terça-feira, 30 de outubro de 2012

EC Comics - A Precursora do Terror dos Quadrinhos

Yoo povo, mais um post halloweenzistico para vocês, seus nerds malditos, dessa vz falando sobre a EC Comics, uma das editoras mais famosas, principalmente pela série Contos Da Cripta(que alguns devem conhecer, principalmente pelo seriado), The Haunt of Fear, The Vault of Horror e a mais famosa de todas, a MAD. E só pra avisar, pra vocês que tem preguiça, o post ta meio grande, mas se quiser conhecer um pouquinho sobre a editora, vale a pena, ou não, sei lá. 

Bom, pra começar, vocês devem saber que a EC comics, basicamente criou o genero de terror nos quadrinhos americanos, e foi tão importante e cultuada, que influenciou vários filmes, séries e até musicas, sendo, muito provavelmente, a editora que mais inspirou artistas desse genero.

Em 1944,  Max Gaines, ex-editor da All American(que, junto com mais duas empresas, viraram a DC), dono dos direitos da hq Picture Stories from the Bible, cria sua propria editora, a EC Comics(Educational Comics), mas 3 anos depois, Max, morre em um acidente de barco e, em 49/50, seu filho Willian, assume a editora e muda completamente a ideia,  tendo foco no suspense, sátira, ficção científica, militar, criminal, e, principalmente, no Terror. Tendo inclusive, artistas do naipe de Frank Frazetta(os fãs do Conan sabem bem quem ele é) e Otto Binder(ele foi roterista do Capitão Marvel, Namor, Capitão América na decada de 40/50). Além de ter sido a primeira a ter um contato direto com os leitores e a dar creditos aos artistas.
Além das ja citadas Contos da Cripta, The Haunt of Fear e The Vault of Horror, outras publicações dignas de nota foram: Frontline Combat, Two-Fisted Tales(histórias de guerra, sem o heroismo classico dos americanos) e Shock SuspenStories( Uma HQ na pegada noir, que lidava com racismo, uso de drogas, etc). Sem contar as  Sci-Fi Weird Science e Weird Fantasy, que a impresa se orgulhava em publicar.

Sempre a frente do seu tempo, mostrava situações bem normais, mas com tons bizarros(no começo, sempre tinha gemeos siameses nas histórias porraloucas da EC), sem contar as histórias com criticas e satiras politicas envoltas(essa é a palavra do dia leitores, usem-na pelomenos uma vez hoje) em mistérios sobrenaturais ou planos mirabolantes de cientistas. E nesse clima, surge a revista mais famosa da editora, a MAD, que apesar do tremendo sucesso, graças ao seu humor acido e por vezes, escrotizador, deram a EC Comics vários processos, mas a MAD é tão foda, que é publicada até hoje, mesmo muito tempo depois da EC ter ido pro saco.

Mas nem tudo são flores, monstros, trolagem aos politicos e sanguenolencia, mais uma vez o governo americano, influenciado por mais um dos livros de Fredric Wertham(Um Grande Filho da Puta), que teimava em afirmar que os criminosos e psicopatas eram criados por histórias em quadrinhos, exatamente falam hoje sobre os filmes, desenhos, RPGs e video games, essa merda tem desde sempre e nao vai deixar de existir por que as pessoas são imbecis, o que deu origem ao Comics Code Authority. Olha, nem tiro tanto a razão de reclamarem das capas, mas porra, é uma história de terror cacete, quem que impactar com a capa pra gerar interesse. E as capas nem são tão agressivas assim(afinal, são quadrinhos de terror), é só pra escrotar os quadrinhos mesmo, essa cambada de filhos da puta.
O selo servia como arma de censura contra os quadrinhos, ferrando decadas de histórias, e, infelizmente, se a EC quisesse sobreviver, teria que entrar na brincadeira, o que realmente aconteceu. Gaines teve que, várias vezes responder perguntas sobre suas publicações, feitas pelo governo, ou seja, eles estavam mais preocupados em encher o saco de uma editora de quadrinhos do que cuidar do povo e do seu bem estar. É, o governo faz coisas importantes pra vida do povo não? O negocio era tão retardado, que o responsavel pelo selo na época, Charles Murphy, tentou barrar a história Judgment Day, por que o personagem era negro, tipo, que se foda a história e o que ela quer passar, eles não aceitariam que o protagonista fosse negro, nada mais na história era contrário ao codigo, mas depois de muita briga juridica, a história saiu do jeito que tinha que ser.

Mas essa não foi a unica briga da de Gaines/ EC contra o Codigo, e sendo o unico a lutar contra esse vilão, infelizmente a EC comics, que até tentou continuar mudando novamente de foco, nao resistiu e abriu falência, restando apenas a MAD, que já seguia mais o estilo de revista "pra gente grande", mas sem perder suas caracteristicas.
Pra finalizar, um trecho do discurso de Willian Gaines diante do Subcomitê de Investigação da Delinquência Juvenil do Senado:
"...Uma revista em quadrinhos é um dos poucos prazeres que uma pessoa ainda pode comprar com uma moeda de dez centavos.
Nós vendemos prazer. Diversão. Recreação escrita.
As crianças americanas são, em sua maioria, normais. São crianças inteligentes. Mas aqueles que querem proibir as histórias em quadrinhos parecem ver nossas crianças como sujas, pervertidas e depravadas, pequenos monstros que usam os quadrinhos como modelo de suas ações.
O que tememos? Temos medo de nossas próprias crianças? Será que estamos nos esquecendo que elas também são cidadãos e, por isso, são livres para ler e julgar o que quiserem?
Ou achamos nossas crianças tão distorcidas e com a mente tão pequena a ponto de uma história sobre assassinato as levar a cometer assassinato... ou uma sobre roubo as levar a cometer roubo?
Jimmy Walker (ex-prefeito de Nova York) disse uma vez que nunca viu uma garota estragar sua vida por causa de um livro.
Assim, também ninguém vai destruir sua vida por causa de uma revista em quadrinhos. Já foi visto em testemunhos anteriores que nenhuma criança saudável e normal se tornou uma pessoa pior só por ter lido uma revista em quadrinhos...
Acredito que nada que já foi escrito até hoje pode fazer uma criança se tornar agressiva, hostil ou delinquente. As raízes dessas características são muito mais profundas.
A grande verdade é que a delinquência é produto do ambiente em que a criança vive; e não da ficção que ela lê."
Bem galera, é isso espero que tenham gostado do post sobre a editora do terror.
Fonte de Pesquisa Principal: Madrugada Macabra(lá no Uarévaa)

3 comentários:

  1. Putz eu já li sobre essa Época , TODAS as editoras de HQs tiveram que colocar semsura Por causa do Fredric (FDP) ...

    Agora a Moda Hj em dia é falar sobre "Os Games Violentos" ( Toda Vez que ligo a Tv , Vem esses Gravatinhas Falando Merda) .
    Eu quero que esses Doutores , Médicos , Mestres , Pesquisadores Vão tudo PQP

    Sempre tem um FDP pra estragar tudo INCRÍVEL

    ResponderExcluir
  2. A grande parada é que os pais bunda moles kerem tirar a responsabilidade de educar os filhos de seus ombros e se acontecer algo de ruim, culparem alguem para nao serem considerados maus pais. É uma grande filha da putice que sempre vai ter no mundo

    ResponderExcluir