quarta-feira, 5 de junho de 2013

Perfil - Fantasma

Então cambada, como estou sem tempo essa semana, vou pegar lá do ENQUADRINHADOS o perfil do Fantasma, blog parceiro ta ai pra isso. Curtam ai cambada por que ficou foda. 


Muito bem, o Espírito que anda foi um dos primeiros heróis( o primeiro a usar uniforme) pertencendo um pouco antes da Era de Ouro dos quadrinhos, a obscura Era de Platina. Mas o personagem já era um prenúncio do que viria nos anos seguintes.

Criado em 1936 por Lee Falk, o Fantasma é uma lenda da Selva. Se Batman toca o terror na cidade de Gotham, Fantasma é o encapuzado que toca o medo na selva ( especificamente na região de Bangala((alusão a Bengala,mas sabe como é, nos quadrinhos cidades fictícias permeavam as páginas). Uma lenda da selva pois segundo os nativos, o Fantasma há mais de 400 anos protege as pessoas e combate a pirataria (do mar, :p)
O segredo disto é devido ao Fantasma ser na verdade uma tradição passada de pai para filho. Há muitos anos(séculos na verdade) um sobrevivente de um ataque pirata, chamado Walker( não confirmei o primeiro nome) conseguiu sobreviver em uma ilha e fez um juramento, o de se tornar o Fantasma e combater o mal. para dar impulso a esta lenda, decidiu que o Fantasma deveria ser uma idéia, alguém que desse a impressão de ser uma pessoa imortal. Portanto, desde então fantasma tem filho e ensina a próxima geração a sucede-lo. As aventuras que estamos acostumados a ver são as do 21º Fantasma, Kit Walker, que já pegou o uniforme sendo considerado uma lenda imortal por piratas, nativos e outras ameaças.

"Juro dedicar minha vida à tarefa de destruir a pirataria, a ganância, a crueldade e a injustiça. E meus filhos e os filhos de meus filhos me perpetuarão".
Eis o juramento da caveira.

O Fantasma usa um uniforme roxo, acompanhado por 2 pistolas e um par de anéis( um para marcar quem ele protege e outro para marcar quem ele "amaldiçoa", geralmente suas vítimas).
A grande sacada da série é que podemos ter o Fantasma atuando em diversos períodos históricos, devido a todas as suas aventuras constarem nas Crônicas do Fantasma ( sim, as gerações futuras lêem o que aconteceu com os Fantasmas anteriores para fazerem referências ao passado em seus discursos, aumentando a aura de "imortal" que cerca o personagem.

Ok, a base do Fantasma é a montanha da caveira, repleta de tesouros e seus ajudantes são a tribo dos Bandar, especificamente a família do engraçado Guran é a única que sabe que o Fantasma não é imortal porra nenhuma, mas ele não é besta de soltar o segredo. Capeto é seu cachorro e Herói o seu cavalo branco. Em algumas HQs brazucas temos o Gorila careca, o estegossauro Stego habitantes da Ilha do Eden. Há também um guri que o Fantasma meio que adotou, Rex.

Suas aventuras são leves e descompromissadas e o personagem tem um apelo forte. No Brasil e em vários locais do mundo foi considerado um grande sucesso, tendo suas histórias americanas traduzidas e devido a tamanha demanda de histórias do personagem, algumas aventuras foram criadas no próprio país de publicação, como aqui no Brasil....aonde brasileiros escreveram muitas histórias do Fantasma. Já o uniforme do herói é outra polêmica. Nos EUA originalmente é roxo(deveria ser cinza, mas o roxo caiu melhor na hora de ir a gráfica e ficou roxo mesmo). Em outros países da Europa e no Brasil ele foi lançado com uniforme vermelho durante décadas, sendo adotado o visual original no fim dos anos 80 já na editora Globo( ele passou por várias editoras no Brasil e nos EUA).
Mas existem países em que seu uniforme é azul ou mesmo marrom. Falando em editoras, deve ter sido o herói que já passou por mais editoras e publicações ( isso no Brasil e no exterior também) tendo passado por periódicos, revistas como O Gibi, do grupo Globo e outras editoras como EBAL, Saber, L&PM, Livraria Civilização, Opera Graphica, Editora Activa (selo da Opera Graphica),11 Nova Sampa18 e Mythos Editora. Mas outras lançavam ainda edições especiais também. Ou seja, ser colecionador do Fantasma é tarefa para gerações!!!

E a pergunta que vem...por que o personagem caiu em esquecimento? Bem, culpem os anos 80, com a praga mutante quiróptera...dignos são os quadrinhos que não sucumbiram a onda de X-Men e Batman nos anos 80,90. Fantasma deixou de ser publicado no nosso país, mudou de editora no exterior, indo para a DC Comics, ( mas láááá no começo foi publicado também pela Marvel nos anos 50 e nos anos 90 voltou a marvel)e dentre outras editoras migrou, em algumas com êxito e em outras com uma descaracterização grande do personagem( eu curti a ida do personagem para a Dynamite Comics)

Mas o lado bom é que mesmo com histórias sem cronologia bagunçada ou complexa, o Fantasma envelhecia. Ele casou e teve filhos!!! A mocinha de suas histórias era Diana Palmer,funcionária da ONU,que em alguns anos subiu ao altar e foi lavar a louça da Caverna da Caveira. Em alguns anos tiveram um casal de filhos: Heloíse e Kit Walker( que com certeza viraria o 22º Fantasma). Cronologicamente, o Fantasma dá uma lição em personagens tão rebootizados hoje em dia que sempre se tornam sombras do que um dia foram.
Quem quiser baixar hqs do herói vá em http://fantasmabrasil.blogspot.com.br/ o mais completo sobre o Fantasma com várias opções de download.
Uma coisa é certa: O personagem não se restringiu apenas aos quadrinhos. Foram feitos filmes e desenhos com o personagem.

Bem cambada, valeu Agustin, por facilitar a minha vida com esse post. Inté mais cambada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário