quarta-feira, 25 de abril de 2012

Kryptonitas - Todas as cores,gostos e efeitos

Boa tarde nerds, que o Superman é o personagem mais poderoso de Todos Todos Todos universos(anime, manga, quadrinhos, tokusatsu, filmes e qualquer outra coisa), todo mundo sabe, embora alguns (otakus) insistam em dizer que não é (dizem que é o Goku). Mas sim, o Superman é o cara mais poderoso de todos.

Mas iria ser chato pra caramba se ele não tivesse nenhuma vulnerabilidade certo? Então, é pra isso que serve a Kryptonita.

O primeiro encontro de Superman com a kryptonita não aconteceu nos quadrinhos. Foi na verdade introduzida em 1943 na série de rádio do Superman. Demorou até 1949 para que as histórias em quadrinhos incorporassem esta idéia, tento como um perigo e fraqueza conveniente como para adicionar um elemento interessante para suas histórias.

A primeira idéia de Kryptonita foi criada em 1940 pelo co-criador do Superman, Jerry Siegel, em uma história que envolvia um pedaço de Krypton, chamado de "K-Metal", que roubava a força de Superman enquanto dava aos terráqueos super-poderes, mas nunca foi publicada.
Agora vamos aos tipos delas.

  • Verde
A Kryptonita verde é a forma mais comum de Kryptonita. O aspecto mais debilitante da Kryptonita não se deve ao contato com o minério não refinado, mas, sobretudo, à radiação que ela emite. Um kryptoniano irá enfraquecer rapidamente se exposto à radiação da Kryptonita verde, perdendo assim seus poderes. Exposição prolongada à essa radiação é, comprovadamente, fatal. Com o tempo, um kryptoniano pode desenvolver uma certa imunidade à Kriptonita verde, mas isso não impedirá que suas células sejam afetadas pela radiação e acabem morrendo. A kryptoninta verde também é mortal para humanos comuns, mas seus efeitos levam mais tempo para se manifestar, como Lex Luthor que teve câncer graças a ela.
  • Vermelha
Criada quando uma chuva de meteoros de kryptonita verde passou por uma estranha nuvem de gás vermelho, causa mutações imprevisíveis em nível físico e mental em kryptonianos (ex:pode alterar as emoções do Superman, fazê-lo criar 2 braços extras, Faze-lo falar somente Kryptonês, etc.) Os efeitos duram de 24 a 48 horas, e nunca se repete um mesmo efeito.
Aparentemente, cada pedaço de kryptonita vermelha só podia afetar um kryptoniano uma única vez, necessitando outro pedaço para um novo efeito.
  • Vermelha Bizarro
Mesmos efeitos da Kryptonita Vermelha comum, mas afeta apenas humanos.
  • Azul
No universo pré-crise, Superman usou o raio duplicador do Bizarro num pedaço de kryptonita verde transformando-a em Kryptonita Azul. Ele então a usou para parar um exército de Bizarros. Ela afetava apenas Bizarros, sendo inofensiva para humanos e kryptonianos.
No universo pós-crise, ela faz kryptonianos baseados em Bizarros (veja Batzarro) altamente inteligentes (intelecto acima do nível 12), um processo que parece assustar Bizarro e seus semelhantes. No universo pós-Crise Infinita a krytonita aparentemente foi revertida a sua forma original (Action Comics Annual #10) afetando o Bizarro da mesma forma que a kryptonita verde afeta o Superman.
  • Anti-kryptonita
Possui o efeito inverso da Kryptonita Verde, ela não é letal aos Kryptonianos com poderes (criados sob um sol amarelo), mas é fatal aos Humanos Normais e kryptonianos sem poderes (sob um sol vermelho). Ela se formou no solo de Argo City, cidade kryptoniana da Supermoça.
  • Dourada
O mais raro isótopo de kryptonita, elimina PERMANENTEMENTE os poderes de kryptonianos a menor exposição, bem como qualquer possibilidade de vir a desenvolvê-los. Nem mesmo a Kryptonita X ou a Azul podem devolvê-los.
  • Rosa
Em Supergirl v2 #79, quando Linda Danvers tomou o lugar da Kara Zor-El original e chegou na Era Pré-Crise, ocorreu uma cena cômica quando o Superman aparentemente foi exposto à Kryptonita Rosa, o ocasionou nele uma mudança temporária num gay.
  • Branca
Letal para a vida vegetal.
  • Kryptonita X
Verde, dá poderes a humanos normais. Temporário,mas pode ser feito permanente.
  • Kryptonita jóia
Criada pelo interno da Zona Fantasma Jax-Ur, esta não é realmente kryptonita, nem mesmo radioativa. Esta pedra permite aos internos da Zona Fantasma a poder influenciar o mundo fora da Zona. Eles podem focalizar suas forças de vontade na pedra a fim de criar os efeitos de poderes mentais que afetam seres e objetos na Terra, como hipnose, rajadas mentais, rajadas telescinéticas, ilusões e controle mental.
  • Kryptonita lenta 
Esta causa envenenamento em humanos normais. Criada por um cientista da Terra em experimento único e irrepetível.





Nenhum comentário:

Postar um comentário