quinta-feira, 17 de maio de 2012

Tokusatsus na Tv Brasileira

Eae povo, tudo beleza com vocês? hoje vou fazer mais um post que ninguém nunca vai ler(então por que diabos eu faço? Simples, por que eu quero) contando a trajetória dos Tokusatsus aqui no nosso querido Brasil. Aproveitem (ou não) essa bagaça.


  • National Kid
Tokusatsu de 1960/1961. Foi o responsável pelo primeiro Boom do Tokusatsu no Brasil, você pode não conhecer essa série, mas se perguntar ao pai de vocês ele, muito provavelmente, se lembra dele.
Estreou no Brasil em 1964 na extinta TV RIO e foi reprisada em diferentes emissoras até 1996, quando foi exibida pela ultima vez na saudosa Manchete(como eu sinto falta) que foi onde eu assisti.
Nacional Kid teve 39 episódios divididos em 5 arcos:
*Os Incas Venusianos
*Os seres abissais
*O Império subterrâneo
*Os Zarrocos do espaço
*O Mistério do Garoto Espacial
A série foi criada pra ser uma propaganda dos produtos da marca National, que é atualmente a Panasonic. Mesmo tendo um sucesso assustador aqui, lá na terra do sol nascente a série teve um sucesso mediano, mesmo assim, deve ter dado um lucro pra National...ou não, afinal a série teve 39 episódios.
 

  • Vingadores do Espaço
Tokusatsu de 1966/1967. Passou no brasil entre 1973 e 1974, e depois foi re-exibido em 1980. Foi baseado no mangá de Osamu Tezuka, Magma Taishi, nome original da série. É o primeiro tokusatsu colorido e estreou 13 dias antes Ultraman
A história mostrava a família de robôs que viravam foguetes formada por Goldar, Silvar e o filho deles, o pequeno Gan. Orientados pelo sábio Matuzen eles lutavam para salvar a Terra do terrível Rodak e seus monstros.


  • Ultraman
O Primeiro Ultraman foi ao ar de 1966/1967. No Brasil, estreou na Band em 1969, continuou sendo reprisada em outros canais na década de 70 e 80 e 90, mais precisamente em 1996 pela Manchete(conheci ele lá) e em 2002 na CNT.
Nossa... o que falar de Ultraman, todo mundo conhece, é um clássico e uma das franquias que eu mais gosto e eu sempre quis ter uma capsula beta.

  • VÉSPER
Tokusatsu de 1967/1968. Passou no Brasil em 1978 na rede TUPI e depois for reprisado no começo dos anos 80.
O personagem ÉSPER foi usado como “garoto propaganda” da TOSHIBA por algum tempo.Assim como NATIONAL KID,ÉSPER fez mais sucesso fora do Japão.
não tenho muito o que falar dessa série, nem sabia que existia e nem que tinha vindo pra cá, mas ela tem uma coisa legal: A produtora da série foi a empresa que criou(GEKKOU KAMEN),o primeiro super herói da televisão Japonesa.

  • Ultra Seven
Tokusatsu de 1967/1968. No Brasil estreou na década de 70 na rede TUPI, foi re-exibido até 1986.
É um dos ultras aque eu mais gosto, o episódio da crucificação dele é foda. Teve um semi-Remake, chamado Ultraseven X que é bem legal.

  •  Robo Gigante
Tokusatsus de 1967/1968. Exibido no Brasil na década de 70 pela rede TUPI e re-exibido até os anos 80.
Então... falar desse tokusatsu pra mim já é complicado, eu só conheço a versão anime dele e curti muito, mas ainda vou procurar pra assistir, ou não, depende da minha paciência.

  • Spectreman
Tokusatsu de 1971/1972. Estreou no Brasil na década de 70 na TUPI e depois reprisada durante a década de 80.
O que falar dessa série a não ser: "MEU OBJETIVO É A CONQUISTAÁ!"
Se não viu, assista que vale a pena, mesmo com efeitos ruins.

  • O Regresso de Ultraman
Tokusatsu de 1971/972. Estreou no Brasil em 1974 na Tupi, foi reprisado por outros canais em 79 e nos anos 80. Foi exibido até 1987.
É um ultra muito foda, eu assisti só alguns episódios e gostei do que eu vi.




  • Lion Man Branco
Tokusatsu de 1972/1973. Passou no Brasil em 1990 na Manchete, mas era um troço tão ruim, mas tão ruim que só passaram 15 episódios. Eu tentei assistir alguns, e na metade do segundo já tava puto da cara e deletei do meu PC, não sei como isso fez sucesso no Japão(teve 54 episódios).

  • Lion Man Laranja
Tokusatsu de 1973. Estreou no Brasil em 1989 na Manchete.
Lion Man Laranja é foda e um dos que passaram por aqui que eu e o Zeh(que é putinha do Lion Man) mais gostamos, é muito massa e mesmo tendo efeitos horríveis tem um roteiro legal pra caramba.

  • Goggle V
Tokusatsu de 1982/1983. Estreou no Brasil na Band em 1990 e reprisada em 1993 na Record.
Goggle Five, digam o que quiser, mas é muito legal, bem melhor do que Flashman (RÁTINHOOO!). E a abertura é uma das melhores, na minha opinião de merda.



  • Gaban(ou Gavan ou Gyaban)
Tokusastu de 1982/1983. Estreou no Brasil em 1991 na Globo e depois reprisado pela Gazeta.
Bem, o que falar, ele é o primeiro Metal Hero e teve a voz do Yusuke do Yu Yu Hakusho, é uma série foda, série e divertida, se você abstrair os efeitos toscos, vai ver um dos tokusatus mais legais da historia. Ele vai estar junto com os Gokaigers no filme que estreia dia 20 de janeiro.


  • Sharivan
Tokusatsu de 1983/1984. Estreou no Brasil em 1990 na Band, sendo reprisado entre 1993 e 1994 pela Record.
Sharivan é o Segundo Uchuu Keiji, e só não é o meu favorito (dos que passaram aqui) por que Jiraiya é o meu Tokusatsu favorito de todos.
Sharivan foi a serie da trilogia que fez mais sucesso no Brasil,devido ao fato de ser a primeira a ser exibida (posteriormente Shaider e Gaban respectivamente chegariam ao país),e pelo enredo sombrio e misterioso.
SHARIVAN,além de GABAN,também se encontra com SHAIDER no especial “Uchuu Keiji Crossover” (O encontro dos Policiais do espaço).
Bem pessoas, por enquanto é isso, assim que der eu faço a segunda parte(e nem vai demorar, lá pra segunda feira, já tá por aqui).
Comentem nessa bagaça, OK? Até logo

Nenhum comentário:

Postar um comentário