segunda-feira, 23 de abril de 2012

Filmes do Sentinela da Liberdade.

E ai pessoas, como vocês já sabem, semana passada estreou aqui o filme Capitão América (até fiz uma resenha, da uma olhada lá) e então, fuçando pela net, descobri filmes antigos do Capitão, anterior ao da década de 90.
Então vamos a eles.
Capitain America (1944)

A primeira aparição do Capitão América fora dos quadrinhos foi nessa série de tv quase nada fiel ao gibi, em que era encarnado pelo ator Dick Purcell. Aqui, ele é Grant Gardner, um promotor público que vive tentando acabar com os planos do vilão Escaravelho. Além de ter seu alter-ego totalmente mudado, esse Capitão usa uma arma de fogo no lugar do escudo, não tem parceiro e até as asinhas em sua cabeça sumiram, embora apareçam na arte de alguns pôsteres da série. Uma curiosidade interessante é que essa série existe dentro da continuidade do universo Marvel. Na revista Captain America 219, o próprio Steve Rogers assume o papel em segredo, substituindo um dublê baleado, a fim de investigar um espião nazista que faz parte da equipe de produção. Nos quadrinho, a série também foi retratado com fidelidade, com todas as suas diferenças em relação ao Capitão original.
Se estiverem curiosos sobre essa versão do Capitão nos cinemas, procura no Youtube que tem, só que inglês.

3 Dev Adam (1973)
Esse é um verdadeiro achado. Trata-se de um filme turco estrelado pelo Capitão América e Santo. Já o vilão da história é o Homem-Aranha, em uma versão psicopata que adora dar gargalhadas malígnas. Aqui, o Aranha é líder de uma gangue em Instanbul que inunda a cidade com dólares americanos falsificados. Para ajudar a polícia local a impedi-lo, chega à cidade uma força-tarefa formada pelo Santo, o Capitão América e sua namorada, ai você pergunta: Peggy Carter aparece nesse filme??? E eu te respondo: Claro que não seu maluco, a namorada do capita, é uma tal de Julia. Não sabe quem é? Relaxa, ninguém sabe.
O Homem-Aranha também tem uma namorada no filme, chamada Nadia, tão malévola quanto ele. O vilão também possui um uniforme desfalcado, um físico não muito atlético para alguém com seus poderes e o estranho dom de voltar da morte com facilidade diversas vezes. Santo provavelmente foi escolhido para o filme por ser muito popular na Turquia, possuindo até estátua do lado de fora de um cinema de lá. Já o Capitão, é interpretado pelo astro de ação Aytekin Akkaya e possui um uniforme próximo do original, porém sem seu escudo e as asinhas na cabeça.

Captain America (1979)

E o Capitão volta a ser retratado em carne e osso, agora interpretado pelo ator Reb Brown. Esse é o primeiro longa metragem do Capitão América, um filme para tv. A falta de fidelidade aos quadrinhos aqui até surpreende. Steve Rogers aqui é um personagem contemporâneo cujo pai foi um agente do governo na década de 40 que ganhou o apelido de Capitão América devido a seu grande patriotismo, e que foi assassinado. Steve é um ex-fuzileiro que vive como artista e resolve criar um super-herói inspirado pela história do pai. Ao sofrer um acidente grave, ele é tratado com um tipo de "super-esteróide" e se recupera, ganhando habilidades sobre-humanas, que levam um cientista do governo a recrutá-lo e dar-lhe um uniforme baseado em seus desenho. Além de uma versão vermelha, azul e transparente de seu escudo, esse Steve conta com um versão melhorada de uma van que dirigia e um tipo de super-moto. Tudo daquele jeito que vocês devem imaginar(ou não).

Captain America II: Death Too Soon (1979)

A continuação direta do filme anterior. No final do primeiro, o Capitão América aparece rapidamente com um novo uniforme, bem mais fiel ao dos quadrinhos. Mas para por aí, porque seus equipamentos que incluem o escudo transparente continuam firmes e fortes. Desta vez, ele lida com ladrões de seguro social e com um terrorista revolucionário disfarçado de comandante de uma prisão norte-americana, possuidor de um antídoto envelhecedor. Que enredo de m*rda.

Captain America (1990)

Com Matt Salinger no papel de Capitão América, esse filme foi o filme mais fiel aos quadrinhos até o momento que foi feito. Mas isso não era nada difícil, né? Nele, Steve Rogers torna-se o super-soldado durante a Segunda Guerra Mundial para enfrentar o facista italiano Caveira Vermelha. Sim, italiano. Quando o vilão lança um míssil em direção à Casa Branca, o Capitão força o tal míssil a mudar de curso, caindo no Alasca, onde Steve permanece congelado por décadas. Em 1990 (ano do filme), ele é encontrado por pesquisadores, descongelado e logo tem sua batalha final com o Caveira, que agora queria matar o persidente dos EUA devido a suas "modernas" políticas ambientais. O filme seria lançado no verão norte-americano de 1990, coincidindo com os 50 anos do Capitão América e chegou a ser promovido. Porém, teve seu lançamento adiado diversas vezes até sair somente em vídeo e tv a cabo em 1992. O motivo para isso é atribuído à baixa qualidade da produção. Mas sendo bem franco: Eu gosto muito desse filme, tá certo, é tosco, mal feito e o caramba, mas eu realmente gosto dessa tosqueira, sabe-se lá Deus por que.

Bem, é isso povo. Inté o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário