quarta-feira, 3 de julho de 2013

Super Herois São Mesmo Coisa de Criança?

Algum tempo atrás na ilha do sol eu e a minha namorada, vulgo Laura (sim, sou nerd, mal humorado, tenho um blog e tenho namorada, o mundo é um lugar estranho), estávamos conversando e, ela sendo professora infantil, me contou que a mãe de uma aluna acha que histórias em quadrinhos não tem utilidade pratica na vida de uma criança, eu, nerd que sou, discordei na hora do argumento que a mãe usou, mas não nos estendemos muito no assunto por que estávamos um pouco atrasados para o cinema, mas isso ficou na minha cabeça e me incomodou tanto que cá estou eu, escrevendo um post que talvez eu nem termine ou realmente publique, vamolá Kyoryuger  ver aonde esse post vai dar.

PS: Beijo Laura \o/.

Acho que, a melhor coisa no momento é caracterizar o que é, pra mim, um super herói. Um super herói não é um cara mega poderoso que sai por ai espancando vilões, ok, eles até fazem isso, mas esse não é o ponto, pra mim o que faz um super herói é o fato de ele se preocupar mais com o bem estar do próximo do que com o dele mesmo, que faria (quase) tudo pra cuidar das pessoas, seja as que lhe são próximas ou aquele cara que o sacaneia, ou até mesmo, aquelas que ele nunca viu na vida. Mas com um ponto, nunca precisando recorrer ao mesmo método usado por quem o Herói se opõe. 
Super heróis são, depois dos pais e familiares, os primeiros exemplos de moral e conduta que as crianças tem, seja nos quadrinhos, animações, tokusatsu, filmes, livros ou qualquer outra coisa. Claro que você pode argumentar que criança só quer ver os caras se arrebentando na porrada, e que seus "ídolos" são eleitos pelos poderes que demonstram ou pelo uniforme, mas se é assim, por que o Batman, um cara "normal"(lembrando que estamos falando de um Super Herói) que combate o crime? Um morcego não é algo que é, exatamente, bonito de se ver. Os adultos tem a mania de achar que crianças são burras ou que, não conseguem entender as coisas, e nesse ultimo ponto eu até concordo em termos, e é exatamente ai que os heróis são importantes, pois ensinam valores familiares, ideais, caracteristicas que a criança se identifica, e quer ter também, por que talvez, inconscientemente, saiba que aquilo é o certo.
Algumas pessoas, leia-se: pais bunda moles, irresponsáveis, mas que não querem passar essa imagem para os outros, costumam desprezar o bem que um herói pode fazer para a criança, por exemplo, o Homem Aranha, ele é o herói mais popular entre as crianças, e ele é  extremamente humano, com problemas humanos, afinal, ainda que ele salve a criança, derrote o vilão e ajude a velhinha a atravessar a rua, ele ainda tem RESPONSABILIDADES INDIVIDUAIS que pra manter, como trabalho, escola, etc. Outro exemplo de personagem assim é o Goku de Dragon Ball, ele é o cara legal, engraçado, meio burrinho, tem que aguentar a chata da Chi Chi, mas quando se trata de "proteger" a Terra, ele vai pro pau sem medo e não desiste até vencer.
Já se perguntaram por que tantos heróis surgem só depois de ter dado uma merda foda em suas vidas? Por exemplo, o aranha o tio morreu, ele "mata" sem querer sua namorada(sim, entre aspas por que agora ele não matou ela, a loira já estava morta quando foi jogada), os pais do Batman também, será que sempre tem que ter uma(ou várias) desgraça(s) na vida do herói? A resposta é simples: SIM, TEM. As pessoas, em 99,9% dos casos, só aprendem e melhoram como ser humano, depois de uma merda na vida, e isso mostra que mesmo com super poderes, ou traquitanas(ehhh palavra de velho essa, Genésio), eles tem problemas tanto quanto o leitor, seja adulto ou criança. Se frustram, ficam com raiva, choram, perdem parentes, mas sempre se seguem em frente, cada um a sua maneira.
Os super heróis também mostram que o mundo não é tão bonito quanto as crianças acham, e que, nem sempre o vilão usa preto e você pode prender, esse é o caso dos mutantes na Marvel, quem é o maior inimigo deles? Magneto? Apocalipse? Fanático? Não, o maior inimigo deles é o preconceito e intolerância que as pessoas "normais", em sua imensa maioria, sentem por eles, nisso você pode traçar paralelos com qualquer minoria, seja negros, gays, judeus, etc. Nesse caso, vemos dois pontos distintos, um oprimido que deseja sobrepujar e dominar o opressor, e o outro que deseja apenas uma convivência pacifica, e que não exista o oprimido e nem opressor, e sim, você pode o velho esquema Magneto/ Malcolm X e Professor X/Martin Luther King.
Outro tema abordado são as drogas, mostrando os efeitos do uso de drogas causam no organismo, seja de um jeito mais real com Harry Osborn ou com o Ricardito, seja de um jeito mais, ãhm, como direi, "enfeitado", como é o caso dos usuários de Gaia Memory em Kamen Rider W.
Além de que, os super heróis sempre ensinam a gostar de aprender. Todo super herói gosta e entende, que precisa aprender pra enfrentar as  dificuldades/ vilões que apareçam, ensinam e incentivam a criança conviver e aceitar as diferenças entre as pessoas, afinal, Batman e Superman são amigos e são completamente diferentes um do outro, assim como o Gai e o Ryu de Jetman, diferentes sim, mas amigos. Sem contar que é um bom jeito de se conhecer e se interessar por matérias que alguns de nós achamos chatas na escola.
Mas é claro, nem tudo é para todos os públicos, tem certas histórias que só um publico mais maduro vai, realmente, apreciar a história, esse é o caso de Watchman, V de Vingança(que tá na moda por causa da mascara dos protestos), Authority(mas não pelos motivos que a maioria pensa, que é a violência e as insinuações de sexo), Kamen Rider Shin, Ultraman The Next, ou livros como A Batalha do Apocalipse e Os Sete(ambos de autores brasileiros), que apesar de ter o esquema heróico, não é tão bonitinho quanto estamos acostumados. Acho que o melhor que as pessoas que não conhecem super heróis deveriam fazer, já que falar pra esses lazarentos correrem atrás das histórias é besteira, é calar a boca e notar que, além de ensinar valores as pessoas quando pequenas, e as fazem pensar quando adultas, alem de ser um bom jeito de aproximar pais e filhos.
Bem, o texto já ta bem grande e acho que não tenho muito mais a dizer. É isso cambada, inté o/
PS²: Desculpem se o texto ta meio desconexo, escrevi ele hoje de madrugada, morrendo de sono, mas é mais ou menos isso que quero dizer mesmo, té mais.

6 comentários:

  1. Muito bom o texto, maldito.
    Acredito que a questão que leva o pessoal a achar que é coisa para criança é falta de contato com as HQs. Muitos só conhecem inicialmente os personagens através de mídias como desenhos como Superamigos ou outra bagatela que infantilize o personagem por que há muito tempo desenho animado era coisa de criança ( hoje não é mais não vide Liga e Liga sem limites e outras animações da DC Spawn, etc.).

    Desde a década de 60, a Marvel coloca heróis mais maduros em cena. A DC abandona aquele clima de Era de Prata, uma merda na minha opinião, mas que rende risada hoje em dia na minha sessão e passa a fazer algo mais sério e hoje heróis são algo bem mais juvenil do que infantil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, é foda ver a galera perder histórias fodas simplesmente por achar que é coisa de criança.

      Excluir
  2. HQ de Super-Heróis deixou de ser coisa de criança faz tempo.Quem diz o contrário,provavelmente, nunca leu algo do gênero.
    Tanto que eu sempre digo que os filmes feitos por Hollywood nunca serão ousados como as grandes HQ's, pois diversos assuntos que já vimos serem abordados nelas, jamais seriam abordados em filmes direcionados ao grande público, vide o alccolismo de Tony Stark, que virou um mero pilequinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, os produtores/ diretores tem a mania de achar que o publico é composto APENAS de retardados(se bem que a maioria é), acham que as pessoas nao podem lidar com herois tendo problemas normais, em suma, os responsáveis pelos filmes são imbecis.

      Excluir
  3. Putz, um Post Super Supremo....
    Melhor Viver no Mundo onde Você Acredita que exista alguém para Salvar, do que Esse nosso Mundinho de MERDA.

    os HERÓIS nos ensinaram varias coisas, uma delas é "NUNCA DESISTIR"

    Parabéns XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, tem até uma mulher que desistiu de se suicidar por causa de Superman All Stars, mas esse tipo de coisa os pseudo intelectuais que acham que heróis são só pra crianças não olham

      Excluir