quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

A Guerra Civil de Stewart Moore

Sim senhor, finalmente meu PC da Xuxa retornou dos mortos, mesmo que parcialmente, então, bora com o texto.

Meses atras estava eu em uma banca de jornais e ''curiando'' os gibis a venda(só olhando mesmo, por que não iria comprar pois meu padawan já estava se preparando para sua chegada e gibis deixaram de ser prioridade. Falando nisso, estou vendendo alguns, caso alguém se interesse). E algo me chamou a atenção imediatamente, um livro com os heróis da casa das ideias copiadas que se antagonizaram(Eita ferro que to gastando todo meu português rebuscado já no começo) na saga mais importante e relevante na marvel desde, sei la, Guerras Secretas. O Livro Guerra Civil adapta essa grandiosa historia para a prosa, valendo-se apenas de palavras para recontar esse clássico moderno dos gibis de super heróis(Ihhh, será que o hype esta me dominando? Tomara que não).

Stewart Moore tinha um trabalho que, a meu ver, era uma faca de dois legumes, pois tinha os gibis para consultar sempre que a duvida bater em algum ponto, mas não tinha a ajuda do traco nem da narrativa fodacaralha de McNiven, muito menos podia seguir a risca o original ou seu livro não serviria pra nada. Mesmo assim, o cara conseguiu dar a sua visão sem descaracterizar ou tentar melhorar o original,dando apenas um outro ponto de vista da história sem alterar os fatos principais, então os fãs xaatos, podem relaxar.

A narrativa aprofunda a psiquê e relacionamento dos personagens, explicando melhor suas escolhas e os por quês de suas decisões. Destaque para a caracterizacao do Stark, que já cansei de dizer que é um personagem que odeio, Moore trabalha tao bem o pinguço de armadura que, pela segunda vez na historia, me fez achar o personagem interessante e menos odioso pelas acoes na saga. Mas que continua sendo um merdão escroto pra mim.
E sim, temos todas as passagens importantes retratadas aqui, em muitos casos, quase que totalmente transcritos dos quadrinhos de uma forma que é até um pouco incomoda, mas nada que realmente atrapalhe a leitura.

Bem, acho que, como todos conhecem a história, não teria graça dar spoillers...Por isso, me despeço aqui e aconselho que leiam esse livro, tendo gostado ou não dos quadrinhos, mas, principalmente, pra quem, como eu, é Team Capitas para perdermos um pouquinho que seja do ódio pelo latinha. Afinal de contas, a saga não é sobre o lado certo contra o errado e sim a luta de pontos de vista.
Antes de ir, fiquem com o treiler de Capitas 3: Uma Guerra Como Nunca Se Viu(por isso Visão não apareceu no treiler) e pulem para a cena maravilhosa do Bandeiroso e do Soldado do Inverno CHUTANDO O RABO DO STARK.

Inté. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário