sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Pai da Criança - Shotaro Ishinomori

Continuando com as homenagens na semana do Dia do Tokusatsu, teremos um pai da criança com um grande autor e criador importante tanto no mundo dos animes quanto no mundo do tokusatsu. O Criador de androides, dos guerreiros de colant, dos herois gafanhotos, é com muita alegria(e dificuldade) que lhes trago a biografia de Shotaro Ishinomori.

Em 25 de Janeiro de 1938 em Tome, na provincia de Miyagi nascia Shotaro Onodera, o futuro criador de fantáscos mangás e dos principais generos do tokusatsu atual. Era segundo de 5 filhos e sonhava em ser diretor de cinema ou romancista, mas acabou se voltando para os desenhos e, anos depois, mudou-se para Tóquio e, tempos depois, tornou-se auxiliar de Osamu Tezuka.

Nesse periodo, além de ajudar Tezuka em Astro Boy(vai ser o nome mais conhecido mesmo, se escrevesse Tetsuwan Atom a maioria iria boiar), conheceu vários outros aspirantes do mangá, inclusive morando junto da irmã mais velha em Tokiwa-Sou, uma pousada aonde os aspirantes a mangakás viviam. Sua irmã Yoshie, foi a paixão da galera toda, afinal, eram um bando de nerds desenhistas. Infelizmente, ela acabou morrendo muito jovem, o que influenciou muito a vida e as obras de Ishinomori.
Influenciado por outras de suas grandes paixões, livros de ficção cientifica e cinema, Ishinomori criou uma quantidade absurda de material, mangás autorais com ajuda de amigos(mas ainda sim, com uma produção de paginas impressionante, na casa das 600 paginas mensais), adaptações de obras literarias e contos de ficção e até um mangá ensinando economia. O volume de titulos é tão grande que o cara ta no Guinness, como o cartunista com mais titulos publicados.

Mesmo depois de ser dispensado pela TOEI Animation(que não tinha esse nome na época, mas foloda-se), Ishinomori, consegue adaptar seu Ciborg 009 para animação e, nos mangás, emplaca, além do próprio Ciborg 009, Sabu to Ichi Torimono Hikae, Mutant Sabu, Genma Taisen(junto com o criador de Oitavo Homem).
Nos anos 70, aproveitando do sucesso da adaptação de sua obra Kaiketsu Harimao para TV nos anos 60, acaba entrando no universo do tokusatsu e, junto com a equipe criativa da Toei criou o conceito do Kamen Rider, baseando-se em outra criação sua, o Skull Man(que inscrusive tem um filme bem bacanudo), iniciando a produção do Mangá do motoqueiro grilo, que chegou a ser proibido no Japão na época de lançamento, mas que, graças amenização da série de TV, se transformou em um dos icones do universo toku. Além da franquia dos grilos motoqueiros, ainda criou vários heróis que logo foram adaptados para as telinhas, entre eles, Kikaider, baseado no mangá-homenagem a Astro Boy, de Tezuka. 

Os mangás homonios aos herois da TV contavam, em paralelo, histórias de seus personagens em mangá, numa pegada bem mais série e psicológica do que suas contra partes televisivas. Em 75, criou outro genero de tokusatsu, os Super Sentais, com a estreia de "Esquadrão do Segredo Goranger'. Ah, e não, nem todos os riders tiveram mangás pelas mãos de Ishinomori, só o "ogirinal", Amazon e Black(aquele da série meia boca sabem?).
Durante os anos seguintes, continuou criando personagens estranhamente interessantes, tanto para mangás, quanto para tokusatsu, como é o caso de Machineman, uma série que eu amo de paixão. Em contra partida, ele criou Kabutack...

Uma curiosidade, vocês sabem como era o processo de criação da maioria das séries riders? Ishinomori criava o design do heroi, vilões principais e jogava o plot e a galera da TV que se virasse. O cara era tão ocupado que só conseguiu voltar a se envolver mais a partir de Kamen Rider Stronger.

Infelizmente, em 98, Ishinomori acabou morrendo de ataque cardiaco deixando obras incompletas e fãs orfãos de sua genialidade, mas graças a Deus, suas obras existem para serem lidas e relidas por qualquer um que seja fã de anime, mangá ou de uma boa ficção cientifica. Aqui no Brasil, conhecemos principalmente os tokusatsus que ele criou, mas também tivemos alguns animes baseados em suas obras, como Ciborg 009 e Esquadrão Arco Iris.
Bem cambada, esse é meu ultimo texto relacionado ao dia do Tokusatsu desse ano, e espero que tenham gostado dessa homenagem a um dos mestres do tokusatsu junto com Tsuburaiya. Se falei merda, me corrijam e, principalmente, deem mais informações nos comentários para melhor o post.

É isso e Inté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário