quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Um Ano de Reboot da DC, E ai? Parte 1

Fala cambada, esse mês a Panini começa a lançar aqui no país Os Novos 52, o Reboot/ Relauch/ Samba do Criolo Doido que a DC fez em 2011, logo após a saga(muito divertida) Flashpoint. Oboviamente que as coisas não sairam exatamente como prometido, a ideia era que, Os Novos 52, fossem uma porta de entrada para novos leitores que não precisariam ter 60 anos de cronologia na cabeça pra entender, mas que, na verdade, foi feito pra alavancar as vendas, já que a DC sempre tomava um sacode da Marvel no ranking de vendagens, fazendo assim, que milhões de nerds como eu e você gastassem seu rico dinheirinho comprando a revista, seja em papel ou digitalmente(menos da galera que baixa scans). Mas e ai, o que aconteceu nesse primeiro ano do Reboot? Teve coisas boas, coisas ruins, coisas confusas, coisas que me surpreenderam(sim Mulher Maravilha, to falando de você) e coisas que PUTA QUE PARIU DC,WTF? Mas vamos por partes.
Pensei em começar explicando mais ou menos o que levou a DC a Rebootar a porra toda, mas como tenho certeza que ninguém vai ler ou se preocupa em saber, mesmo assim vou dar uma boa resumida: DC levando cacete da Marvel em vendas, Didio chama as "cabeças criativas" e fala "Vamos Rebootar a porra toda pra vendermos mais e atrair a galera da nova geração, mas não tudo, afinal, Batman e Lanterna Verde vendem bem". E é claro a galera(leia-se Johns, Lee e Morrison) fez, afinal, o Bigodudo é o chefe(pelomenos até o Johns ou o Lee tomarem o cargo) e ai virou aquela zona, primeiro disseram que, a grosso modo, tudo o que aconteceu depois de Crise nas Infinitas Terras até Flashpoint valeu e é considerado na cronologia, mas está comprimido em 5/ 7 anos de cronologia, só que isso deu várias merdas e incongruencias, mas e dai? As vendas subiram; herois trolados fizeram sucesso, se tornaram "fodões"(sim Aquabucha, estou falando de você) e renderam $$$ pra DC, ou seje. o plano deu certo, eles não vão se preocupar com coisas insignificantes como cronologia ou buracos de roteiro. O importante é que funcionou e a DC superou a Marvel e ganhou milhões.

Mas vamos começar com as analises dos titulos, e como no Brasil lemos pela dona Panini(que ta aumentando demais os preços dessa porra, depois reclama da galera que lê scan), vou falar dos mixes, mas como é um tanto bom de revistas(incluindo os exclusivos pra comic-shop), esse post vai ter mais uma ou duas partes, mas vamolá Kyoryuger, os mixes dessa primeira parte do post são: Superman, Batman, Lanterna Verde, Liga da Justiça, Flash, Universo DC e A Sombra do Batman
  • Superman

  1. Action Comics: Grant "Bruxo Careca" Morrison e Rags Morales foram encarregados das histórias principais da revista, e contar os primeiros anos do Azulão. Se passando mais ou menos 2 anos antes da primeira edição de Liga da Justiça, conta o inicia da carreira do maior heroi da Terra, seu primeiro encontro com Lex Luthor, sua origem é recontada a lá Morrison, de um jeito muito foda, contando um poquinho melhor como e por que Kal-El foi enviado pro espaço pra se salvar da destruição do planeta. Seu encontro com os Kents, sua adolescencia, seu encontro com a Legião, o surgimento de Brainiac, a morte e o retorno de Clark Kent, histórias backup do Aço e do Superman da Terra 23(O Superman Obama), e é claro, a saga que encerra o primeiro ano da revista rebootada, a saga do do Capitão Cometa, O SUPERMAN ESQUECIDO, que reforça algo sobre a Multitude(que vai destruir o mundo), apresentado no encontro com Brainiac. Action Comics foi, pra mim, uma das melhores revistas do Reboot, mostrando um Superman mais pró-ativo, sem ser babaca ou não lembrar o personagem que todos nos acostumamos, mostrou também o super intelecto dele sendo usado para salvar Lois. 
  2. Superman: George Pérez e Jesus Merino foram os responsáveis por contar as hitórias do Super no presente(ou seja, 5 anos depois da invasão de Darkseid a Terra, ocorrida em Liga da Justiça) e...putz, que decepção. Não sei por que(provavelmente por que ele ta seguindo diretrizes da empresa), mas o Superman do Pérez é muito estranho, inclusive do Superman de Action Comics e da Liga, meio emo, solitário, sem personalidade e o principal, não sendo o simbolo de inspiração que sempre foi. Seu lado Clark Kent, é ainda mais estranho, entende-se que ele tem uma queda por Lois, mas não admite nem pra si mesmo, trata a si mesmo como outra pessoa, como se, pra ser Clark ele tenha que ser, literalmente, outra pessoa(ta, na frente dos outros é entendivel, mas não quando ta sozinho), parece que ele tem dupla personalidade aonde uma é o oposto da outra e nao interagem ou se completam. Eu sou fã do Pérez, mas ele fez merda no Superman. Só melhora com a entrada do Dan Jurgens.
  3. Supergirl: Uma das poucas revistas que realmente foram rebootadas, tanto que começa com a chegada ela a Terra e, sem entender porra nenhuma e cercada por robos, começa a atacar todo mundo e se assusta com o fato de ter poderes. Pelo fato de ter saido de Krypton já adolescente, Kara, não acredita em Superman, que diz ser seu primo, Kal-El, que, quando ela foi enviada pra Terra, era só um bebê. Sendo atacada desde a hora em que apareceu, seja por terraqueos, seja por seres magicos, ou ainda, armas vivas de Krypton, o que torna ela extremamente desconfiada de tudo e todos, pelomenos, até conhecer Siobhan e, posteriormente, seu irmão, Tom, seus primeiros amigos(sendo Tom, sua primeira paquera) que a entendem, graças a seus poderes magicos(eles são Banshee's) e tentando entender o que aconteceu com Krypton, sua familia e suas memórias.
  • Batman

  1. Batman: Nesse primeiro ano, Batman descobriu sobre a sociedade secreta d’A Corte das Corujas, tão secreta que até mesmo o morcego(tambem conhecido como O Senhor Fodão que ta sempre certo) não acreditava em sua existencia. A Corte, decidida a acabar com todos aqueles que atrapalhavam seus planos e projetos pra Gotham, mandam seu assassino, o Garra, para matar o primeiro alvo do Grupo, Bruce Wayne, que, depois de cair na porrada com o Garra, recupera o corpo do vilão e descobre que, mesmo tendo caido da torre Wayne, continua vivo graças a um soro especial e que, além disso, o Garra é bisavo de Dick/ Asa Noturna. Mas A Corte ressita outros  Garras antigos e dá ordem para que matem todos os inimigos dele, Batman reune todos os aliados possiveis pra salvar as pessoas da lista(incluindo Jason Todd/ Capuz Vermelho, personagem que só eu gosto e as Aves de Rapina). Bruce vai descobrindo os planos deles e sua manipulação e influencia em Gotham, tanto que foram capazes de convencer um membro da corte de que ele era Thomas Wayne Jr, irmão de Bruce que deveria estar morto, algo que, ainda não se sabe se é verdade. Corte das Corujas foi um otimo começo pro morcego no Reboot, a arte de Greg Capullo é fantastica e o roteiro de Scott Snyder é muito bom e envolvente, mesmo que tenha me lembrando um pouco a saga Batman RIP, com o esquema da Luva Negra e talz.
  2. Detective Comics: No primeiro numero, somos apresentados a unica aparição do Coringa no ano ele passou o resto do tempo comendo a tia do Batemá, arrancando aonde teve seu rosto arrancado pelo Criador de Bonecas, um novo vilão com um grupo deformado. Acompanhamos também Bruce desenvolvendo mais um dos seus romances clássicos com a reporter Charlotte, enquanto conhece os novos vilões que vieram a Gotham. Tony S. Daniel faz boas histórias na revista, sendo bem mais detetivesca das 3, a arte é muito boa e a narrativa também, é mais leve e com pouca conexão com A Noite das Corujas, focando-se mais, nos novos vilões e no romance de Bruce.
  3. Batman, O Cavaleiro das Trevas: A revista tem como um dos principais vilões o Espantalho, fazendo novos experimentos com o seu soro do medo, misturado ao veneno do Bane, criando um novo tipo de soro especial, que alem de dar força sobre-humana, dá também um tipo de "clareza" ao usuário. Também conhecemos Forbes, um agente do departamento de assuntos internos da DPGC, que é um pé no saco, colocando mais pressão em Gordon para que ele entregue Batman, e o coitado já ta no limite, principalmente com a fuga em massa do Arkham. Bruce faz várias conjecturas sobre si mesmo, admitindo temores, principalmente o de ele falhar, seja com sua familia, amigos, amores ou com a cidade.
  • Lanterna Verde

  1.  Lanterna Verde: Hal Jordan foi chutado do cargo de Lanterna Verde pelos guadiões, que, tiveram também a ideia genial de trazer um certo Taal Sinestro devolta a tropa, mas não significa que ele tenha gostado muito da ideia, e acabam descobrindo um plano dos Guardiões para destruir a tropa e a substituir pelo Terceiro Exercito.
  2. Tropa dos Lanternas Verdes: Depois de John e Guy perceberem que nunca conseguiram uma vida civil normal, eles e outros lanternas investigam genocidios e roubo de ecossistemas de planetas, alem de assassinatos de lanternas verdes, que tem seus dedos anelares arrancados. Logo, descobrem que os responsáveis por isso são Os Vigias(não, não é a raça do Uatu), uma raça que era responsável por vigiar as baterias dos lanternas(mostrando que eles nao tiravam elas "do nada"), mas que foram traidos pelos smurfs alienigenas do inferno, e por isso planejavam se vingar. Durante o ataque, John mata um lanterna que ia entregar "a chave pra entrar em OA", o que ia fuder a porra toda, e, posteriormente, é julgado pelos lanternas alfas e considerado culpado, o que é claro, deixa Guy e todo o resto da tropa putaços e ai começa uma porradaria entre LV Vs LA, que acaba com o exterminio dos alfas, por um deles, que percebeu que eles haviam se corrompido com tanto poder. Com isso os guardiões decidem que o melhor é acelerarem o projeto do Terceiro Exercito.
  3. L.V - Novos Guardiões: Kyle Rayner acaba recebendo um anel de cada tropa, sendo procurado(e atacado) por representantes das mesmas, parte me busca de respostas. Depois de muita merda(com direito a Kyle virar lanterna branco por algum tempo e uma luta contra os guardiões), eles se unem ainda em busca das respostas, e acabam descobrindo a nave de Invictus, o Planetário. A nave é do tamanho de uma galaxia e tem vários planetas, e Invictus faz parte de uma antiga e foderosa raça alienigena que foi exterminada pelo Agente Laranja, que agora, deseja se vingar. Depois dos "Novos Guardiões" ajudados pelo Agente Laranja e por Sayd, derrotam Invictus e finalmente descobre que a Smurf é, na realidade, a ladra dos anéis, no fim, os Power Rangers Lanternas se desfazem, mas nao por muito tempo.
  • Liga da Justiça

  1. Liga da Justiça: Ahh pra começar eu tenho que dizer que eu nunca li uma primeira edição tão rapido na minha vida, e sabe aquela sensação de "Caraca, eu preciso saber o que acontece depois disso", então, eu não tivesse essa sensação. Tudo bem, foi a primeira revista do reboot lançada e talz, mas porra, todos os herois caem de paraquedas, e no decorrer dos numeros, a história não evolui ao ponto de ser realmente empolgante, não que seja um lixo, não é isso, mas falta aquela empolgação de "Estou Lendo A Nova Origem Da Liga Da Justiça!" e isso te faz broxar. Os desenhos do Jim Lee são... bem desenhos do Jim Lee, mas um pouco menos "dedicado a punheteiros" do que nos anos 90. É uma história razoavel, mas no geral, muito fraca pra ser a apresentação dos medalhões da editora, e..puta que pariu, o Johns não sabe escrever o Batman de jeito nenhum, genésio.
  2. Liga da Justiça Internacional: Extremamente divertida, essa aqui é a minha revista favorita do Mix. Gladiador sendo o Gladiador(que, se eu nao me engano ele se lembra do universo anterior) e...puta que pariu, é muito divertida. Leiam que ces vão entender o que eu quero dizer.
  3. Capitão Atomo: Vou mentir não, nao consegui ler. O desenho é legal mas a história é muito chata.
  • Flash


  1. Flash: O roteiro do "manalato" é muito bom. Divertido e prende a atenção, reapresentando personagens da galeria de vilões de um jeito muito foda, destaque para o Capitão Frio e a Patinadora, que se mostra uma puta estrategista. Apresenta também, Patty, a namorada de Barry e, além de Iris West, e rola uma parceria de trabalho bem legal(quanto tempo vão demorar pra se pegar? Façam suas apostas). A força, de aceleração é apresentada de um jeito muito legal, colocando o Barry,  cm o escolhido dela, mas, deixando claro que, existiam outras pessoas que conseguem acessá-la, parcialmente. Ou seja, conseguiram tornar o Barry o velocista fodão sem precisar apelar, né Sr. Geoff Johns.
  2. Arqueiro Verde: Começou de um jeito estranho pra mim, ouvia fakar que eke seria mais ou menos como era em Smallville, e não foi exatamente o que aconteceu. Tá, ele até parece um pouco, mas ele perdeu muito do carisma e suas ações eram inconsequentes demais. Adorei os ajudantes dele e acho que a revista melhora apartir da edição 8, aonde começa a (re)nascer o caracter questionador e preocupado com as pessoas normais, e isso é muito animador.
  3. Exterminador: Isso aqui só presta até a edição 8, a trama que que o Kyle Higgins cria é razoavel, apresenta bem  o personagem e suas motivações, nada de excepcional, mas, tendo em vista que apartir da edição 9, quem assume é o "brilhante mestre da anatomia e primoroso roteirista", Rob Liefeld, as edições anteriores foram EXCELENTES. Cara, o que ele fez com O MAIORAL foi de chorar de raiva.
  • Universo DC
  1. Aquaman: Ta ai, uma das revistas que mais me surpreenderam. Todo mundo que lê esse trem, sabe que eu não gosto da maioria dos trabalhos do GJ, mas também sabem que acho que ele é um bom escritor de personagens pequenos ou sem moral(como é o caso do Aquaman). A história é legal por que ela é semi rebootada, e faz piada com o Aquaman, que é super sacaneado por todo mundo e tem que se controlar pra nao matar as pessoas, e descobrimos coisas sobre Atlantida e o passado do de Arthur com Os Outros. Simplesmente uma das melhores revistas do Reboot, sem contar que a arte do Ivan Reis é simplesmente fantastica.
  2. Mulher Maravilha: A outra revista que realmente me surpreendeu, eu nunca gostei de MM como personagem(pra mim ela é só uma piranha gostosa com poderes) mas essa versão do Azzarelo ficou do caralho. A saga voltada pro mundo dos Deuses, com Diana protegendo a filha de sua amiga Zola, que depois de uma "fugidinha" com Zeus(caralho, eu usei a palavra fugidinha, que merda), e foi profetizado que um filho do grande Z mataria um deus e seria o novo Rei do Olimpo. O Surto dos deuses, psicados com "O bebe tem que ser o catarrentinho que vai matar um deus", perseguem(e alguns ajudam por seus próprios motivos) a criança que ainda nem nasceu. O roteiro é muito bom, empolgante e te prende, a arte do Cliff Chiang é simplesmente fantastica e cabe perfeitamente na Piranha Maravilha.
  3. O Selvagem Gavião Negro: Essa aqui é uma das histórias que você simplesmente pula no mix. História fraca, você não se apega a nenhum personagem, nem mesmo ao Gavião Negro. As perguntas das quais Carter procura as respostas não te deixam com aquela sensação de "eu preciso saber o que é isso", na verdade te deixam com sono, e nenhuma revelação é realmente importante ou algo do tipo "Caraca, era isso. Puta que Pariu que foda!", na verdade é bem o contrário, o roteiro do Tony S. Daniel é muito fraco, mas quando Liefeld começa a escrever...genésio, que merda. A unica coisa coisa boa é a arte do Joe Bennet, por que de resto...
  4. A Furia do Nuclear: Olha, sendo bem sincero, achei essa história muito idiota. Dois adolescentes que tem birra um do outro simplesmente por causa da criação que os pais lhe deram é muito, sei lá, anos 60, com preconceito sem motivo.
  5. Senhor Incrivel: Apesar de ter ouvido muita gente reclamar que a série era confusa e não sei o que, eu realmente gostava muito das histórias. Gostava do jeito mais "viajado" da revista e da ligação dele com a Karen/ Poderosa e com a Terra 2. Muito boa mesmo a revista.
  6. OMAC: Puta que me pariu, que troço chato, mal escrito, com desenhos que são ok, mas nada que te prenda a atenção. Não são histórias que mereçam ser, realmente, lidas.
  7. Falcões Negros: Gostava do clima G.I Joe da revista. Divertida, com boa porradaria, roteiros que nao insultam nossa inteligencia, mesmo que nao sejam lá essas coisas, divertem e entretem. Os desenhos também são bem legais. Pena que a revista rodou.                                                               Alguns titulos entraram no mix apartir da edição 8/9 e por isso, falarei só se vale ou nao apena ler o essas histórias.
  8. Terra 2: Melhor história do mix pra mim, pra galera que é fã da Sociedade da Justiça, sigam que é foda(e nao reclamem do Alan ser gay, ele é foda e continua sendo o melhor lanterna verde de todos TOdos TODOS!!!).
  9. Melhores do Mundo:  Outra puta revista, é a ponte de ligação entre a Terra principal e a Terra 2.
  10. Homens de Guerra: Sendo sincero, eu nem li.
  11. Desafiadores do Desconhecidos: Muito legal e quero continuar acompanhando(Espero que dure mais tempo por aqui).
  • A Sombra do Batman
  1. Batman & Robin: Simplesmente foda. A relação conturbada(e zoada) entre pai e filho é fantastica. Bruce sendo o senhor fodão, que não aceita ser questionado, cabeçadura, e sempre desconfiando do pirralho(desmedidamente, diga-se de passagem) que tem que lidar com Damian, que mesmo parecido com Bruce em muitos aspectos, tem que lutar constantemente contra os impulsos que tem pela criação da mãe Talia filhadaputa Al Ghul(A Maria do Bairro do Capiroto Exu Sem Luz). O Confronto com Morgan Ducard que, tenta, manipular e corromper Damian para atingir Bruce(falhando miseravelmente e, aparentemente, indo pra terra do pé junto) é foda. O primeiro ano termina com a aparição de Terminus, que odeia o morcego e quer exprudir Gotham, mas obviamente, não rola(afinal, ela já foi destruida em Terremoto).
  2. Batwoman: Outra HQ que eu não consegui ler, eu tenho birra da personagem desde que ela virou uma chata apaixonada pela Renee Montoya.
  3. Bat Moça: Essa aqui é foda, eles não excluem a piada mortal, mostram que não faz muito tempo que Barbara voltou a andar e ela ainda tem "fobia" de armas de fogo pelo que aconteceu. Ela tentando se readaptar ao manto de heroina, seus conflitos com vilões, velhos amigos(e amores)  e com novos amigos(sua colega de quarto, principalmente). É foda demais. A rivalidade inicial com a  Detetive Melody e o confronto com a Batwoman foram muito bons. A revista é foda, o roteiro da Gail Simone é bem escrito e bem amarrado(sou fã dela, diga-se de passagem) e o desenho também não deixa a desejar.
  4. Mulher Gato: Não sei se é por que não gosto da personagem, mas achei muito chato. Vira e mexe o Batman aparece e eles tem uma briguinha de casal, o velho joguinho de gato e rato desses dois tem desde sempre.
  5. Capuz Vermelho e os Foragidos: Jason Todd(O Robin que é odiado por modinha), Estelar(que virou uma puta louca viciada em sexo) e Roy Harper(O Ex Parceiro Noia do Arqueiro Verde) fazem dessa a melhor e mais divertida história do mix(na minha opinião de merda, que sempre está certa). O grupo se junta e acabam criando uma amizade de um jeito não convencional, divertido e bem desenvolvido, Jason tentando não mostrar que se importa com os outros dois, Kory que tem uma ligação emocional com Jason, fingindo não se lembrar de Dick(não fica claro de como os dois se conhecem, mas da a entender que tiveram um relacionamento) e Roy tentando se adaptar a dupla. É muito divertido e bem feito, NÃO É NADA DE NOSSA SENHORA QUE HISTÓRIA FODA, mas é bem divertido
  6. Batwing: David investiga uma série de assassinatos ao herois conhecidos como O Reino e acaba encontrando o pseudo heroi sociopata, Massacre(um tipo de Justiceiro Tribal e psicótico), e logo descobre que eles tem um lanço(eles são Irmãos, manos, brothers, kyodai e isso não é spoiller desgrama). Depois de enfrentar a noite das corujas, logo acaba encara o tirano super poderoso chamado Deus da Batalha(é esse o nome do desgraçado se nao me engano, mas minhas revistas estão longe pra eu conferir) que planejava um genocidio em massa. A revista é bem divertida, não é fantástica, mas vale a leitura. 
  7. Asa Noturna: Dick volta para o circo Harley e não é bem recebido por todos, mas a história é muito legal, ele, agora sendo o dono, tentando administrar não só financeiramente o circo e tendo que lidar com seu lado super heroico. A descoberta de que ele seria um Garra se não tivesse sido adotado por Bruce e sua mudança para Chicago tornam a história foda, mas até ai eu sou muito fã do Asa Noturna, mas é muito foda.
Bem cambada, é isso, espero que tenham gostado e em breve(ou nem tão breve, sai a segunda parte), Inté o/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário