quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Creed - Nascido pra Lutar e Rejuvenescer a Franquia

2015 foi o ano das continuações-homenagens com franquias clássicas, Mad Max, Jurassic Park e Star Wars trouxeram novos filmes que fazem jus ao legado iniciado decadas atrás. Infelizmente, um desses filmes nós, brazucas, só poderemos conferir dia 14 de Janeiro(conhecido mundialmente como amanha), CREED, uma continuação/ passagem de tocha da franquia Rocky.

O filme conta a história de Adonis "Creed" Johnson filho fora do casamento do ex-campeão mundial de boxe Apolo Creed, que tenta sair da sombra do pai.

Antes de mais nada, as produtoras estão de sacanagem conosco, colocar um filme de uma franquia amada como Rocky para estrear com 2 meses de atraso aqui no Brasil é muita palhaçada, e depois reclamam da pirataria. Eu fiz download do filme mesmo, tava na gana de assistir e com uma palhaçada dessas, não me arrependo, mas, ainda sim, verei no cinema.

Acredito que, com excessão de Ryan Coogler(diretor do filme), todos nós tenhamos ficados satisfeitos com o "final" da franquia  em 2006 e a maioria acreditava que Creed seria só mais uma continuação caça níquel sem nada a acrescentar e muito menos aquele carisma dos filmes anteriores, e olha, quem ainda acredita nisso, VAI TOMAR NA TARRAQUETA BONITO, o filme é SENSACIONAL!

O filme não é um remake, mas remete e muito ao filme original(Rocky, Um Lutador), com muitas referencias, mas nenhuma delas sendo fanservice ou sem motivo, vemos o paralelo entre o velho e confortavelmente conformado com sua vida Rocky com Adonis, um jovem que tenta se provar, principalmente, para si mesmo.

A dinâmica dos dois é ótima com Rocky, a principio, não querendo treinar o filho do amigo, mas que volta atrás da decisão depois de ver "aquela chama" em Adonis. A relação entre eles não é apenas de mestre e professor, ou algo paternal demais, Rocky é tipo o tio(inclusive é assim chamado) gente boa que te ensina a dar um socos e a tomar cerveja escondido da mãe, e se respeitam acima de tudo, mesmo com uma treta feia rolando.
Por falar no Rocky, Sly trabalhou muito bem no filme e mereceu o Globo de ouro. Ele é um bom ator? Claro que não, mas ele te passa aquela sinceridade e simplicidade que o Rocky sempre teve que é impossível não se emocionar quando a doença dele é descoberta. Stallone pode não ser um bom ator, mas ele sabe pegar na emoção como poucos, tornando quase impossível não se apaixonar pela história, mesmo que seja a mesma dos filmes anteriores. Fora que agora vemos um lado mais "tio do churrasco" de Rocky, que é muito bacana.

Michael B. Jordan é tão fantástico atuando e com um carisma tão grande(afinal, o cara consegue ficar ao lado do Sly e segurar a barra) que me deixa ainda mais triste com sua participação em Quarteto Fantástico, mas todas as suas cenas são ótimas e consegue receber muito bem o bastão como novo "herói" da franquia sem deixar aquela impressão de "humm, o Rocky era mais legal". Fora que os treinos de Rocky são muito Sr. Miyagi Style(pega galinha desgraçado), o romance é, um pouco rápido e até forçado em partes, mas nada que estrague a trama. Destaque para o discurso pós luta final de Adonis.

Bem, já falei demais, o filme é foda, as lutas estão muito melhores coreografadas, fora o jogo de câmeras e enquadramentos que melhoraram absurdamente e não ficamos com a sensação das "vitórias de roteiro" como temos em Rocky 4.

É isso, o filme é foda demais, e, como bem disse o Dudu na critica dele, acredito que Creed tem grande chances de ser o melhor filme do ano, pelo menos, pra gente.

Ah, e o final é igual ao do Rocky, Um Lutador.

Inté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário