivemos a guerra contra o Anti Monitor, um ser ultra poderoso que pretende destruir todos os multiversos exceto o seu próprio, o de anti matéria. Mas, seu "irmão" o Monitor não concorda com a ideia, estudando e convocando heróis e vilões de todos os universos da DC.

A série mostra a tentativa de heróis e vilões de salvarem seus próprios universos, inclusive os vilões da Terra 3(Terra composta só por vilões, aonde o único herói é o Lex Luthor), ajudando Monitor na esperança de se salvarem. Mas como todo mundo sabe, não é assim que funciona e temos várias mortes icônicas(Supermoça e Flash Barry Allen) e a destruição do multiverso em favor de um só, com história coesa e onde os heróis viveriam juntos. Ou seja, personagens que antes viviam em outros universos e raramente se encontravam, agora coexistem num mundo só e sem problemas de continuidade. Tá, não rolou o "Sem Problemas de Continuidade" por que pensaram muito bem na crise(quer dizer, muito bem naquelas né) mas não no que fariam DEPOIS. Mas, no geral, o grande problema foi resolvido em Crise Nas Infinitas Terras, que agora era apenas uma.

Crise Infinita

Lembram que Crise Nas infinitas Terras tinha como objetivo acabar os vários universos criados pela DC pra colocar os personagens(e editoras) compradas? Então, aconteceu o seguinte: a DC comprou mais empresas, tipo a Milestone e a Wildstorm, e o Sr. Geoff "Fanboy da Era de Prata" Johns, fanático por cronologia e um lazarento de primeira, decidiu trazer o multiverso de volta e a DC deixou. Ai já viu né, tudo o que tinha sido "consertado" a Crise Infinita trouxe de volta, ou seja, várias Terras, várias versões de heróis e muita confusão na cabeça dos leitores que finalmente tinham entendido o que aconteceu de 86 até ali e agora são jogados no meio da zorra multiversal e cronológica Denovo. Johns trás Alexander Luthor(filho do Lex Luthor da antiga Terra 3), o Superman da Terra 2 e o Superboy Prime(Mais conhecido, Super Emo Prime) que armam um plano para trazer o multiverso e que se lasque todo o resto que se vire. Confusões entre personagens que se lembravam mais ou menos da crise, outros que entendem o que aconteceu e tem lembranças misturadas, outros que estavam com outra origem, mudaram novamente.

Ou seja, Parabens Geoff Johns, recomplicou o que estava quase descomplicado. Parabéns campeão! Eu acho que essa serie acabaria muito bem se o Authority chegasse e baixasse a porrada em todo mundo. As únicas consequências foram a morte do Superboy(Conner Kent) e prisão do Super Emo Prime em OA, além é claro, da volta da confusão.

Crise Final

Ahhh a minha crise favorita, a série que seria o epitáfio do universo DC mas que, infelizmente não foi e é, de longe, a minha Crise favorita, mas se vocês ouviram o podcast que nós falamos sobre a série, já sabem disso, senão, "ouvam", mas por sua própria conta e risco. Crise Final é fantástica e conta a invasão Apocolyptiana a Terra, dominando o planeta através da equação antivida, difundida pela internet. A invasão, o plano da resistência, o contra ataque dos heróis e, é claro, o Batman dando um tirambaço no peito do capiroto espacial(Vulgo Darkseid) é sensacional. Claro que é bem complicada de se entender, pela narrativa do Carecone Grant Morrison, mas é fantástica e merece ser lida. Mas só uma dica, tenham um conhecimento do universo DC pra te dar um apoio e uma compreensão maior.

Crise Final é uma homenagem a toda a obra de Jack Kirby na DC, além de ser um final épico e perfeito pra começar o reboot pra DC, mas fazer o que? Não rolou na época, aconteceu com Flashpoint.

 Bem galera, esse é um pequeno resumo sobre as 3 Grandes Crises do Universo DC, claro que existiram outras séries com importância e relevância(ou não), mas essas 3 são as principais e você DEVE LER, até mesmo Crise Infinita, que eu acho a pior. Mas foloda-se, é isso, espero que tenham gostado e inté mais cambada. \o/

2 comentários:

  1. Nunca li Superman, mas estava lendo a prévia do post lá na minha lista de blogs e me identifiquei com a seguinte frase: 'aonde um amigo ou sua peguete(nerd ter peguete hahaha) que quer conhecer o personagem, mas não quer ler os quadrinhos por que é muito confuso?'


    Peguete não combina com nerd, eu sou nerd, logo não combina cmg (Silogismo Aristotélico) ok, então descartemos essa possibilidade haha' Mas amigos pgtando sobre Harry Potter no meio dos filmes é algo que me veio à mente qnd li esse post rsrs'


    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Cai na mesma categoria dos filmes de super heroi

    ResponderExcluir