segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O Perfil da MAIORIA dos toku-fãs de hoje na internet – como devemos encarar?


Depois de alguns incidentes que testemunhei nesse Facebook envolvendo a toku-net, fico naquela coisa: qual o perfil da MAIORIA do toku-fã na net e nos grupos de Facebook? Confesso que é um assunto MUITO delicado, visto que cada pessoa, cada ser humano, tem o seu jeito de ser. Mas, depois de algumas situações que testemunhei aqui, pude analisar o perfil de alguns toku-fãs e fazer uma boa pesquisa sobre tal comportamento deles na internet. Confesso que, fazer uma pesquisa de psicologia a nível universitário (visto que não estou interessado em me formar em Psicologia, mas, planejo me formar em História ou Geografia). Mas a Psicologia humana é algo interessante. Afinal, precisamos entender o comportamento daqueles que nos cercam. Depois de tanto tempo convivendo com psiquiatras e psicólogos, pude tentar entender um pouco do comportamento humano. Principalmente os tipos de toku-fãs. Vejam uns perfis de toku-fãs que encontramos na internet:



Tem aquele da “elite”, que assiste de tudo um pouco e não tem preconceito com a série que está sendo apresentada. É um tipo de fã normal, que assiste por curtir e por divulgar a cultura toku. Assiste tokus pré e pós Manchete, não ficando preso a um espaço de tempo. Sabe que o mundo toku tem muito mais para ser apresentado. E usa os grupos de Facebook para conhecer novos tokus, colher informações, opiniões e sugestões, para que possa ampliar o seu gosto pessoal. Também gostam de divulgar as séries que assistiram para que outras pessoas possam conhecer também. É o tipo de fã mais imparcial que existe. Geralmente, age pela razão, e não pela emoção. Tende a ser mais solícito. Em enquetes, por exemplo, procuram votar na razão, e não pela paixão. E é assim um toku-fã da “elite”. 



Tem aquele que é o “machão”. Esse já é um pouco tenso de se lidar. Para ele, um herói toku deve exalar testosterona e “virilidade” em todos os episódios. Geralmente, tem uma tendência a rejeitar a séries de 2000 pra frente, visto que MUITOS atores de hoje possuem uma aparência andrógina. Para eles, uma mulher tomando a liderança em QUALQUER série é algo imperdoável. Outra coisa imperdoável para esse tipo de Toku-fã são heróis machos fazendo atividades consideradas (na cabeça deles) “femininas”, como dançar, cozinhar, fazer faxina, cuidar de crianças e etc. Também possuem a tendência de assistir os tokus mais por causa das cenas de ação e de luta do que pela história em si. Para eles, a série pode ter uma história ruim, mas, se tiver uma boa pancadaria, a série é boa. Geralmente são bem intolerantes. Num grupo de Face, costumam usar linguajar chulo para se dirigir as mulheres das fotos mostradas. Geralmente, também usa termos meio vulgares para as meninas do grupo em si, para mostrar que é “macho”. Esses já são mais difíceis de lidar.



Tem aquele que nós chamamos de “mancheteiros” ou “viúvas da Manchete”. Não precisa NEM dizer do que se trata, né? São aqueles que assistiram a geração Manchete de 87-93 (lembrando, apesar do termo “mancheteiro” se referir a emissora Manchete, essa classe de fã abrange os tokus que passaram em outras emissoras, como Band, SBT, Globo e Record na fase áurea). Esses são mais difíceis de lidar do que os “machões”. Para eles, tokus só existem os que passaram nessa fase de 1987-1993. Não aceitam nenhum pré ou pós Manchete. Nos grupos de Face, costumam passar o dia printando fotos de tokus manchetianos para postar e esperar alguma curtida ou uma pessoa comentar os personagens (que eles já sabem de cor) e a fala apresentada na cena. Também passam o dia nos grupos exaltando as séries da Manchete votando em personagens populares para ganharem de outros personagens, mesmo admitindo que não conhecem outras séries, só para que os que marcaram a sua infância se tornem os mais “populares”. Geralmente, não aceitam que falem de outras séries pré e pós Manchete.



Tem aquele da “old school”. Esse é parecido com os Mancheteiros. A única diferença é que ele abre a cabeça para séries pré-manchetes, no caso, para séries dos anos 60 até 1990. Fora isso, ele tem dificuldade de aceitar algo mais moderno, principalmente dos anos 2000 pra cá. Geralmente, preferem o charme do clima sério dos seriados antigos e possuem uma tendência para explosões ao natural dessas séries. Ou seja, não ligam para a parte estética dessas séries. Num grupo de Face, geralmente, gostam de achar que somente as séries antigas são melhores e acabam as exaltando demais. Geralmente, não aceitam que comentem de séries mais novas. Acham que o “modernismo hipócrita” é a causa da decadência dos tokus no Brasil. Por não aceitarem esse tipo de “modernismo”, são bem intolerantes a séries mais novas e as julgam sem ao menos conhecer mais da metade de uma série. Geralmente, assistem SÓ um ou dois episódios para julgar e condenar uma série e julgam as séries da sua geração como superiores. 



Tem o da “new school”, que é composto geralmente pelos mais jovens. Acostumados a CGs, dão mais primazia a efeitos especiais mirabolantes do que a série em si. Geralmente, possuem uma tendência a repararem na história. Gostam do visual moderno adotado nas séries atuais e rejeitam o visual das séries antigas. Possuem uma forte tendência a assistirem séries antigas só para acharem defeitos, como espadas de borrachas, cordinhas levantando os heróis em vôos e etc. Nas enquetes, costumam votar nas séries modernas mais por ser fã do que pelas qualidades delas em si. Esse tipo de fã não é fã de se meter em discussões, preferindo se abster. Nos grupos de Facebook são mais discretos, pois sabem que a maioria de toku-fãs são da old school e mancheteiros, que são defensores são defensores ferrenhos de suas séries favoritas.

Bem... esse é o perfil dos toku-fãs de hoje em dia na internet e nos grupos de Facebook. Em qual deles vocês se encaixam? Vocês concordam com as definições? Existe mais algum tipo de fã que passou despercebido? E agora? Vamos nos expressar, povo... 

2 comentários:

  1. E o fã mais casual? Eu sou desse tipo. Embora eu seja mancheteiro, tem series atuais que são legais. Como por exemplo Samurai Sentai Shinkenger.

    ResponderExcluir
  2. Acho ce é o Fã de boa, prefere as antigas mas gosta de novas tbm. Lembrando que o texto do Rodrigo é com os tipos principais de tokufã, não, exatamente todos

    ResponderExcluir