quinta-feira, 26 de abril de 2012

Godzilla - O dinossauro/dragão que destroi cidades e outros monstros a quase 60 anos.

Godzilla, o lagarto atômico (especificamente, uma mistura de tiranossauro com estegossauro) que é o simbolo dos monstros do cinema japones. Gojira no original, quer dizer meio gorila, meio baleia, aonde o Godzilla parece um gorila fundido com uma baleia? Eita nois, os japoneses e a sua imaginação.
Idealizado por Tomoyuki Tanaka, inspirado pelo filme "O Monstro do mar" de 1953. Ele queria criar um monstro gigante que mostrasse o medo da guerra nuclear, já que o bichão acordou graças à testes nucleares.

O responsável pelos efeitos especiais é Eiji Tsuburaya, que é o pai da franquia Ultraman. O diretor foi Inoshiro Honda. Ou seja, com essa equipe é claro q ia sair um filme f*da.

Sem os recursos os japoneses tiveram que apelar para um traje emborrachado vestido por um dublê. E o que era uma solução econômica, virou cult e se tornou uma das marcas dos filmes de tokusatsu. Uma curiosidade: Godzilla é considerado o pai do Tokusatsu. O uso de maquetes detalhadas, boa direção e uma trilha sonora imponente criaram um enorme sucesso, criando assim o cinema de monstros, ao qual Godzilla era o carro-chefe.

Em 1956, foi lançado nos EUA com o titulo de "Godzilla - King of Monsters". Com o roteiro adptado e com a inclusão do atpr Raymond Burr, tipo oq os Power Rangers viriam a fazer vários anos depois. O Rei do Monstros virou um ícone da cultura pop mundial.


O sucesso rendeu uma revista em quadrinhos e um desenho da Hanna-Barbera em 1978, no desenho o grandão virou o protetor de um navio e sempre salvava um filhote chamado Godzooky, que é o protótipo do Baby da familia dinossauro, só que sem o carismas e sem falar: "Não é a mamãe, não é a mamãe!".

e vc axa q esse protótipo do Baby é o unico bêbe-monstro a aparecer está enganado, pq outros filhotes monstros ja apareceram, mesmo q eles não sejam filhotes do lagartão, são da mesma raça pré-histórica q ele.

Dentro da cronologia japonesa, houve muitos Godzillas, com variações de tamanho e poder. O primeiro morre no filme original, sendo seguido por outros que sucumbem apenas para que se descubra que aquele não era o último.

Aproveitando o caminho aberto por Godzilla, apareceram outros monstros uqe tbm enfrentariam o grande G: Mothra, Rodan, Gamera, e o dragão gigante de três cabeças King Ghidora. Porém nenhum desses monstros, por mais legais que eles fossem, nenhum filme contra eles foi tão clássico como: KING KONG VS GODZILLA, de 1962. PQP que filme f*da, ta vc pode falar q o filme é velho, mal feito entre outras coisas, mas o filme é muuuuito f*da e se vc tiver a chance de assistir, veja que vale a pena.

Com grande sucesso com as crianças, o lagartão acabou virando herói.





Seu inimigo mais recorrente era sua cópia robótica chamada Mecha Godzilla, destruída e recriada várias vezes. No entanto, na segunda metade dos anos 70, o monstro saiu de circulação, num fazia tanto sucesso qnto antigamente. Para recuperar o sucesso, Godzilla teria q voltar a fazer oq foi criado pra fazer: Destruir Tóquio.

Apartir de 1984, voltou o conceito original, com Godzilla capaz de enfrentar ameaças com seu instinto violento. Entre eles, vale destacar Godzilla versus Biollante que deu continuidade à película de 1984 e impulsionou o novo momento da criatura. Sério, dramático, bem dirigido e com bons efeitos, o confronto com o monstro planta Biollante é um dos melhores exemplares do gênero. Vieram então novas batalhas contra King Ghidora e Mothra. Em 1995, a criatura foi pelos ares no filme Godzilla x Destroyer, abrindo caminho para um projeto de repercussão mundial.

Eis, que vem o ano de 1998 e a dupla Dean Devlin e Roland Emmerich, fizeram a versão hollywoodiana do Godzilla, com Matthew Broderick e Jean Reno, mesmo assim, Godzilla não emplacou e o gancho para continuação no final acabou se perdendo.

De volta aos estúdios Toho, a filmografia do Grande G foi retomada. O atual Godzilla apareceu no filme Godzilla 2000. Em 2001, o diretor Shinsuke Keneko dá um gás na franquia com "Godzilla x Mothra x King Ghidra". Mesmo assim, com a baixa bilheteria, a Toho decidiu parar de vez, mas já q iria parar então decidiram parar em grande estilo no filme Godzilla final wars.

Para Godzilla final wars, quase todo o cast de criaturas da Toho foi convocado, incluindo Rodan, Mothra e King Ghidra. E até o Godzilla americano, agora chamado apenas de Zilla, dá as caras, somente para ser triturado pelo Rei dos Monstros original. Mesmo pecando pelos excessos, a despedida de Godzilla atraiu o diretor Ryuhei Kitamura, que adiou sua estréia à frente de uma produção nos Estados Unidos para comandar o mais caro filme da franquia, com orçamento recorde de cerca de 34 milhões de dólares. Caraca, eu tenho que ver esse filme urgentemente.

Godzila teve, até o momento, 29 filmes e mais um foi anunciado pra 2012(será que o mundo vai acabar com o Godzilla destruindo tudo?).

O Grande G é tão f*da, mas tão f*da que ele tem um espaço na calçada da fama em Hollywood, se vc não conhece o grandão, ou só conhece a versão americana, assista os filmes antigos que vale muito a pena.
Bem espero que tenham gostado do posto sobre o Godzilla, e se num viram os filmes procurem e comentem ai!

ah ta ai a imagem de como deve ser o Godzilla no filme de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário