terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Você é um fã de Power Rangers?? Tem vergonha de assumir ou deixou de gostar do seriado?

Um assunto, bastante peculiar, me incomoda atualmente...

Você, criança, pré-adolescente, adolescente ou adulto.. Você é fã de Power Rangers??  
Se você é jovem e começou a assistir Power Rangers AGORA, me diga.. Você gosta REALMENTE do que está assistindo?? Não apenas considerando os últimos 4 anos, mas toda a franquia do seriado, que foram 21 temporadas praticamente, sem citar a nova, que começou bem pra caramba.

Você realmente assiste POR COMPLETO, todos os episódios das temporadas pelo NETFLIX? Porque lá tem todo o acervo da saga, inclusive os filmes, dublados ou legendados, em inglês ou português brasileiro.

Faço essa pergunta e gostaria que respondesse com sinceridade.
Sabe porquê?
O que mais vejo nas páginas do Facebook, e em diversos blogs da internet, são os choros. 

Algo do tipo:

'Assisti até Força Animal, depois virou lixo o resto';
'Época Saban foi a melhor, depois ficou tudo ruim, só RPM salva';
'Não gosto de Power Rangers, embora eu ame a temporada X e as outras não';
'Odeio Power Rangers, vi 2 episódios e já achei lixo'.

Digo isso, porque, a maioria dos fãs, DESCONHECE muitos fatos de PR, que pra mim, que acompanho até hoje, de perto, como qualquer fã de seriado, são comuns! Inúmeras e inúmeras perguntas de 'que episódio é esse???' 'que temporada é essa?'  ecoam em todo canto.

Claro que, ser fã de algo, não quer dizer que você seja uma enciclopédia viva sobre isso (e nem deve ser), mas, um fã realmente, conhece o que gosta ou o que venera (em último caso). 

Um fã de verdade, sabe criticar, mas com base em alguma coisa, com argumentos que podem ajudar a entender melhor, suas criticas e reclamações, por causa de tal seriado. Não é simplesmente falando 'Eu odeio PR, ficou infantil demais' que você deixou de ser fã...  Você até gosta de Power Rangers, mas hoje, já crescido, e em um círculo renovado de amizades, você tem VERGONHA de admitir!

A primeira coisa que uma pessoa, fala para a outra, que curte o seriado é: 'Nossa, pr?? que coisa de criança, vê se cresce'... ou o tradicional 'essa época ficou pra trás, hoje já 'brinco' de outras coisas' sempre é desferido contra o fã.
(Segunda formação da equipe MMPR)
Power Rangers infantiliza um adulto?? Responda pra mim, por favor!
Se declarar fã de um seriado que fez parte de sua infância e adolescência, faz de você, menor do que o outro que não viveu essa época bacana??? 
Agora a famosa frase, se aplica aqui: Alguém que odeia o seriado, paga as suas contas, pra mandar nos seus gostos, sejam eles antigos ou atuais??  Acho que não. Alguém manda nos seus gostos, além de você???   Ter opinião própria, é uma dádiva hoje em dia.

O fã que é fã, não deixa de gostar de algo, por razões tão pífias.
Amadurecemos, isso é fato. Quando você chega aos 18 tem uma cabeça, quando passa dos 30, já tem outra totalmente diferente.  E quando a nostalgia bate, você renega as suas raízes??? 
(A tentativa da Saban em aproximar PR das crianças, na época)

Será mesmo que a Saban ou a Disney infantilizaram demais suas séries, ao ponto de você ter abandonado assisti-las, e ter se revoltado contra as mesmas??? Será que se você procurar um episódio no Youtube, ou na Netflix, essa sensação não voltará?? Faça o teste!


Somos fãs do que nos causa uma sensação boa, de alegria, de nostalgia, de bons momentos!  Todos nós, somos fãs dos Super heróis, dos mocinhos, dos que defendem o bem, contra o mal. Porque afinal, fazer o que é certo, é sempre bom, não é mesmo??

Power Rangers ainda tem esse efeito em muitas pessoas. 
Os filmes do Universo Marvel causam a mesma sensação.
Animes tem o mesmo impacto, também!
O seriado tem muito mais fãs adultos, do que criança.. acredita nisso? pois é...
(Quando você nega ser fã de Power Rangers, nega também ser fã do Tommy..)

Lembro-me bem, que muitos que negam Power Rangers hoje, quando o Tommy (JDF) veio ao Brasil, foram os primeiros a correrem no evento, para tirar foto com ele.   Mas ué, não é infantil???  Não ficou ruim hoje em dia??? Que surto foi esse??

Power Rangers, sempre será Power Rangers, isso é FATO!
Passamos por mudanças, e é normal isso, em um seriado que dura 22 anos, firme e forte, e que mantém sua faixa etária 'recomendada' para as crianças.
Inovações são naturais e amadurecimento, também.
(Toqger, um dos SS com história de tema infantil: Usar sua imaginação)

Super Sentais também são feitos para crianças!  'Ah mas tem sangue, e a história de alguns são bem cabreiras'.  Realmente, cada público tem sua cultura, e não é culpa dos produtores, censurarem certas coisas, é culpa dos órgãos regulamentadores de certos países. Censura!? sempre existiu.

Posso gostar de ambas as séries, americana e japonesa? Pode, claro! E deve!
Super sentais encantam em muitos casos, pelo seu toque de humor, suas histórias bem contadas, e por seus protagonistas.  Power Rangers encanta pela sua dinâmica, por suas inovações (quando ocorrem, de forma certa) e suas escolhas de elenco, que muito dos casos, os personagens atraem mais do que a historia da temporada.


Se seu haterismo, vem do receio em admitir que é fã de Power Rangers, isso tem que acabar. Todos nós somos fãs, seja de uma temporada do passado, ou de alguma atual. Não existe o 'meio-fã', assim como não existe o 'meio-doente' também.  
(A prova maior entre PR X SS é quando Jason divide a mesa com Geki, sua contra parte em Zyuranger, um momento único!)

Sou fã de Power Rangers e Super Sentais, como também de outros Tokusatsus que assisti antigamente.  Assim como Chaves e Chapolin, são seriados feitos para crianças, que muitos de nós, adultos, amamos, PR e SS tem o mesmo público alvo, e o mesmo objetivo: Ensinar lições de vida. A principal: O bem, sempre vence, o mal.
(Não estou comparando Chaves com PR, mas sim, usando de exemplo)
(Chaves/Chapolin, seriados criados para entreter todo tipo de público e passar lições de vida, em cada episódio... grande Bolãnos!)

Não só dentro dos seriados, mas fora também!
Gostamos de Super Heróis, porque procuramos nos espelhar neles. Sejam nossos pais, nossos irmãos mais velhos, ou até mesmo nossos chefes, quando estão do nosso lado.  O exemplo de 'fazer o bem' pode surgir de qualquer coisa, em qualquer momento.

Finalizando:
Não tenha receio de admitir o que gosta, em termos de seriados, filmes, super heróis e similares. Idade não tem relação com sua mente. Conheço jovens de 18 anos, que agem como se fossem pessoas com mais de 40 anos, e pessoas com mais de 30, que tem tanta alegria, quanto uma criança em seus primeiros anos de vida.

Seja até a época Saban, ou até a época Disney, nós ainda gostamos de Power Rangers!  Nós só temos que parar de ser hipócritas com nos mesmos, e começar a admitir!  Tudo tem seus pontos fortes e ruins, assim como a nossa vida.

Um abraço!
Eddiee.

Nenhum comentário:

Postar um comentário