sábado, 11 de agosto de 2012

Perfil - Demolidor

E ai cambada, eu ia fazer um post sobre o Demolidor, um dos personagens que eu mais gosto da Marvel, mas o Rafaelrm do blog parceiro(e muito massa diga-se de passagem. Deêm uma olhada lá que vale a pena) Mundo da Marvel, fez um resumo bem legal do personagem e como, to com preguiça de escrever, vou postar esse perfil que ele fez, blz? Leiam que ta bem bacana.



O homem sem medo tinha tudo para ter se aposentado sem deixar nenhuma grande marca na história dos comics. O mote do personagem era muito simples: filho de um pugilista, Matt Murdock foi advertido por seu pai para não seguir a carreira de lutador. Na miséria, tendo passado pela fase áurea, o velho pugilista não via o boxe como caminho digno e disciplinou seu filho a estudar para se tornar advogado. Entretanto, um acidente com o caminhão que levava material radioativo cegou o garoto.
Como toda radiação liberada durante o pós-guerra - pelo menos nos comics - ela deu superpoderes a Murdock (um radar para compensar sua cegueira). 
O pai foi assassinado pela máfia ao vencer uma luta arranjada (mote usado pelo consumidor de cultura pop Quentim Tarantino, no filme Pulp Fiction) e Murdock declarou guerra ao crime (qualquer semelhança com o homem-morcego não é mera coincidência). O garoto aprendeu braile se tornou o maior advogado criminalista que já houve em todos os tempos e nas horas de folga treinava com os instrumentos de seu pai. De dia, defendia casos nos tribunais. De noite, se vestia de diabo e pulava de prédio em prédio em Nova York.
No fim das contas, era apenas um grande amalgama de Batman e Homem Aranha. Não fez grande sucesso e a Marvel Comics decidiu encerrar o título em 1979. Chamou um roteirista não muito conhecido e deu-lhe carta branca para os últimos doze títulos da revista (era preciso publicar doze números para cumprir com as últimas assinaaturas). O nome do roteista? Frank Miller.
Alguns anos depois, o personagem teve uma segunda importância na história dos quadrinhos de super-heróis: foi desenhado em uma graphic novel por Bill Sienkiewicz. O desenho é importante por inserir uma nova arte neste tipo de quadrinhos. Até então não havia desenhos com estilo excessivamente autoral no gênero.
Miller criou um personagem aparentemente menor – Elektra – e fez uma saga MARAVILHOSA, com grande densidade narrativa. Usou o inimigo do Homem Aranha: o Rei do Crime, como vilão principal. Influenciado pela literatura japonesa, a saga de Miller era recheada de arte marcial no melhor que o gênero já fez em quadrinhos de super-heróis. O Demolidor passou por uma enorme crise que acabou com a morte de sua amada. Frank Miller consagrou tanto ao personagem quanto a si próprio como roteirista.
O título explodiu em vendas e, é claro, não foi cancelado. Na seqüência da saga, a Marvel contratou-o para dar continuidade a revista. Miller fez então A Queda de Murdock. Provou que não tinha sido autor de apenas uma história. O personagem ganhou outra vida e passou a encabeçar os títulos da Marvel (junto com Homem Aranha, X-Men e Quarteto Fantástico).
Do legado de Demolidor pode-se citar uma infindável lista de influências: o Lex Luthor, de John Byrne (claramente inspirado no Rei do Crime, de Miller); Pulp Fiction e Kill Bill, de Tarantino; Ronin e Lobo Solitário (levado para o mercado americano graças ao sucesso de Elektra); A Nova Fase de Batman após a megassaga Crisis nas Infinitas Terras. Recentemente, o Demolidor entrou para a lista de super-heróis no cinema.Infelizmente nenhum deles fez jus ao personagem. Uma pena.
Agora um adendo meu: Leiam Demolidor Amarelo, A Queda de Murdock e a minha historia favorita do personagem, Diabo da Guarda. Inté seres abissais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário