sábado, 22 de setembro de 2012

Perfil - Juiz Dredd - Eu Sou A Lei Porra!!!


E ai cambada, ontem, estreiou nos cinemas brasileiros um dos filmes mais esperados por mim, Juiz Dredd, e adivinha? Nada do filme vir pra Uberaba. Que mancada heim seu CINEMAIS. Mas isso não é problema de vocês(a nao ser que também morem aqui) e nem o post serve pra isso, na verdade, o post é mais um Perfil pra vocês, seus malditos, conhecerem esse personagem tão bacana e fodão das HQs inglesas. Curtam ai.

Bom, pra começar acho que o melhor jeito de começar é falar que se você só conhece o Dredd do filme do Sly, você não conhece o Dredd. Então, pequeno gafanhoto, ajeite seu cabelinho e leia o post sobre o policial mais fodão de Mega City One.

Dredd surgiu nas paginas da 2000AD(uma puta revista com várias publicações fodas, como Doctor Who weekly), criado por  John Wagner, Carlos Ezquerra e Pat Mills em 1977.
A história narra a vida de Joseph Dredd, o Juiz mais Modafocká de todos todos todos, sendo responsável(junto com os outros Juizes) por manter a paz e fazer com que a lei seja cumprida em Mega City One. Se você acha que o Capitão Nascimento ou o Jack Bauer são os fodões, cara, ce realmente não conhece o Dredd. Comparado a ele, esses dois são moças. Mega City One é uma das poucas cidades que sobraram nesse futuro(120 anos no futuro) fudido, violento e cyberpunk, repleto de gangues em guerra umas com as outras, caos e toda sorte de atrocidades que vocês possam imaginar. E os Juizes, que vocês podem entender como sendo a versão super bombada do BOPE, receberam, como recurso de emergencia do governo semi-ditatorial, o poder de agir e julgar os crimes como acharem "mais justo", tendo Dredd como o mais temido(pelos bandidos) e respeitado(pelos companheiros) dentre todos os Juizes.
As histórias de Dredd são simples, mas isso nao significa que elas sejam bobas ou que trate o leitor como um idiota. Dredd, mesmo tendo ações (um pouco) questionaveis para manter a lei, ele é um cara que quer manter a cidade em paz e que a lei seja cumprita, e se pra isso ele tiver que invadir um prédio cheio de meliante e largar o dedo em todo mundo que nao se render, ele faz tranquilamente, se isso é certo ou errado, depende da concepção de quem lê.
Uma das grandes sacadas das histórias, e que ligaram o foda-se pra isso no filme do Sly de 95, é que ele raramente aparece sem uniforme e o principal, NUNCA SEM O CAPACETE, mas eles queriam por que queriam mostrar o Stallone de lente azul, mas num vou ficar me lembrando do filme antigo não. As armas, veiculos e uniformes são meio, roubando o adjetivo usado pelo Affonso Solano do MRG, escalafobéticos(não consegui achar uma definição melhor do que essa), o que combina com o jeito de Mega City dos quadrinhos, sem contar que as interações entre os Juizes(entre si) e deles com os "meliantes" são boas, simples, mas boas.
A personalidade de Dredd é outra coisa muito bacana, ele é o policial "to puto", viciado em manter a lei, mal humorado. Mas não um brucutu acerebrado. Ele é um policial que acredita na lei e que ela deve ser mantida e respeitada por todos e que se você discorda dele, bem, cara tu ta fudido. Ele é o arquétipo do policial perfeito, Justo e cumpridor da lei, que proteje o cidadão de bem e pune aqueles que comentem o crime e tocam o terror na cidade. Quer saber, se ele existisse de verdade, talvez o mundo não fosse tão ruim, ou talvez fosse pior, vai se saber(caralho que filosofia de boteco eu lancei agora, mas que se foda, o blog é meu e se quero divagar eu divagarei). Atualmente, Dredd tem 72 aproximadamente e continua protegendo Mega City.
A história que serviu como base para o filme de 95, é muito boa(nas Hqs pelomenos) mostra Dredd e seu "irmão" Rico, ss dois foram criados apartir do material genetico de uma antiga linhagem de Juizes fodões. O crescimento dos dois foi acelerado artificialmente. Eles nasceram com a aparência e desenvolvimento psicológico de uma criança de 5 anos, com todo o conhecimento adquirido na infância implantado eletronicamente no cérebro dos irmãos durante a gestação. Mais tarde, entram para a Academia de Juízes, logo eles se tornaram os melhores cadetes de sua história. Mas logo eles se separariam sendo que Dredd seguiu pelo caminho de ser um Juíz e Rico foi seduzido pelo lado sombrio, fazendo com que assim, o Juiz mais fodão de Mega City One tenha que caçar(e punir) o marginal mais fodão da mesma cidade.
O filme de 95 é bem legal, na minha opinião de merda, e só caga, por que tinham que mostrar o Sly de lente azul, mas porra, se você não conhece o personagem, é uma boa forma de criar enteresse, a origem dele ta lá, simplificada e adaptada, mas ta lá, temos personagens tarimbados das hqs, vilões também, então é uma boa porta de entrada para conhecer o universo do personagem.
Sobre esse novo, eu senti que ele tem um tom mais sério e menos canastra que o anterior. Ao que parece Dredd nao aparece sem a mascara(o que é um alivio) e tem boas atuações, roteiro melhor e uma direção muito mais capaz, nem vou ficar reclamando de efeitos por que isso é o de menos. Espero ver essa nova versão em breve E NO CINEMA, se vier pra cá.
Bem seus malditos, é isso, esse é o perfil do Juiz Dredd, malz ae se não foi muito informativo, mas admito que não tenho tanto conhecimento sobre a históriografia do personagem, mas axo que esse é um bom resumo pra instigar vocês a correrem atras das hqs, ou vocês podem continuar ai, lendo Naruto a achando que aquele muleque com roupa de lixeiro(lixeiros, me perdoem por isso) é a melhor coisa do mundo, sem expandir seus horizontes ou ler algo realmente bom. Inté cambada.

PS: Sim Naruto é uma bosta, achou ruim? Problema teu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário