quarta-feira, 25 de abril de 2012

Resenha - HARRY POTTER :Um resumão da série

Harry Potter, escrita pela escritora britânica J. K. Rowling. Desde o lançamento do primeiro volume,Harry Potter e a Pedra Filosofal,em 1997,os livros ganharam grande popularidade e sucesso comercial no mundo todo,e deram origem a filmes,videojogos e etc. Somando os sete livros publicados,a série de livros vendeu 400 milhões de exemplares mundialmente,em mais de 67 línguas. Graças ao grande sucesso dos livros, Rowling tornou-se a mulher mais rica na história da literatura.No Brasil os livros foram publicados pela editora Editora Rocco.


Grande parte da narrativa se passa na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, os livros exploram temas como amizade, ambição, escolha, preconceito, coragem, crescimento, responsabilidade moral e as complexidades da vida e da morte, e acontecem num mundo mágico com suas próprias histórias, habitantes, cultura e sociedades. Além é claro da batalha entre Harry (O Menino que Sobreviveu) e Lord Voldemort (o Lord Das Trevas ou Aquele que não deve ser Nomeado).

Todos os sete livros planejados foram publicados. O sétimo e último, denominado Harry Potter e as Reliquias da Morte foi lançado no Brasil em 8 de Novembro de 2007.
Os sete livros deram origem a oito filmes de grande bilheteria, com o último, Harry Potter e as Relíquias da Morte, sendo divido em duas partes.


  • Temas dos livros
Cada livro registra uma ano da vida de Harry em Hogwarts, onde ele aprende a usar magia e a fazer poções. Harry também aprende a ultrapassar muitos obstáculos mágicos, sociais e emocionais que enfrenta em sua adolescência e na segunda tentativa de ascensão de Voldemort ao poder.
Os livros de Rowling se passam nos anos 1990, na Inglaterra "trouxa" moderna, com carros, telefones e videogames. Os problemas no mundo mágico são sólidos e reais como os do nosso mundo - preconceito, depressão, ódio, sacrifício, pobreza, morte.

Um dos temas mais recorrentes ao longo da série é o amor, retratado como uma poderosa forma de magia. Dumbledore acredita que a capacidade de amar permitiu que Harry resistisse às tentações de poder de Voldemort em seu segundo encontro, não permitiu que o vilão se apossasse do corpo de Harry em seu quinto ano, e será responsável pela derrota final de Voldemort.

  • O Universo Harry Potter
A série Harry Potter, passa-se no mundo em que vivemos, habitados por Trouxas, pessoas sem poderes mágicos. Mas num local reservado apenas aos feiticeiros,protegido da curiosidade dos Trouxas poderosos encantamentos e feitiços.

Hogwarts é o principal cenário, tirando Gringotes, o banco dos feiticeiros, o Beco Diagonal, o beco destinado a venda de livros, caldeirões, animais e produtos mágicos. Hogsmeade, uma vila apenas de feiticeiros próximo a Hogwarts, em que os estudantes geralmente vão nos feriados. É em Hogwarts que acontece a guerra final entre Comensais da Morte e Voldemort contra os estudantes e professores de Hogwarts, sem falar em Harry Potter é claro.

  • Como surgiu Harry Potter
Em 1990, J.K. Rowling estava num trem indo de Manchester para Londres quando a idéia para Harry simplesmente "apareceu" em sua cabeça. Naquela noite, a autora começou a escrever seu primeiro romance, Harry Potter e a Pedra Filosofal, e um plano que incluía os enredos de cada uma dos sete livros, além de muita informação biográfica e histórica sobre seus personagens e universo. Quando finalmente terminou o volume, em 1996, ela enviou-o a um agente literário e, depois oito editoras terem rejeitado o manuscrito, a Bloomsbury ofereceu a Rowling £ 3.000 adiantadas, e Pedra Filosofal foi publicado no ano seguinte.

Às vésperas da publicação, as editoras pediram a Joanne Rowling que adotasse uma pseudônimo mais neutro em relação ao gênero, temendo que os meninos não se interessassem por um livro escrito por uma mulher. Ela escolheu usar J. K. Rowling.

Após quase uma década da publicação do primeiro livro, Harry Potter alcançou muito sucesso em parte por causa de críticas positivas, estratégias de marketing de suas editoras, mas também pela propaganda boca-a-boca entre muitos leitores. As editoras de Rowling estiveram aptas a aumentar este fervor pelo lançamento rápido e sucessivo dos três primeiros livros, o que fez com que nem a excitação nem o interesse da audiência de Rowling caíssem. A série também conquistou fãs adultos, fazendo com que, em muitos países, cada livro tivesse duas edições, com texto idêntico mas com capas diferentes, uma delas direcionada a crianças e a outra, a adultos.
Os Filmes

Em 1999, Rowling vendeu os direitos de filmagem do primeiro livro de Harry Potter para a Warner Bros. por cerca de 1 milhão de libras.

Os filmes de Harry Potter não apenas eclipsaram gigantes como a trilogia Star Wars em bilheteria mundial, mas terminaram como a franquia cinematográfica número um na história com 4,5 bilhões de dólares.

Embora Steven Spielberg estivesse inicialmente nas negociações para dirigir o primeiro filme, ele se recusou. Ele queria o filme como uma animação, com Haley Joel Osment para a voz de Harry Potter. Por algum tempo, especulou-se que isto foi devido a um difícil relacionamento com Rowling e ao desgosto de Spielberg em relação a um elenco totalmente britânico. Contudo, Spielberg afirmou que, em sua opinião, seria "simples como retirar um bilhão de dólares e colocá-lo em uma banco pessoal de contas. Não existe desafio."

No seu site, Rowling mantém que ela não tinha papel na escolha de Spielberg dizendo: "Alguém que ache que eu poderia (ou deveria) tê-lo vetado, precisa de uma revisão na sua Pena de Repetição Rápida".No fim, Chris Columbus dirigiu os primeiros dois filmes, Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta, Alfonso Cuarón, o terceiro, e Mike Newell, o quarto. O quinto, Harry Potter e a Ordem da Fênix, foi filmado e finalizado pelo diretor David Yates. Columbus também trabalhou como produtor nos três primeiros filmes.

A primeira escolha de Rowling para diretor foi Terry Gilliam, mas o envolvimento de Columbus como roterista no filme de 1985 Young Sherlock Holmes (Jovem Sherlock Holmes) encorajou a Warner Bros.

Em 2000, os atores virtualmente desconhecidos Daniel Radcliffe, Emma Watson, e Rupert Grint foram selecionados em milhares de audições para interpretar os papéis de Harry Potter, Hermione Granger, e Ron Weasley, respectivamente.Eles retornaram aos seus papéis no quinto filme.Outros notáveis personagens retratados no mundo de Harry Potter incluem Robbie Coltrane como Hagrid, Alan Rickman como Severus Snape, Tom Felton como Draco Malfoy, Maggie Smith como Minerva McGonagall, Richard Harris e Michael Gambon como Albus Dumbledore (Gambon assumiu o papel a partir do terceiro filme depois da morte de Harris em 2002). Cada um interpretou seu personagem para "Ordem da Fênix" em companhia de Jason Isaacs como Lucius Malfoy, Gary Oldman como Sirius Black, e Ralph Fiennes como Lord Voldemort.

Os quatro primeiros filmes foram roterizados por Steve Kloves, com a assistência direta de Rowling, apesar de ela ter dado muitas liberdades ao roterista. quinto filme o enredo foi escrito por Michael Goldenberg, mas Steve Kloves voltou para o sexto filme. Assim, o enredo e o tom de cada filme e seu livro correspondente são virtualmente os mesmos com algumas mudanças e omissões pelo propósito do estilo cinematográfico e tempo restrito. Apesar dessas mudanças, Rowling afirma que as adaptações de Kloves são "fiéis aos livros".
Será q vem mais livros?

Quanto a existência de outros livros de Harry Potter além do sétimo, Rowling disse que ela iria escrever mais um livro, mas que ela não continuará a vida de Harry e seus amigos. O próximo livro seria uma espécie de enciclopédia sobre o mundo dos bruxos, contendo idéias e fragmentos de informação que não foram relevantes o suficiente para entrar na trama dos livros um epílogo, ou um livro com outro protagonista no papel central, pois a autora acredita que já contou a história de Harry Potter.


Nenhum comentário:

Postar um comentário