terça-feira, 19 de janeiro de 2016

40 Anos de Super Sentai


Caraca, só de pensar que os heróis de colante completarão 4 décadas de vida esse ano me bate uma nostalgia foda, fico me lembrando de assistir as inúmeras reprises de Changeman(que é super estimado padaná), Flashman, Maskman e Goggle V e sempre vibrar e imitar os movimentos dos personagens e tudo mais. Ainda bem que anos depois com a abençoada internet conheci as outras séries da franquia e...deixa eu parar de falar de mim que a vontade de fazer maratona com meus sentais favoritos e minha esposa iria brigar comigo por que acabaria acordando meu filho cantando as musicas.


Mas falara sério, se eu que moro do outro lado do planeta já estou vibrando pelo aniversário, imagina os tokufãs japas? Devem estar tendo um tokugasmo.

Durante suas exibições, os sentais passaram por momentos bem diferentes entre si, seja com a experimentação de JAQK, o drama de Flashman, a seriedade de Ohranger(que até onde vi, era bem sério e militarizado, o que achei do caralho) e a era dos heróis "delicados"(NÃO TO FALANDO ISSO DE FORMA OFENSIVA OU TENTANDO DENEGRIR, MAS QUE OS HERÓIS ATUAIS TEM TRAÇOS MAIS DELICADOS NÃO TEM O QUE DISCUTIR), mas nem por isso menos heroicos ou mais frescos do que os heróis "da minha época". Durante os anos, tivemos séries que PRA MIM, são as melhores e clássicas, como Jetman, Gobuster e Dairanger aonde o mais importante era a história e não as 3 milhões de Power Ups e "Zords"(Achou ruim o termo de Power Ranger num post de Super Sentai? FODA-SE!), em contra partida, temos aquelas séries que deveriam ser usadas em sessões de tortura como Zyuranger, Go Onger e o pior sentai de todos os tempos(novamente, PRA MIM): Carranger.
Mesmo assim, com series de qualidade variante, todas elas tem lá seu charme...menos CARRANGER, puta que pariu que série merda.

Mas nem tudo são flores, com o passar do tempo, a franquia vem se desgastando ao ponto de quase morrer na década de 90 e só se salvou graças ao sucesso mercadológico de Power Rangers(que fez os lucros da Bandai crescerem absurdamente). A franquia se tornou refém de sua própria indefinição e acredito que uma boa solução seria uma pausa de uns 2 anos, os sentais precisam, ou melhor, merecem uma revitalização e revitalização do gênero como aconteceu com os Kamen Riders que se reinventam a cada ano, pode não dar certo sempre, mas eles tentam. Ok, tentaram com Gobuster e foi aquele fracasso de vendas...
A TrOlEI é a grande culpada disso, ela não define se os sentais são para o publico infantil ou adolescente, quando definirem melhor seu target talvez a franquia volte aos eixos, a questão é que: Será que vai dar tempo de salvar a franquia até eles definirem? Certo, a franquia é feita para e focada no publico japonês e eles não se importam e nem querem saber o que marmanjos brasileiros querem ver, mas uma série com um cuidado e carinho no roteiro, seria muito bem vinda. Algo infantil não precisa ser idiota.

Bem, só posso torcer que o Esquadrão do Zoológico seja bom, que referencie e evolua a franquia daqui pra frente e mostre por que é a maior franquia de tokusatsu do Japão(mas ultraman ainda é melhor #chupaTOEI).
Inté o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário