Pra começar, sabe o rolê de "chineses nao devem ensinar Kung Fu pra ocidentais"? Entao, tem isso mas nao ao ponto de a comunidade te enfiar a porrada por dar aulas pra não-chineses. Era mais um costume. Afinal, ja existiam academias de Kung fu nos EUA desde antes de Bruce nascer e com alunos "brancos" lá pela metade dos anos 60(se bobear ate antes), epoca que o astro ja residia e lecionava a arte de baixar o cacete na terra do Tio Sam.
Então, o que pegou pra porradaria estancar entre os dois jovens lutadores? Bem, pau no cuzice.
Todo mundo sabe que Bruce quando mais jovem, era um babaca do caralho. Tudo o que ele fazia era melhor. Melhor estilo, estilo mais rapido, evolucao no combate e os caralho a 4, deixando os mestres de Chinatown revoltados com a "arrogancia" dele. Compreensivelmente, diga-se de passagem.
E a situação só piorou com o torneio de Long Beach em 64, onde, além de maravilhar os espectadores com sua habilidade, Bruce baixava o cacete nos estilos mais tradicionais, falando que, numa luta real, eram inuteis. Ele fez a mesma criticas a outras artes marciais, e ai ce sabe, os mestres e praticantes chineses se sentiram desonrados e desrespeitados. E, denovo, nao tiro a razão de ficarem putos da cara.
E onde o homem da jaqueta entra? Entao, depende de qual teoria voce prefere. Mas deixa eu passar um resumao do Jack até ali:
Wong Jack Man chegou em Chinatown na época em que Bruce cagava no tradicionalismo no ensino e visao das artes marciais e, diferente de Bruce, era completamente focado em tradições. Logo ele se tornou meio que o exemplo heroico do kung fu raiz dentro da comunidade. Ainda mais depois de Bruce lancar um "Quebro a bunda de qualquer um", e emputecendo ainda mais Wong Jack acabou entrando na história.
Agora vamos as teorias de como Wong aceitou o desafio:
1 - Jack Man queria derrotar Bruce e com isso, promover sua academia.
Isso meio que foi confirmado por um praticantw de Tai chi que, teoricamente, ouviu Wong Jack dizer algo nesse sentido. Já que, se vencesse seu prestigio entre a comunidade aumentaria e sua fama de "heroi e defensor da tradição" também.
2 - Jogaram o cara de gaiato.
No dia em que marcariam o desafio, meio que levaram o cara e ele virou o desafiante oficial do rolê.
Independe de como foi, depois de discutirem detalhes sobre a luta, eles finalmente sairiam no braço na academia de Bruce com uns 9 gatos pingados.
Em uma das versões, Bruce desceu o cacete federal em Jack Man, que saiu correndo pra nao apanhar mais, mas foi perseguido por Bruce que bateu ate o coitado pedir pênico.
Em outra, Jack Man não quis usar suas principais tecnicas, mesmo sendo uma luta vale tudo, onde so acabaria com nocaute ou desistencia. E acabou tropeçando e ai ja viu.
Numa terceira, eles lutaram por uns 20 minutos e meio que ouve um empate tecnico.
Obviamente que cada uma vai puxar o lado pro seu amigo, mas a luta em si realmente aconteceu e gerou em Bruce a percepção de que, um estilo "travado" só atrapalha numa luta real, pensamento que daria origem, futuramente, ao Jeet Kune Do. Mas isso é pra um proximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário