quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Nostalgia no Tokusatsu - Será Que Isso é Realmente Bom


Fala cambada, só de buenas? Então, mais um texto fodaçaralho do Sr. Rodrigo Paula, aproveitem ai o texto que ta espetacular.

Antes de começar, precisamos entender o que é Nostalgia. Em suma, ser nostálgico significa sentir um misto de saudade, alegria e melancolia por algo que deixou marcas em nossa vida. Geralmente, usamos esse termo para lembrarmos coisas que marcaram a nossa infância. No cotidiano, um nostálgico tem receios de apreciar coisas recentes por MEDO de desgostar de coisas do seu passado. 

Não podemos negar que tem muita coisa no passado, principalmente em se tratando do público infantil no decorrer das décadas, que se tornam mais agradáveis de ser ver, ler, ouvir e sentir do que nos dias de hoje.

Por exemplo. Não podemos negar a EXCELENTE qualidade das músicas infantis, comparadas com as músicas de hoje. Desde o final dos anos 70 até a primeira metade dos anos 90, tivemos um bom acervo e uma variedade ENORME de música infantil. Músicas com qualidade, que divertiam, e as vezes, ensinavam, as crianças dessa época. Hoje em dia, a qualidade das músicas infantis e dos artistas infantis é limitada. Enquanto nos anos 80 para início dos anos 90 tivemos uma variedade com mais de 15 grupos e artistas dedicados ao público infanto-juvenil, a medida que os anos 2000 avançaram, esse número diminuiu para três artistas (no caso Xuxa, Patati & Patatá e Galinha Pintadinha). Apesar de serem boas, não podemos negar que as músicas de hoje não possuem a qualidade mágica e poética como as músicas de antigamente. Por exemplo, se ouvirem as músicas Algodão-doce e Guaraná da Angélica, ou Ao Mestre Com Carinho do grupo Os Abelhudos, ou senão Dona Felicidade, do Trem da Alegria, encontrarão músicas que falam de coisas simples e que passam uma mensagem positiva para as crianças. Infelizmente, a mídia moderna não investe tanto assim no público infantil. E ouso dizer que os pais possuem sim, certa parcela de culpa por isso. Adultos não conseguem mais escutar músicas infantis com as crianças de hoje em dia e acabam fazendo que os bacuris passem pelo processo da “adultização”. Festas de crianças hoje em dia só visam mostrar uma pressa em fazer com que as crianças ajam e se comportam como adultos por influência da música e dos pais. E não podemos negar que SÓ as músicas infantis de antigamente são melhores que as de hoje. Isso ocorre em QUALQUER gênero musical. Hoje em dia, o que vemos na MAIORIA das músicas de hoje é um culto e adoração ao corpo e a sexualidade, desmoralizando o valor cultural da sociedade em questão. Apesar da decadência moral da música (tanto nacional como internacional), é prudente julgar TODA uma obra de uma geração? Claro que não! Dentro dessas obras, vamos encontrar músicas boas! 

Apesar do declínio em algumas áreas, é correto julgar que, TUDO que é novo não presta? É claro que não! Como falei no início, as pessoas nostálgicas possuem um certo receio de curtirem coisas mais novas por MEDO de desgostarem de coisas que marcaram o passado delas. Mas, não podemos condenar tudo que vem da área contemporânea. Podemos aprender a descobrir coisas boas no lado contemporâneo e saber dosar as coisas, entre o passado e o presente. O que vemos numa pessoa nostálgica é a extrema pressão em querer fazer com que OUTROS aceitam o passado DELAS como a melhor coisa que existe. E não é bem assim que a banda toca a música. Vou lhes dar dois exemplos básicos de como se comportam uma pessoa nostálgica, principalmente em se tratando do mundo Tokusatsu.

No finado Orkut (sim, torcida brasileira, às vezes visito o mundo dos mortos... XDD), na comunidade do Jaspion, me deparo com dois comentários. Analisem vocês mesmo e opinem, do mesmo modo que vou opinar. Duas pessoas nostálgicas cometeram graves erros de conduta e ética. Vamos analisar (quem tiver Orkut ainda, poderá encontrar os mesmos comentários lá e, quem sabe, TENTAR raciocinar com os membros). Vamos analisar o primeiro erro:

” EU NÃO SUPORTO A NOVA GERAÇÃO E ESSE MODERNISMO IDIOTA E HIPÓCRITA!!

QUE AS SÉRIES, DESENHOS, ANIMES E TOKUSATSUS ANTIGOS VOLTEM!!

SAUDADES ETERNAS DOS CLÁSSICOS.....”

Conseguem enxergar o erro do camarada? Ele NÃO suporta essa “nova geração e esse modernismo” apresentados nas séries e animações atuais. E, por ELE não suportar, ele quer forçar que OUTROS, principalmente a geração atual, NÃO aceitem o “modernismo” apresentado nas produções atuais. Entendem o pecado apresentado nessa afirmação? Uma coisa que devemos entender é o seguinte: “Vai-se o ouro e vem o anel”. Conseguem entender o significado desse provérbio? Não adianta a pessoa EXIGIR algo que lhe agrade para os outros. As gerações mudam. Os tempos são outros. “Exigir” que a geração atual aceite na marra o que a NOSSA geração assistia soa como grotesco e egocêntrico. Vamos supor o seguinte. Imagine que, quando começasse a exibição de Changeman em 1987 e os NOSSOS pais fizessem abaixo assinados para exibirem Princípe Dinossauro, National Kid ou Agentes Fantasmas? Sei que MUITOS não curtem esses Tokus por serem antigos demais e com efeitos grotescos. Mas, imaginem se nossos pais, que curtiram esses tokus, fizessem protestos para que possamos assistir a esses Tokus? Vocês com certeza NÃO iriam conhecer esses Tokus Manchetianos que tanto veneram e, provavelmente, nem saberiam o que é toku. Estão entendendo a lógica da coisa? A atitude mais correta seria deixar que a juventude descobrisse sozinha os seus heróis, sem pressioná-los a nada. Tem muita coisa da atualidade que está perdido por aí que é BEM melhor do que passou no nosso tempo. Eu, por exemplo, não troco Ben 10 por Caverna do Dragão nenhum. Sendo MUITO franco.

O outro texto foi retirado pelo autor. Mas, os vestígios da minha discussão com ele estão lá na comunidade ainda. Ele falou algo mais ou menos assim:

“Para não dizerem que eu NÃO vi nenhum toku que não passou na Manchete, eu vi o PRIMEIRO episódio de Liveman e eu o achei tão ruim que eu pude confirmar que, SÓ o que passou na Manchete é que prestou mesmo.”

Vocês têm noção do despautério que o cidadão acabou de dizer? Ele quer COMPARAR Changeman, que ele passou a INFÂNCIA toda assistindo a exaustão e completa com um ÚNICO episódio de Liveman, que assistiu uma ÚNICA vez. E o pior, SÓ para ter o “prazer” de dizer que o que passou na Manchete é o que presta. Gente! Assistam tokus pré e pós Manchete, mas, sem o intuito de querer COMPARAR com algo que vocês estão acostumados. Tem MUITA coisa que não passou na Manchete que é BEM melhor do que as séries que passaram lá. Curtam novas séries. Expandam seus horizontes. Curtam. Vocês podem (e DEVEM) curtir novas séries que NÃO passaram na Manchete SEM desgostar das séries que vocês assistiam. Mas, se vocês forem assistir com o propósito de dizer que SÓ o que passou na Manchete é que presta, infelizmente, meus camaradas, vocês não vão curtir tais séries. Devemos entender uma coisa. As séries que passaram na Manchete NÃO estão acima do Bem e do Mal e nem da Perfeição e da Imperfeição. São apenas séries, sujeitas a falhas e acertos como qualquer outra. Colocá-las num altar de ouro só vai deixar as séries saturadas e suas mentes fechadas. 

Assim, eu concluo a minha pesquisa desse jeito: NÃO fiquem presos a UM grupo. Expandam seus conhecimentos. Troquem idéias. Colham informações, analisem, critiquem, opinem, sugiram, assistam. O mundo Toku está a mais de 50 anos no ar. Ficar preso ao que passou na Manchete de 87-93 estão se fechando. Afinal, de 87 para 93, são SÓ 6 anos. E querer ficar preso a apenas 6 anos com um mundo com MAIS de 50 anos na história significa que você gosta de ficar limitado. Vocês podem gostar de séries pré e pós Manchete SEM desgostar das séries que te marcaram. É uma oportunidade de vocês crescerem e evoluírem como espectador. Para inovar, vou tentar trazer uma vez por semana aqui no grupo, análises de séries que eu vi e que passaram na Manchete e que não passaram na mesma para vocês conhecerem e ampliarem seus horizontes. Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário