sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Perfil - Cavaleiro Solitário

Olá cambada, se você perguntar para o seu pai ou pra aquele seu tio joselito(o que faz a piada do Pavê, ces sabem de quem eu to falando) o que ele lia quando era mais novo, ele, provavelmente vai dizer que lia os gibis do Zorro, mas ele pode não estar falando do Zorro que nós conhecemos(você conhece o personagem certo?) e sim de outro, o que tem o indio Tonto como companheiro. Só que esse personagem, na verdade, se chama Cavaleiro Solitário(inscrusive, ganhará um filme ano que vem, com o Johnny Deep no papel do Indio). Então, esse post é em homenagem a esse personagem. Curtam ai.

Foi criado por George Washington Trendle em 30 de janeiro de 1933, tendo surgido, primeiramente no radio. O nome do policial era Reid, mas depois foi alterado nas versões posteriores. Tonto, um provável apache, era seu amigo de infância. Os dois se reencontram na idade adulta, quando Tonto salva Reid de índios renegados ao reconhecer um anel que ele dera ao seu amigo na infância. Essa versão também foi alterada. Reid resolve usar a máscara para se vingar de criminosos que assassinaram seus companheiros Rangers, para que os vilões continuassem a pensar que ele havia morrido. Mas o heróico cowboy se tornaria conhecido internacionalmente graças a série de cinema e TV estrelada por Clayton Moore, que foi produzida de 1949 a 1957. 


No cinema, os filmes foram produzidos pela Republic Pictures. Moore foi substituído por John Hart no período de 1952-1954. Jay Silverheels era o Tonto. Em 1956 e 1958 Clayton Moore realizaria dois filmes com seu personagem.

Alguns anos após a transmissão radiofônica de Lone Ranger, foi distribuído como tira de jornal pelo King Features Syndicate, órgão norte americano distribuidor de quadrinhos para os jornais, de 1938 a 1971. Inicialmente desenhado por Ed Kressy, foi substituído em 1939 por Charles Flanders (conhecido por suas ilustrações do Agente Secreto X-9, quando Alex Raymond parou de fazê-las), que se manteve até o final.

Em 1981, houve outra tira escrita por Cary Bates e desenhada por Russ Heath, que durou até 1984. Em 1948 a Dell Comics lançou a revista em quadrinhos, que teve 145 edições, com reproduções das tiras dos jornais, mas também com produção inédita. Em 1962 a Gold Key Comics continuaria com as revistas até 1977. Tonto teve sua revista própria em 1951, que durou 31 edições, assim como o cavalo Silver, lançado em 1952 com 34 edições. Foram ainda lançadas 3 (três) Anuais e uma adaptação do filme de 1956. No Brasil, estreou no nº 232 de "O Globo Juvenil", em dezembro de 1938.

Em 2010, a Dynamite Entertainment anunciou um crossover onde o Cavaleiro Solitário e o verdadeiro Zorro se encontrou intítulado The Lone Ranger: The Death of Zorro (O Cavaleiro Solitário: A Morte de Zorro).

Teve um sériados 4 sériados e 3 versões parar cinema, prestes a ganhar mais uma, ano que vem.
Bem cambada, é isso. Espero que tenham gostado, ou nao. Inté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário