segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Another - O anime de terror que não é nada disso

A premissa de terror prometida em Another não toma conta do anime, mas impera o mistério, suspense e o desespero. Se a procura for por horror exagerado ou seco, isso não acontece, pois você não vai ter “aquele” medo. Pode ter alguns leves sustos, mas só. Mas é um anime forte, com tendência para uma trama sombria, pelo menos na tendência. Para quem é fã do gênero poderá ver algumas referências discretas dos clássicos de horror como A Profecia e Poltergeist.


Escrito por Yukito Ayatsuji, o mangá conta com quatro volumes. A animação ficou por conta do estúdio P.A Works, fazendo o já tradicional lote com doze episódios e mais um especial. Se me perguntam, o traço do mangá é maravilhoso, muito bem acabado. A qualidade dos desenhos impressiona. Não digo que os traços do anime sejam ruins, longe disso, mas os do mangá são de fato muito lindos.

                                   
Mas, deixe me falar um pouco sobre o anime a partir de agora. Koichi Sakakibara é um garoto que mudou se para o interior indo morar com seus avós, sendo que seu pai vive viajando. Hospitalizado, nosso amigo perdeu o começo das aulas, mas ainda quando estava no hospital internado conhece uma misteriosa moça chamada Mei Misaki, usuária de um nada discreto tapa olho no olho esquerdo, deixando-o muito curioso. Logo após receber alta e começar a freqüentar a escola, descobre que a Mei é sua colega de classe, mas o estranho de tudo é que ela sempre está sozinha, ninguém conversa com ela, nem ela com ninguém, ela vive totalmente isolada dos demais alunos. Mas se fosse só isso tudo bem: os demais alunos sempre parecem se comportar de maneira estranha parecendo estarem escondendo algo de Koichi.

                       
Curioso sobre o que está acontecendo, Koichi começa a investigar algumas coisas e descobre que uma moça chamada Misaki morreu no hospital que ele foi internado.
                                       
Mas que coisa era essa? Remexendo na história, Koichi começa a colher informações que há 26 anos atrás havia uma Misaki que  foi uma exemplar estudante que possuia ótimas notas, se saia bem nos esportes, era uma garota relativamente popular entre os alunos e até mesmo entre os professores da escola. Porém, drasticamente, a garota morre em um acidente e isso acaba por chocar bastante toda a escola. Bom, essa poderia ser somente a triste história da fatalidade que aconteceu com a pobre Misaki, se não fosse por um detalhe: seus colegas de classe começam a agir como se ela não tivesse morrido! Sua cadeira na sala continua disponível para ela, seu lugar na formatura foi reservado pelo diretor da escola, como se fosse uma grande e cruel brincadeira. Para completar, quando a foto da formatura foi tirada, Misaki também apareceu nela. Assim, depois que essa turma se formou, esse acontecimento começou a se espalhar como uma lenda pela escola.

Abismado com isso, Koichi começa a perceber que o lugar onde está pode ser incrivelmente perigoso, mas não consegue mais se desvencilhar dos mistérios e laços que estão ocorrendo. Esse tom macabro toma vida, onde um novo aluno é adicionado para acabar com a maldição que ronda a classe há muito tempo. O grande problema é que a partir daí mortes misteriosas e complexas começam a acontecer dentro da escola. E qualquer um poderia ser o próximo.

Minhas impressões

Para uma temática de terror, doze episódios poderiam muito bem comportar tudo. Porém, eu senti que nesse curto espaço de tempo, digamos que os três primeiros episódios são maçantes, e os três últimos acontecem tantas coisas ao mesmo tempo em que fica difícil se concentrar no que de fato está acontecendo, quem está morrendo, falando, ou qual é o rumo que tudo está tomando. O certo é que de doze episódios, os doze não foram preenchidos com conteúdo. Por exemplo: os personagens. Poucos foram os animes que eu vi onde os personagens fossem tão frios e sem vida quanto este. Por exemplo, a grande maioria não interage, além de (absurdo) não mostrarem emoção alguma ao verem alguém próximo morrerem na sua frente.

Alguns até ficam assustados e tal, mas nada mais. No outro dia estão numa boa, numa tranqüila, numa relax, como se nada houvesse acontecido...
 
Koichi é um bom protagonista, mas ele faz umas coisas muito sem noção. Por onde a Mei estivesse ele parava o que estava fazendo e a seguia. Para qualquer lugar, não importava onde. Ela até o leva para a sua casa, uma casa meio estranha cheia de bonecas que pareciam a Anabelle. Em nenhum momento ele demonstrou medo de nada, o que pode ser muito bom, mas para a situação apresentada, pareceu muito forçada. Agora a Mei Misaki...parecia um andróide, nada dava emoção nas suas expressões. De fato, ela era como as bonecas que estavam na sua casa, mas com vida. Foi estranho seu comportamento e isso me fez desgostar bastante do anime em si.
Eu não vou dar spoilers, mas os dois últimos episódios são tão no sense que fiquei pensando como algo assim pode ir ao ar... Para acabar com a maldição há um meio, e para isso ocorrer muita coisa ruim acontece, aparecendo gente que nem precisava estar ali e virar assassino. Foi totalmente inesperado, desnecessário e pífio. Talvez eu tenha colocado muita esperança na trama e acabou não dando o retorno esperado. Mas é minha opinião apenas.
Mas nem tudo é o fim. Another possui um traço muito bonito, e a trilha sonora é muito bem executada, totalmente digna de uma obra de suspense.Mas do mais, nada mais. Another prometeu, prometeu e não foi nada daquilo pintado. Se quiser pode ver o anime e ter uma outra visão, mas recomendo outros, como Shiki e Ghost Hound. Mas reconheço que as mortes que tem em Another são perturbadoras. Mas para ver mortes, não é preciso ver esse anime, é só ir no youtube, procurar na net que acha aos montes.
Abraços!

Um comentário:

  1. Sobre o que você mencionou, sobre a falta de expressão da Misaki. Para mim, pode ter sido uma maneira do autor deixar as pessoas intrigadas. Será ela ou não o motivo das mortes?



    Achei um anime no minimo interessante.

    ResponderExcluir