quarta-feira, 12 de março de 2014

Perfil - Popeye

"Macacos me mordam, a Olívia está em perigo! Tenho que pegar meu espinafre..." se você não é dessa nova geração que solta pipa, joga bola e como merda por um cantor de funk, provavelmente já ouviu uma frase mais ou menos desse jeito dita por certo marinheiro de antebraços desproporcionais e rosto deformado metido em algum problema para salvar a donzela esquelética e voz chata em perigo. Sim senhoras e senhores, dessa vez, o perfil é em homenagem ao primeiro super ser dos quadrinhos, o pioneiro na super força, estou falando do baixinho grande marinheiro Popeye.


Surgido da mente criativa(e dizem as más linguás, drogada) de E. C. Segar, em 1929 como coadjuvante da tirinha Thimble Theater, ajudando castor, o irmão de sua futura namorada(e piranha de marca maior), Olivia Palito. Nessa primeira aparição, ele e os membros da família Palito vão atrás da galinha magica Whiffle, que daria super força e invulnerabilidade a quem tocasse 3 de suas penas(primeiro elas ficavam na cabeça, mas já falaram uma vez que as penas ficavam na cauda), e advinha quem consegue? O mais novo membro da tripulação que se tornou o primeiro super ser dos quadrinhos(#ChupaSuperman) e, de quebra, abocanhou(Uiii) a tirinha pra si, mudando o nome para Thimble Theater: Starring Popeye The Sailor.
Claro que não demorou muito para o marinheiro virar serie de cinema(lembrem-se crianças, não existia TV, os episódios dos desenhos passavam na tela grande) graças aos estudos Fleischer, lembrando que a boneca Betty  Boop fez uma participação, adaptando o personagem como ele era na época, ou seja, brigão, bêbado e politicamente incorreto, o que é uma coisa muito foda, tanto que, quando apareceu nos livros Memórias de Emilia do Monteiro "Racista" Lobato, era essa a caracterização. Nessa época, nos desenhos, Popeye era realmente caolho, depois concertaram isso, pra ser o que ele é, um cara feio que ta sempre com a cara torta.
A partir das animações da década de 40, o uniforme do Popeye mudou de cor, deixando o estilo vermelho e preto(graças a esse uniforme, o marinheiro virou mascote do Flamengo por muito tempo), nessa época várias mudanças foram feitas nas roupas dos personagens e tivemos um episódio em que Popeye veio para o Brasil, tendo tentado sambar e o caramba. Mas só conseguiu com a ajuda do espinafre.
E falando em espinafre, mais uma vez, as mas linguás falam que, a ideia do espinafre era uma analogia para a maconha, mas isso é, na minha opinião de merda(e geralmente) correta, uma imbecilidade criada por maconheiros em suas viagens. Oficialmente, temos duas explicações: A primeira, o autor sempre ouvia a dica de um marinheiro bêbado e cheio de historinhas(que foi a inspiração para o Popeye), que comer espinafre o deixaria forte o suficiente pra derrubar um elefante. A Segunda é que, o autor tinha um contrato com uma fabrica de espinafres enlatados, ai vocês tirem suas conclusões. O fato é que, o consumo de espinafre aumentaram em 30%, tanto que ganhou uma estátua no Texas de 1,80 m.
Nos anos 60, produziram a série pra TV, e que, de importante mesmo é são só os novos vilões para as histórias, e mostra que a Olivia é a biscate lazarenta que citei mais cedo. Mas na década seguinte, a partir de 1978, tivemos várias séries do marinheiro produzido pela Hanna Barbera, a melhor é O Novo Show do Popeye(All New Popeye Show), que a maioria viu várias vezes, com episódios misturados com as outras temporadas dessa época. Em 2004, tivemos o filme em 3D especial de natal aonde Popeye procura pelo pai e combate a bruxa do mal, que é bem divertido e vale a pena dar uma conferida.
Em 1980, tivemos o filme do Popeye estrelado por Robin Williams, baseado nas primeiras HQ's do personagem, o que rendeu, algumas criticas ruins, mas não atrapalhou o filme, que faturou o dobro do que custou e teve um clima bem musical e fiel ao conceito original, se tiver a oportunidade de assistir, veja que é legal, mas não espere ver o Popeye do desenho "clássico" por que não vai rolar.
Bem galera, eu espero que tenham curtido o perfil, se ficou faltando alguma coisa, comentem ai e ajudem a melhorar o post. Inté mais cambada o/

2 comentários:

  1. Boa noite João!
    Muito boa a postagem e todo o blog. Mais do que um simples desenho, o Popeye é sinônimo de cultura pop.


    Gostaria de propor parceria. Tenho um Blog que também fala sobre cultura pop.
    http://pixel-pop.blogspot.com.br
    Se aceitar, é só me avisar que trocamos os banners. Parabéns e boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Olá Helder, que bom que curtiu a postagem, deu um trabalho do caramba procurar informações dele.
    Sobre a parceria, seria bom sim. Me manda seu email ou entre em contato com a gnt pelo interruptornerd@gmail.com pra conversarmos ok? Abraços.

    ResponderExcluir