segunda-feira, 13 de agosto de 2012

R.I.P - Joe Kubert

Olá cambada, bem, todo mundo sabe que ontem foi dia dos pais, um dia pra você curtir com o seu velho e talz, mas infelizmente, nesse dia que deveria ser alegre, os quadrinhos perderam mais uma de suas lendas vivas, Joe Kubert, infelizmente faleceu.

Se vocês que estão lendo isso curtem HQs e não fazem ideia de quem é Joe Kubert, tudo o que eu posso dizer é: Eu tenho pena de você.


Kubert, nascido em 18 de setembro de 1926,  começou a trabalhar aos 12 anos na MLJ Publications, ganhando cerca de 5 dolares por pagina. Foi aluno da Highschool of Music And Art, em NY, em meados de 39 já trabalhava na editora Quality Comics, nas revistas Smash Comics, Police Comics e Speed comics, tendo arte-finalizado desenhos de Jack "O REI" Kirby e Mort Meskin.

Começou a trabalhar na DC na decada de 40, desenhando Os Sete Soldados da Vitória, na revista Leading Comics numero 08, e é claro, um dos trabalhos que lhe deu grande fama, o Gavião Negro.
Nos anos 50, criou o Sgt, Rock, na revista Our Army At War 32 e o Principe Viking em The Brave and the Bold 01. Isso além de ter se tornado um especialista em histórias de guerra(já que passou um tempo como soldado na Alemanha), no fim da decada voltou ao Gavião Negro, fazendo dele um dos seus trabalhos mais reconhecidos.

Durante os anos 60 produziu tiras para o jornal Chicago Tribune, intitulada Tales Of Green Beret. Entre 67 e 76, foi diretor de publicações da DC, trazendo pra editora o personagem clássico Tarzan. Em 76, saiu da DC para fundar sua própria escola de desenho, a Joe Kubert School of Cartoon And Graphic Art.

Em 91, voltou aos quadrinhos, dessa vez na Marvel, arte-finalizando os desenhos de seu filho Andy, em Justiceiro. Em 93, publicou a Graphic Novel Fax from Sarajevo.

Nos anos 2000, ilustrou para a DC Imagine Batman de Stan Lee(que é muito ruim, nao o desenho, mas o roteiro),  Sgt. Rock: Between Hell and a Hard Place, para a Vertigo e a edição TEX GIGANTE, que, se você não sabe, é unico autor-não europeu a desenhar o personagem, quer dizer, mais ou menos, já que ele nasceu em Yzeran, no sudeste da Polônia(se bem que agora Yzeran faz parte da Ucrânia).

Entre 2003 e 2005 fez as Graphics Youssel, 19 de abril de 1943 e Jew Gangster, além de colaborar com a revista militar PS Magazine.

Seu ultimo trabalho foi, junto com seu filho, Andy, Before Watchman Nite Owl.

Bem, pra terminar vai ai algumas ilustrações de um dos poucos remanecentes da Era de Ouro e um desenhista foda. Vejam ai como era a arte do cara, que influenciou muitos desenhistas clássicos e atuais. Adeus, mestre Kubert.






Nenhum comentário:

Postar um comentário