terça-feira, 26 de agosto de 2014

Monster


Existem histórias que tem o poder de nos cativar, de nos mostrar que em meio a tantas obras rasas podemos achar qualidade tanto em história quanto em desenhos. Monster é, seguramente, uma obra prima dos animes. Vendo pela perspectiva correta, Monster é um dos animes mais sérios, sombrios e inteligentes já criados. A seriedade e principalmente a qualidade se mantêm por todo anime em tramas complexas e personagens marcantes.
Com nuances de terror psicológico e toques do sobrenatural, Monster consegue prender e cativar ao expectador e trazer situações curiosas, onde o valor do ser humano é questionado e nem tudo é o que parece ser.


A história
Para aqueles que não estão acostumados, logo na primeira cena do anime lemos a seguinte passagem bíblica, que se encontra no livro de Apocalipse 13:1-4:
E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia... E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?
Confesso que ao ler isso, senti um arrepio. O que aquilo queria de fato dizer? Em primeiro lugar vemos que os acontecimentos ocorrem no mundo normal, onde não existem poderes, ou seres disputando pela conquista do mundo. Tudo começa no ano de 1986, onde nos deparamos com o Doutor Kenzo Tenma, um jovem neurocirurgião japonês de raro talento. Suas habilidades são impressionantes para alguém tão jovem, sendo chamado de gênio por médicos mais experientes que ele. Tenma decidiu morar na Alemanha para aprimorar seus conhecimentos e se tornar um profissional competente e eficaz. Totalmente apaixonado pelo o que faz, é conhecido por ser alguém com o coração enorme, além de humilde, esforçado e bondoso, disposto a dar tudo de si para ajudar alguém que precise de sua ajuda. A profissão de médico é bela e ao mesmo tempo desafiadora. Por lidar com vidas humanas, o stress é alto principalmente pelo fato de conviver com a realidade da morte em todo o tempo, onde qualquer erro pode ser fatal. Recentemente tive uma experiência onde fiz uma delicada cirurgia. Mas ao contar com uma equipe médica qualificada, consegui me recuperar. Graças aos cuidados de pessoas qualificadas, consegui ter uma nova chance de viver.
Tenma consegue oferecer aos seus pacientes segurança e dá sempre o seu melhor para salvar quem quer que seja. Porém, no hospital que trabalha todos querem poder e dinheiro acima de qualquer coisa, além de alguns o invejarem e não somente por suas habilidades, mas também por namorar a bela filha do diretor, Eva Heinemann. Tudo parece ser bom para Kenzo, com um bom trabalho, uma noiva bonita e um futuro brilhante. Mas tudo começa a mudar de figura rapidamente.
Dr. Tenma sempre busca realizar as cirurgias em ordem de chegada, o que rende restrições por parte da alta cúpula do hospital. Em determinado dia, chega um garoto em estado gravíssimo, que acabara de receber um tiro na cabeça. Bem nessa hora, o prefeito da cidade também está sendo encaminhado para o hospital, mas por questão éticas e não cedendo as pressões, Tenma decide operar a criança, sobre os olhos abismados dos demais médicos. Após fazer o procedimento cirúrgico, Tenma é duramente reprovado pelo diretor pela sua escolha e sua vida muda drasticamente: é rebaixado de sua posição, perde a namorada ( que na verdade era uma mulher ambiciosa e que não o amava de verdade) além de lhe ser afirmado de que nunca mais conseguiria trabalhar e que suas pesquisas médicas não seriam prosseguidas. O diretor afirmou que jamais, em tempo algum, escreveria qualquer carta de recomendação para outros hospitais indicando Tenma.
Nesse turbilhão de emoções, outro fato começa a contagiar sua vida. O garoto que foi baleado, juntamente com sua irmã gêmea, são os únicos sobreviventes de um brutal assassinato. Um dia, os dois desaparecem sem deixar rastro o que causa espanto em todos. E o que é mais estranho ainda é que dois médicos mais o diretor do hospital são mortos por envenenamento. Um novo grupo de diretores é chamado e Tenma tem uma nova chance de crescimento. A polícia desconfia desse fato e passa a considerá-lo como o principal suspeito pelos assassinatos. O Detetive Lunge começa a buscar provas de maneira implacável, pensando ser ele o causador das mortes. Eva também crê que seu ex noivo tenha matado seu pai e nutre um profundo ódio e rancor contra ele.
O ano é 1995 e nove anos já se passaram desde que tudo aquilo ocorreu. Tenma, mais maduro e seguro de si, caminha a passos largos para ser o diretor. Aqueles crimes sem solução já são coisa do passado, pelo menos na sua mente. Um dia chega ao hospital um homem em estado catatônico, que está envolvido numa recente onda de assassinatos em série. O mais interessante é que esse homem não para de repetir a palavra “ Monstro”. Mais uma vez, sem explicação como há tempos atrás, esse homem foge do hospital, porém Tenma consegue ir atrás dele até chegar a uma construção. Para sua surpresa, dá de frente com o garoto que salvou, chamado Johan, que sem maiores explicações mata o paciente na frente de Tenma. Desesperado, Tenma faz de tudo para salvá-lo, mas não tem mais o que fazer. Johan sorri e some.
Agora, todas as suspeitas de crime, estão indo contra o médico. O detetive Lounge começa uma busca em seu alcanço, e Tenma é dado como foragido. Aos poucos ele vai colhendo informações sobre o passado do garoto e descobre o paradeiro de sua irmã gêmea. A partir de então, começamos a conhecer melhor os personagens, aliás, Tenma em sua caçada a Johan conhece as mais variadas personalidades, num thriller policial empolgante, onde o mistério sobre o passado de Johan vai tomando formas assustadoras, assim como seus métodos.
O desenrolar do enredo
Ao princípio e justamente pelo nome, o anime tem um ar todo de sobrenatural e aquela primeira mensagem dá entender que teremos um grande elemento do mal surgindo entre os homens. Isso é um tanto quanto figurativo, pois com o passar do tempo passamos a notar que Johan é um homem misterioso, envolto em um passado cheio de acontecimentos traumáticos, onde só sua presença parece significar a própria essência daquilo do que há de pior. Mesmo quando ele não aparece, o clima de terror está estabelecido nos olhos daqueles que o viram, ou em cenas de assassinatos. Por aquela primeira passagem do anime, falando sobre Apocalipse, aparentemente a qualquer momento pode acontecer algo muito ruim, como uma besta que veio para destruir com o mundo. Johan é um jovem belo, e não há como não notar que por trás de sua beleza se esconda um verdadeiro monstro. Realmente não somos capazes de entender suas decisões nem seus pensamentos. É um personagem complexo e ao mesmo tempo cheio de carisma.

Com o decorrer do tempo, Tenma se questiona no que tem que fazer para parar os planos de Johan. Não é um simples caso de perseguição, mas de ética e respeito. Tenma tem seus valores morais e com o código de sua profissão se depara com a pergunta: é justo tomar a vida de alguém, mesmo que seja um monstro?

O passado de Johan aos poucos vai sendo descoberto, onde vemos muitos elos com o nazismo, submundo e política. Nesse caso, a trama se torna muito inteligente e o suspense toma conta de tudo. Impossível não ficar preso!
O anime nos traz uma belíssima trilha sonora, além de contar com muitos detalhes importantes, como as paisagens muito bem desenhadas.
Essa obra de Naoki Urasawa consegue trabalhar cada personagem, dando ênfase em suas mais variadas diversidades. O anime possui 74 episódios que são espetaculares. Se você gosta de tramas envolventes e com muito que apresentar, não achará Monster de maneira nenhuma entediante. Mas, se aprecia obras com ação e aventura, poderá se cansar, porque não temos isso aqui. Dificilmente encontraremos um anime no qual ficaremos presos, com pressa de assistir ao próximo episódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário