quarta-feira, 10 de abril de 2013

Perfil – Vic Sage, O Questão

“Conspirações não, conspiração, no singular. Desde os tempos do antigo Egito, existe um único grupo de indivíduos poderosos guiando o curso da humanidade. Mas o Homem Comum prefere acreditar que eles não existem, o que facilita o sucesso deles”. Acho que nada serve como uma melhor definição e resumo para o Questão do que essa frase do desenho LJ Sem Limites, mas pra você, nerd inculto que não conhece o personagem, o resto do post serve pra você.

Em 1967, um tal de Steve Ditko(não sabe quem é ele? Joga no google ou espera que logo logo eu faço um post sobre ele), criou Vic Sage, o Questão, que fez sua estreia na primeira edição de Besouro Azul, originalmente, pela Charlton Comics, mas que, depois da compra da mesma, passou a integrar o universo DC.
Vic Sage era um tipo de Roberto Cabrini(puta que pariu, agora os fãs dele vão ficar putos), com direito a um programa na TV, que começa a investigar o Dr. Arby Twain. Durante sua investigação, reencontra seu antigo professor, Aristóteles Rodor, que lhe conta sobre uma invenção conjunta dele e de Twain, a pseudoderme, e lhe entrega o experimento para que Sage pudesse investigar sem que sua identidade fosse revelada( já que a pseudoderme pode assumir as feições de outras pessoas). Ao fim disso, Sage consegue acabar e expor os negócios e as outras atividades ilegais em rede Nacional. A principio, Questão era bem “dark”, já que ele deixava vilões pra morrer e que se foda, e seu principal inimigo era Max Bine.
Em 1987, Denis O’Neil  pegou o personagem (semi) recém chegado e o introduziu ao DCU e já chegou botando pra fuder, Vic Sage, reporte investigativo e vigilante de Hub City que, por investigar coisas que ele não deveria, acaba caindo em uma armadilha(ele leva um cacete da Lady Shiva,  depois é espancado por lacaios da galera q ele investigava, leva um tiro na cabeça e ainda é jogado em um rio(super herói é um trem do capiroto mesmo, o lazarento sobreviveu, ou melhor,” renasceu”). Graças a Shiva, sim, a mesma filha da puta que quebrou ele de pau, Vic “renasce” e  começa a ser treinado por Richard Dragon(os cuequinhas verdes sabem que ele é), treinamento que durou um ano.
De volta a cidade, Vic começa seu combate ao criminosos e corruptos(não que sejam coisas diferentes) de Hub City, beirando sempre a linha de matar criminosos, mas sempre se segurando no fim das contas. Sua ex namorada, Myra, se casa com o prefeito corrupto de Hub City, que atira nela, quase a matando, o que deixa  a cidade ainda mais caótica do que o normal, na boa, Hub City consegue ser mais embaçada do que Gotham.
Sage decide, depois de bater um papo com Lady Shiva e Richard Dragon, sair da cidade  e tenta levar Myra junto com ele, mas não da certo(ela vem com o mimimi de que tem que ela tem responsabilidades para com a cidade e talz), mas entrega a sua filha(que tinha problemas mentais) para que Vic cuidasse dela, o que de fato fez, pelo menos, até a garota morrer de causas naturais, o que faz com que ele se aprofunde ainda mais na vida de combatente do crime, mas sem ter uma “cidade sede”.
Na série 52, Questão ajuda Montoya a sair da depressão e ajuda-lo em uma investigação(mesmo sem ser mais da policia), e depois de muita confusão, inclusive no Khandaq  e vão para Nanda Parbat, aonde descobre-se  que Sage está com câncer pulmonar em estagio terminal e que o Dr. Rodor é, na verdade, seu pai.
Finalmente, depois de algumas tentativas de curar o câncer, Vic Sage morre, e Montoya assume o manto do Questão.
Bem galera, é isso. Ta ai um resumo de um puta personagem que não é lá muito famoso, tanto que sua versão alternativa, o Roscharch de Watchman é bem mais conhecido, espero que tenham gostado e comentem ai porra. Inté cambada.

2 comentários:

  1. Cara, pra mim o Questão é um dos personagens mais fodões já criados até hoje. O cara é uma versão do "Batman" em padrão e regras que não ficam a dever quase nada ao homem-morcego! Valeu pelo post maninho, têm informações aí que eu nem sabia!!!


    Muito Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que curtiu cara. E concordo com vc, o Questão é foda e aida espero que ele apareça em carne e osso, nem que seja em Arrow

    ResponderExcluir