sábado, 3 de novembro de 2012

Pai da Criança - Jim Lee

Olá cambada, dessa vez vou falar sobre mais um dos icones dos quadrinhos, Jim "não sei desenhar pés e rostos" Lee. Astro responsável por lançar um padrão seguido por toda a industria quadrinisticas e por ser um dos criadores da Image. Com um séquito de seguidores que sempre compram os trem mal desenhados pelo Sul Coreano.


Nascido como Yong Chul, em 11 de Agosto de 64, em Seul. Mudou-se com a familia para os States e, mesmo estudando artes, formou-se em medicina, em Princeton, Nova Jersei(lugar que segundo o Kevin Smith, é pior que o inferno, e nessa época, seu interesse em desenhar voltou com tudo e logo ele desistiria de salvar vidas como médico e dicidiu, inspirado nos seus idolos(Frank Miller, Kevin Nowlan, Milo Manara, entre outros), investir nessa area treinando como um louco e aprimorando seu estilo.
Em 86 conseguiu seu primeiro trabalho profissional, só que como arte finalista, na Solson Comics. No ano seguinte, depois de ter tido a sorte de mostrar seus desenhos pro então, fodão da marvel, Archie Goodwin, Lee finalmente começou a desenhar profissionalmente, largando a faculdade de psicologia, pra desenhar a Tropa Alfa.
Em 88, graças ao seu estilo(que se tornaria modelo e padrão na decada seguinte) Lee começa a desenhar o Justiceiro, revista que lhe rendeu vários fãs e melhoramento em seus trabalhos. Ficando no titulo por cerca de 18 edições, depois fez algumas edições de Conan, Transformers(quando era publicado pela Marvel) e do Capitas.
Durante sua passagem pelo titulo do camisa de caveira, Lee desenha uma história com a participação do Ferramenterine, que fez um sucesso do cacete e fez com que os chefões, fazendo com que ele assumisse os desenhos dos mutates escritos pelo velho caquetico Chris Claremonte, ajudando, inclusive, no roteiro(quem conhece quadrinhos sabe q o Claremonte é um roterista complicado).

Em 91 veio o seu auge, X-Men 1, que vendeu 8 milhões de edições, 8 MILHÕES PORRA e no ano seguinte, ele e seus chegados Todd Mcfarlane(O maior filho da puta do mundo)Rob Liefeld(O Pior desenhista do Mundo), Mark Silvestri, Erik Larsen e Jim Valentino criaram a Image, com selos individuais e universos independentes de cada um. Mas a criação mais famosa dele é o selo WildStorm, com seu titulo principal, Wild C.A.T.S(Esse titulo foi tão foda que até o Alan Moore escreveu saporra).
Depois do Massacre, Jim Lee foi um dos responsáveis por recontar as origens dos herois mortos. A principio comandando Quarteto Fantastico e do Latinha, mas que logo assumiria todos os titulos, inclusive, editá-las, e apesar do trabalho fudido, deu certo(só que não).
Em 97, criou o titulo Poder Divino, desenhado e escrito por ele, e fez um sucesso relativo.
No ano seguinte, vende a Wildstorm pra DC, que manteve o universo separado do seu(graças ao bom Deus que não tiveram a ideia idiota de colocar os personagens do Authority e da LJA num mesmo universo...opa, perai, não é isso que ta rolando no reboot produção???).
Em 2001, depois de um tempinho na quarentena, desenhou o Imagine Stan Lee(a onde o velho safado, recria os herois da DC do jeito dele, mas a Marvel não é isso???RAAATIIINHOOO), mas voltou aos holofotes com Batman Silencio, história premiada escrita por Jeph Loeb.Juntou-se com Brain Azzarello em 2004 e fizeram "Superman- Pelo Amanhã", que vendeu mais pelos desenhos do que pela história, sejamos francos.

Em 2005, junto com um dos seus idolos, Frank Miller, fizeram(e ainda nao terminaram essa porra) All Stars Batman & Robin. No ano seguinte, voltou aos Wild C.A.T.S, dessa vez escritos por Grant "careca" Morrison.
Em 18 de fevereiro de 2010, Jim Lee foi anunciado como o novo co-editor da DC Comics ao lado de Dan DiDio, ambos substituindo Paul Levitz.

E atualmente desenha Liga Da Justiça Rebootizada(se bem que ja levou uma bica de lá e quem vai desenhar é o Ivan Reis, o que é bom) e vai rebootar seus Gatos Selvagens.
Bem galera, esse é um pequeno resumo da carreira do Coreano Chines de Tokyo, do qual, sendo bem sincero, nao sou, nem de longe fã do cara, e acho ele um editor muito melhor do que desenhista, mas foda-se, afinal, eu não mando na DC.

Inté cambada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário