quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Estagnação – até onde vai o fanatismo do povo sobre o que causou o fim dos tokus?


Faalaa cambada, tudo beleza? Dessa vez, teremos uma matéria séria nessa bagaça e, zológicamente, não foi escrita por mim, e sim pelo Sr. Rodrigo Paula. O texto foi muito bem escrito e fala muito bem do que rola em grupos e fóruns de Tokusatsu. Mas chega de papo, bora com o texto e curtam ai cambada.


Hoje eu vou falar de um assunto MUITO oportuno que tem acarretado muitas discussões e, praticamente, tem movido QUALQUER grupo de Facebook e fóruns sobre Tokusatsus: a Estagnação (ou Saturação) dos seriados japoneses. 

Tem havido muitas controvérsias sobre o que originalmente ocasionou a queda dos seriados japoneses na nossa TV. Podemos avaliar vários fatores. 

O que devemos entender é uma coisa: cada fator apresentado e que é mencionado pelo público como SUPOSTO responsável pelo fim dos Tokus na nossa TV tem sua parcela de culpa na extinção de nossas amadas séries. Alguns em grau elevado, outros em graus medianos e outros em grau mínimo. 

Falando em grau mínimo: os tãos “famigerados” Power Rangers. Será que eles são os principais responsáveis pela queda dos tokus no Brasil? NÃO! NÃO SÃO! Mas, eles estão isentos da sua culpa pelo fim? Também não! Muitos mitos estão envolvidos sobre os Power Rangers VS Sentais originais. Um deles, por exemplo, foi o fato de muitas pessoas disserem que existia uma “cláusula de um contrato entre a Toei e a Saban onde a empresa americana exigia que a empresa japonesa NÃO vendesse séries originais para o Ocidente”. Sim, torcida brasileira! Com certeza vocês já devem ter ouvido essa história. Inclusive, eu admito a minha parcela de culpa nisso, eu era defensor ferrenho desse mito. Errei, admito. Errei SEM investigar os REAIS boatos da estória. Agora, depois de investigar bastante e colher informações com outros usuários, percebi que essa “cláusula” NÃO existe. É um mito. Um boato. Um blefe. Mas, isso significa que os PR NÃO tenha a sua parcela de culpa do fim dos tokus? Claro que não! Para as emissoras da nossa TV, se puder gastar menos para ganhar mais, melhor. E foi isso o que aconteceu. Em 1995, os PR estrearam em nossas TVs. Os tokus originais ainda eram exibidos, mas, em escala BEM menor comparado ao que foi exibido de 1988-1992. Mas, para as emissoras, que DESCOBRIRAM que as adaptações americanas são MAIS baratas e MAIS fáceis de traduzir, não seria mais viável trazer os originais japoneses. Hoje em dia, NEM os PR estão com aquela fama que tinha dos anos de 1996-2001. 

Agora sim, vai começar a real matéria. Vamos falar de algo que acontece de montão em QUALQUER grupo de Facebook e fórum sobre Tokusatsu, mas, que qualquer toku-fã não vê (ou não quer ver...). A ilustração abaixo mostra o que eu quero dizer (e que foi isso que me fez escrever sobre Power Rangers um parágrafo acima). Vocês conseguem REALMENTE entender QUAL foi o real fim dos tokus? 

Talvez um provérbio argentino possa lhes ajudar a entender onde quero chegar: “A mesma mão que dá carinho é a mesma mão que fere!”. Entenderam? Pode ser cruel isso que eu vou falar, mas, a MESMA Manchete que nos deus as alegrias com VÁRIAS séries japonesas é a MESMA Manchete que fez com que perdêssemos a oportunidade de AMPLIAR o nosso universo toku aqui no Brasil. E tem mais, ainda tem o fator fanatismo do povo toku-fã. Vamos procurar entender.

Os tokus surgiram na TV Manchete no ano de 1987, mas, precisamente, no dia 28 de Novembro, com Changeman. A série era exibida semanalmente, até ser re-estreada em 22 de Fereiro de 1988, juntamente com Jaspion, no programa Clube da Criança com a Angélica. Como seu Toshi previra, foi sucesso imediato. Pelo que andei pesquisando e colhendo informações com jornalistas, em fóruns, de outros toku-fãs, o seu Toshi queria exibir tais séries uma vez por ano, para não SATURAR o gênero. Mas, a Manchete, com a sede no ouro, começou a exibir as séries de uma maneira frenética e desenfreada. O resultado? De 88 a 92, tivemos uma overdose de tokus na nossa TV. Em 1990, para se terem uma idéia, tivemos (só por exemplo), Jaspion, Changeman e Flashman em 3 horários distintos por dia (tivemos essas três séries sendo exibidas nos programas Cometa Alegria, Sessão Super-Herói e Clube da Criança com a Angélica, juntamente com outras). E, para piorar (ou melhorar, dependendo do nosso ponto de vista), outras emissoras, como Globo, Band e SBT passaram a exibir tais séries também. Querendo ou não, isso ajudou o gênero a ser saturado. Afinal, como diz o ditado, tudo que é demais, enjoa.

E a Manchete e os fornecedores também perceberam isso. Só que, infelizmente, já foi tarde demais. O gênero estava em declínio. Afinal, tudo que é demais enjoa, né? Aos poucos, a emissora foi tirando os tokus da sua grade de programação e só se encontrava “vestígios” de novas séries. Na verdade, os Tokus ficaram “vagando” pela emissora até o fim da mesma, mas, sem o destaque e o empenho como foi dos anos de 88-92. Os mesmos tokus que mudaram o rumo da Manchete foram para a Record e, mesmo assim, não conseguiram dar aquele “up” para as mesmas. Com isso, os tokus foram praticamente caindo no esquecimento, porque já estavam SATURADOS. Praticamente, o povo já estava SATURADO de ver os episódios vez após vez durante anos, e com forte empenho e fanatismo.

Depois de MAIS de 13 anos em jejum, lá pelo ano de 2008, tivemos acesso a tais séries que marcaram a nossa infância graças à internet. Voltamos no tempo. E o melhor: nós tivemos acesso a OUTRAS séries que até então, eram desconhecidas pelo povo. Mas, o foco da maioria dos sites e fóruns sobre o tema Toku eram as séries manchetianas. Os tokus novos estavam sendo divulgados devagar, enquanto as séries que marcaram nossas infâncias estavam sendo divulgadas em excesso em fóruns, sites e comunidades de Orkut (que estava em alta na época). Será que vocês não estão enxergando o mesmo erro da Manchete nos grupos de Face e fóruns sobre Tokus atualmente? Sim! Está havendo uma super-exposição! Um exagero! Uma estagnação! E isso acaba cansando o gênero, fazendo com que os tokus não passem de “fósseis da época Manchete”. 

Vou lhes dar um exemplo de como se comporta o Toku-fã hoje nos grupos de Face hoje. Se você entrar em QUALQUER grupo de toku, o que você MAIS vê? Sim, torcida brasileira! O que mais se vê é fã e mais fã ENTUPINDO os grupos de fotos de tokus da Manchete e os outros membros curtindo e repetindo os nomes dos personagens ou as falas das cenas apresentadas. É errado isso? Claro que não! Afinal, não foi errado a Manchete repetir as séries no nosso tempo. Mas, o único erro está no fato de EXAGERAREM, de SATURAREM, de ESTAGNAREM os grupos com fotos de séries manchetianas. O perfil da MAIORIA dos toku-fãs de hoje em dia nos grupos de Face é SÓ isso: curtir uma foto de uma cena e comentar as falas ou os nomes dos personagens apresentados ali. Não se tem debate, não se tem opinião, sugestão, senso crítico, troca de informações sobre NOVAS séries e ampliarem seus conhecimentos sobre o mundo toku. E isso deixa a gente, fãs tokus, com fama de “alienado” diante da juventude atual. E isso estraga a IMAGEM do gênero toku, tanto os manchetianos como os que não foram exibidos aqui no Brasil. Sabem por quê? Porque SATURA! Porque ESTAGNA! São poucos os membros que entram num grupo de Face para obter opiniões, sugestões, criticar, debater e comentar sobre uma determinada série (tanto nova como antiga). Nesse grupo mesmo, por exemplo, dá para contar nos dedos de UMA mão os membros que estejam dispostos a se comportarem com o propósito de ampliarem seus conhecimentos tokus. 

Não quero que pensem que eu estou julgando os membros por causa do comportamento de “expuserem” suas séries favoritas. Muito pelo contrário. Só estou tentando mostrar pra vocês que, essa super-exposição, SATURA. E isso NÃO é bom para as séries. E também não é bom para a sua imagem como toku-fã. Por causa dessa saturação, muitas pessoas se tornam xiitas (o que é xiita? É uma pessoa com uma devoção EXAGERADA a uma causa, seja uma religião, partida político, artista, time de futebol e etc..). Eles acabam se fechando para o espaçoso mundo toku, que é vasto. E o pior, eles condenam aqueles que ousam se aventurar nesse vasto mundo toku e que gostam MAIS de séries que não passaram aqui no Brasil do que as séries por aqui exibidas. 

Concluo essa matéria dizendo o seguinte: NÃO tenham medo de debater, de opinar, de colher sugestões e críticas, de sugerir, de analisar novas séries. Usem os grupos e fóruns para mostrar que vocês são capazes de dialogar e conversar sobre as séries que assistimos, ao invés de printar uma foto de um toku manchetiano e comentarem as falas e os personagens ali apresentados. NÃO cometam o mesmo erro da Manchete de SATURAR, ESTAGNAR e EXAGERAR as séries apresentadas. Isso só faz com que as pessoas comecem a criar uma certa repulsa para tais séries. Resumindo: vamos ampliar o mundo toku e continuar o legado iniciado pela Manchete, que se iniciou em 87. Tem MUITO Toku que não passou aqui que é BEM melhor que os tokus que passaram lá. Fiquem o incentivo.

E vida longa ao Universo Toku! Matta Oka!

Nenhum comentário:

Postar um comentário