segunda-feira, 11 de junho de 2012

Pai da Criança - Neil Gaiman


Neil Gaiman, um dos meus autores favoritos, e não só pelos quadrinhos fantasticos que ele escreve, como Sandman e Orquidea Negra, mas pelos livros fodasticos dele.

Gaiman, Nascido em Portchester, Inglaterra em 10/11/1960, começou sua carreira em Londres como escritor, mas depois de ser rejeitado, decidiu tornar-se jornalista com a ideia de que isso o ajudaria posteriormente. Seu primeiro trabalho "solo" foi uma biografia do Duran Duran, que segundo o próprio Gaiman: "eu escolhi Duran Duran, porque eles tinham feito menos coisas. Então, deduzi que seria um livro menor para escrever! (risos)".


Nos quadrinhos, seguindo a ideia que seu amigo Alan Moore deu, seu primeiro trabalho é Violent Cases, A história foi publicada em 1987, nela podemos acompanhar a história de um garoto, que na verdade é a lembrança do próprio narrador, que relembra um fato fantástico ocorrido durante a sua visita a um osteopa (espécie de fisioterapeuta). A loucura da história quando o médico começa a contar para o garoto sobre alguns fatos sobre Al Capone, seu antigo empregador, e nessa brincadeira os dois fazem um viagem no tempo guiado pelos segredos da memória, assassinatos e demais tramas misteriosas.

Depois do sucesso de Violent Cases, Karen Berger(uma lazarenta) chamou Gaiman e seu parceiro Dave McKean, foram para a DC e revitalizaram a heroina Orquidea Negra. O sucesso foi tão grande que a DC jogou outro personagem da Era de Ouro na mão dele, Sandman, e com liberdade total, Gaiman ligou o foda-se e do personagem original, só sobrou o nome. Gaiman criou um personagem (e um conceito) totalmente diferente, criando e englobando várias mitologias, tornando Sandman um clássico dos quadrinhos. E na boa, Sonho é a cara do Gaiman, e tem uma história que rola por ai, que nessa época, o ingles saia por ai pegando as cocotas para dar uns focks direto, só não sei se isso é ou não verdade.
Outro sucesso de Gaiman é Livros da Magia, que conta a história de Tim Hunter, um garoto bruxo que tem uma coruja como companheira, e não seu mau informado de merda, Tim Hunter não é cópia de Harry Potter(apesar de que a Rolling deve ter dado uma chupetada no personagem), mas o próprio Gaiman diz que são obras diferentes. Eu sou muito fão de HP, mas Livros da Magia é melhor.
Umas coisas mais legais escritas por Gaiman é Miracleman, continuando as aventuras do heroi revitalizado pelo seu amigo Alan Moore.

Quando Gaiman escrevia o livro Deuses Americanos(meu livro favorito dele), seus editores criaram um site promocional que consistia de um blog no qual Gaiman descreveria o processo cotidiano de escrever (e também revisar, publicar, promover) a novela. Depois que a novela foi publicada, o Web site evoluiu em um Web site oficial mais geral sobre Neil Gaiman, e desde então ainda adiciona textos regularmente ao weblog, descrevendo o processo cotidiano de ser Neil Gaiman e de escrever qualquer que seja o projeto atual. Partes do blog foram extraídas para a publicação na coleção Adventures in the Dream Trade.
Gaiman forjou uma intensa amizade com a cantora Tori Amos , ainda antes dessa se tornar famosa. Ela já o mencionou em mais de uma música e ele escreveu os contos que acompanham seu álbum Strange Little Girl (que aparecem no encarte do cd). Houve um boato de que Gaiman baseou o personagem Morte em Tori Amos e que já foi desmentido. Um outro personagem, no entanto, ele baseou na cantora - Delirium, também dos Perpétuos. A aparência da personagem Morte é baseada em Siouxsie Sioux.
Em 2002, Neil Gaiman entrou com um processo contra Todd McFarlane envolvendo três coadjuvantes da revista Spawn (Cogliostro, Spawn Medieval, e Ângela), criando uma empresa de advocacia só pra isso(financiou essa empresa, escrevendo a série 1602 pra Marvel, que é muito bom) e ganhou. Toma McFarlane, seu filho de uma puta.
Escreveu também pra Marvel The Eternals por Neil Gaiman (roteiro) e John Romita Jr. (desenhos) é uma mini-série em 7 edições, tendo seu início em Junho de 2006 e conclusão em Fevereiro de 2007.
Em 2007, Robert Zemeckis fez o filme de Beowulf, baseado em um script escrito por Gaiman e por Roger Avary e o diretor Matthew Vaughn e a escritora Jane Goldman levaram às telas sua versão da graphic novel Stardust, com Robert De Niro e Michelle Pfeiffer no elenco.
Bem pessoas, é isso. Se vocês não conhece o trabalho dele, primeiro de tudo: vai se fuder; e segundo, procure que vale muito a pena, nem que seja apenas os filmes baseados nos textos dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário