quinta-feira, 26 de abril de 2012

Familia Marvel - Desde 1940 gritando SHAZAM!!!

E ae seus nerds malditos, hoje farei um post sobre a Família Marvel, os heróis com o poder dos deuses(bons ou maus) e que, se não fosse o puxassaquismo seriam os super heróis mais poderosos da DC, afinal o Capitão Marvel faz qualquer coisa que o Super faz e não tem problema com kriptonita, não tendo fraquezas ferradas, e não me venham falar do gravador do Batman em O Reino do Amanhã(ainda farei um post sobre isso) por que é uma realidade alternativa.

Mago Shazam
Publicado por: Fawcett Comics/ DC Comics
Primeira aparição: Whiz Comics #2 (Fevereiro de 1940)
Criado por: C. C. Beck e Bill Parker
Alter ego: Jebediah of Canaan
Afiliações: Família Marvel/ Esquadrão da Justiça
Situação presente: Falecido
Shazam é um personagem de quadrinhos fictício, sendo publicado originalmente pela Fawcett Comics, e depois adquirido pela DC Comics. Ele é conhecido por ser mediador dos poderes do Capitão Marvel.
Em World's Finest Comics #262 (April/Maio 1980), é revelada a origem do mago. Ele era um jovem pastor de Canaã há 5000 anos, e devido a um pacto com deuses agora esquecidos, ganhava íncriveis poderes ao pronunciar a palavra "VLAREM", uma anagrama da palavra "MARVEL":
Força de Voldar
Sabedoria de Lumian
Velocidade de Arel
Poder de Ribalvei
Coragem de Elbiam
Resistência de Marzosh
Usando estes poderes, ele passou a ser conhecido nas terras mesopotamicas como o herói chamado O Campeão.
Em The Power of Shazam, escrita por Jerry Ordway, foi descrito que em algum ponto do tempo, Shazam foi seduzido por uma demonia em forma de mulher, dando origem aos dois meio-demonios, Satanus e Blaze. Algum tempo depois, o Campeão teve que confrontar as Três Faces do Mal, uma espécie de demônio dragão, e só conseguiu derrota-lo com a ajuda de suas divindades. Unindo uma pedra do Céu e outra do Inferno, ele prendeu as três faces, originando a Pedra da eternidade. Voldar, Lumian, Arel, Ribalvei, Elbiam e Marzosh, no entanto, decretaram que ele deveria agora procurar um sucessor.
Adão Negro era originalmente Thet-Adam, filho do Faraó Ramsés II no antigo Egito, que tornou-se o Poderoso Adam, o primeiro sucessor do Mago SHAZAM, que serviu ao principe Khufu no antigo Egito (Khufu sendo a encarnação original do Gavião Negro). Depois, Thet-Adam enlouqueceu e queria abusar de seu poder. Como punição o mago Shazam pôs sua essencia de poder num escaravelho feito de jóias. Isto fez com que Adam retomasse sua idade real de centenas de anos, o que o matou instantaneamente.
Na época da Segunda Guerra Mundial, o Mago Shazam chegou a Fawcett City, seguindo os rastros de maldade de sua filha Blaze. Em 1955, um bandido acerta Shazam com uma barra de ferro, causando-lhe amnésia.
No tempo presente, Adão Negro reencarnou como Theo Adam, e junto com Charles Clarence Batson e sua esposa Marylin, encontrou a tumba do mago Shazam em Abu-Simbel, o Vale dos Reis. Relembrando fatos de sua encarnação passada, Theo Adam matou C.C. Batson e Marylin para ficar com o escaravelho descoberto na escavação, deixando órfão a Billy Batson, que se tornaria o segundo campeão do Mago SHAZAM, Capitão Marvel. Quando Billy se tornou Capitão, seu primeiro feito foi salvar a Rádio WHIZ duma explosão armada por Theo Adam. Entrementes, Theo Adam, de posse do escaravelho, exclamou "Shazam" e se tornou novamente Adão Negro, relembrando sua vida passada totalmente. Em embate com o Capitão, foi derrotado, e voltou a ser Theo Adam. Shazam o puniu fazendo-o ficar mudo, de modo que não poderia se transformar de novo.
Durante a saga Crise Infinita o Mago perece em batalha ao enfrentar o Espectro, que sem hospedeiro é influenciado por Eclipso a travar um série de batalhas contra os seres mágicos do universo. Assim, Billy Batson assume definitivamente seu lugar na Pedra da Eternidade.


Capitão Marvel
Publicado por: Fawcett Comics / DC Comics
Primeira aparição: Whiz Comics #2 (Fevereiro 1940)
Criado por: C. C. Beck e Bill Parker
Alter ego: William Joseph "Billy" Batson
Afiliações : Família Marvel, Liga da Justiça e Sociedade da Justiça
Habilidades Ele detém os poderes concedidos por:
Salomão (sabedoria);
Hércules (força);
Aquiles (coragem);
Zeus (poder);
Atlas (vigor);
Mercúrio (velocidade).
Capitão Marvel (Captain Marvel em inglês) é um super-herói fictício de histórias em quadrinhos, originalmente publicado pela Fawcett Comics e agora propriedade da DC Comics. Criado em 1939 pelo artista C. C. Beck e o escritor Bill Parker, o personagem apareceu pela primeira vez em Whiz Comics #2 (Fevereiro de 1940). Com uma história que envolve a fantasia adolescente, Capitão Marvel é o alter ego de Billy Batson, um jovem que trabalha como repórter de rádio e foi escolhido para ser um campeão da bondade pelo Mago Shazam. Sempre que Billy fala o nome do mago, ele é instantaneamente atingido por um raio mágico que transforma-no em um super-herói adulto com as habilidade de seis figuras legendárias. Vários amigos e membros da família, como Mary Marvel e Capitão Marvel Jr podem compartilhar com Billy seus poderes e tornar-se "MarvelsCampeão da Humanidade.

O personagem Capitão Marvel foi criado em fevereiro de 1940 por Charles Clarence Beck e Bill Parker sendo lançado no segundo número da revista Whiz Comics, publicada pela editora Fawcett Comics. O Herói usava roupa totalmente vermelha, com uma capa amarela curta e um relâmpago dourado desenhado no peito do uniforme, tendo sua imagem física moldada a semelhança do ator cinematográfico Fred MacMurray. Seu nome seria inicialmente Capitão Trovão, mas foi modificado para Marvel pouco antes do lançamento da revista. Em 1941, a National Periodicals, nome pelo qual era então conhecida a DC Comics na época, iniciou um processo judicial contra a editora do Capitão Marvel, argumentando que este representava um plágio descarado de seu principal personagem, Superman. A batalha judicial prolongou-se durante anos, encerrando-se em 1953 com um acordo proposto pela Fawcett, que havia decidido, devido às baixas vendas de sua revista, abandonar a publicação de histórias em quadrinhos e dedicar-se a outras atividades. Devido a esse acordo, o Capitão Marvel mergulhou no esquecimanto durante o restante dos anos 1950 e todos os anos 1960 no mercado norte-americano, retornando a ser veiculado somente durante a década de 1970. No Brasil, no entanto, ele foi republicado normalmente durante os anos 1960, pela RGE, do Rio de Janeiro. E, no Reino Unido, teve até um substituto, o Marvelman, atualmente conhecido como Miracleman (também publicado pela RGE com o nome de Jack Marvel).

Em 1973, a DC Comics, a editora responsável pelo processo judicial, adquiriu os direitos da personagem e retomou sua publicação nos Estados Unidos. No entanto, a nova revista teve de se chamar Shazam, porque a agora Marvel Comics era a detentora da marca Captain Marvel (Ela lançou o seu Capitão Marvel em 1967). O Suspendium foi a explicação que a DC Comics encontrou para explicar porque o elenco de Capitão Marvel não havia envelhecido desde que parou de ser publicado pela Fawcett Comics em 1953. Tal substância inventada pelo vilão Dr. Silvana pôs em animação suspensa toda a Família Marvel, bem como o resto do elenco e o próprio Silvana, por 20 anos. Quando retornou, o personagem era ainda desenhado por seu maior ilustrador, C. C. Beck, que se manteve, à frente do título durante apenas nove números sendo logo substituído. Originalmente, admitia-se que Capitão marvel e todos os personagens relacionados viviam na Terra S, uma dimensão a parte da Terra Paralela principal da DC, a Terra 1, onde estava a Liga da Justiça. A revista Shazam! foi bimestral (nos EUA), durou 35 números, de 1973 a 1978. Passou por várias fases; a partir do número 25, a série de TV de Shazam começou a influenciar o título, quando começou a ser impresso "A DC TV Comic" (um quadrinho DC da TV) nas capas de Shazam!. No número 25, Ísis, que surgiu como um seriado gêmeo a Shazam fez sua primeira aparição num quadrinho, e logo ganhou sua própria série, que durou 8 números. No número 26, tentou-se adaptar-se para comportar a realidade apresentada em sua popular série de TV, onde o Mago Shazam deu a Billy Batson o Eterni-phone, aparelho que permitia comunicar-se com os Elders, as figuras mitológicas que compunham o nome de Shazam. O Sr. Morris, da rádio WHIZ, deu a Billy um novo emprego, onde ele poderia ser um repórter móvel, guiando um furgão da rádio por todo o país. Além disso, Dudley, o Tio Marvel, deixou seu uniforme de lado e cultivou um bigode. Ele ofereceu-se para acompanhar Billy como seu "Mentor". O Mago Shazam permaneceria na Pedra da Eternidade, e Capitão Marvel Jr. e Mary Marvel ficariam em Fawcett City para defender a cidade. A partir do número 34, a arte de Shazam se libertou do traço inspirado por C.C. Beck e adotou um visual mais realista, que estava em voga nos quadrinhos da época. Infelizmente a série foi cancelada no número seguinte, 35.

Depois do cancelamento da revista Shazam, apesar de tudo, Capitão continuou aparecendo em outras revistas; sua "casa" se tornou World Finest Comics do número 253 de Outubro-Novembro de 1978, até o 282, Agosto 1982, e Adventure Comics do número 491, Setembro 1982, até o 498, Abril 1983. Após passar cerca de 2 anos no limbo, tanto o Capitão Marvel como sua família retornaram para a saga Crise nas Infinitas Terras (tendo aparecido também na mini-série DC Challenge).

O Personagem foi então incorporado ao chamado Universo DC depois da saga Crise nas Infinitas Terras. Foi lançado uma mini-série de 4 partes chamada Shazam! The New Beginning, escrita por Roy Thomas e ilustrada por Tom Mandrake, que estabelecia que não havia mais uma Família Marvel, apenas Capitão Marvel. O Capitão chegou a integrar a Liga da Justiça pouco antes dela se tornar Liga da Justiça Internacional, mas saiu depois de alguns números, afirmando que ele tinha pouca experiência. Nesse tempo, o Capitão praticamente não fez aparições, fora uma aventura solo contra Capitão Nazista em Action Comics, uma participação em Guerra dos deuses, e no mini-evento Pânico nos Céus.

Na decada de 90, foram lançados alguns títulos próprios como Power of Shazam, escrito e desenhado por Jerry Ordway. Lá, foi reativada a existência da Família Marvel. Também houve a mini-série Kingdom Come (Reino do Amanhã), de 1996 e a graphic novel sobre o herói: Shazam! The Power of Hope(Shazam! O Poder da Esperança), ambas desenhadas por Alex Ross, com textos de Paul Dini. No entanto, as histórias do herói não tiveram continuidade no período DC, sendo rapidamente encerradas devido a baixa vendagem.

Capitão Marvel é detentor do poder de Shazam, que extrai as suas forças de Salomão, (sabedoria); de Hércules, (força); de Atlas, (vigor); de Zeus, (poder); de Aquiles, (coragem); e de Mercúrio, (velocidade).

Figura mitológica   

  • Salomão - Sabedoria: A Sabedoria de Salomão se reflete na forma de conselhos que o Capitão ouve dentro de sua mente. Este aspecto também permite traduzir línguas perdidas, como hieróglifos. Com a sabedoria de Salomão,Capitão Marvel também pode construir coisas tal como uma nave espacial ou o mineral Marvelium.      
  • Hércules - Força: A força de Hércules permite erguer pesos dantescos de muitas toneladas, e destruir materiais extremamente resistentes. Em Power of Shazam #46, foi mostrado que uma queda de braço entre o Super-Homem e Capitão Marvel durou horas mediante um contesto em Fawcett City, e poderia não chegar a um vencedor se Capitão Marvel Jr. e Mary Marvel não tivessem se transformado em suas contrapartes poderosas, dividindo o poder de Shazam. Quando o herói era propriedade da Fawcett Editora, o Capitão Marvel podia mover e destruir planetas, mover asteroides, carregar bilhões em peso nas mãos.      
  • Atlas - Vigor: O vigor de Atlas concede a invulnerabilidade ao corpo do herói, e uma tremenda resistência a venenos e a capacidade de poder sobreviver ao vácuo do espaço. Algumas histórias sugerem que o poder de Shazam também concede íncrivel longevidade, uma vez que Trovão, a sucessora do poder de Shazam no século XXX, recebeu seus poderes dum envelhecido Capitão Marvel; e o próprio detentor original dos poderes, o mago Shazam, possui 10 mil anos de idade, já que nascera na época em que a Humanidade ainda era uma raça nômade. Numa aventura da Fawcett Editora, o Capitão Marvel resiste a explosão de uma bomba dezesseis milhões de vezes mais poderosa que uma bomba atômica.      
  • Zeus - Poder: Por pronunciar a palavra "Shazam!", ele pode conjurar um relâmpago mágico de Zeus a fim de mudar de Billy Batson para Capitão Marvel e vice-versa.Este relâmpago não lhe causa dano, embora oponentes que estejam no raio de ação do mesmo possam ser feridos. Também já foi mostrado que ele pode fazer pequenas alterações em sua aparência por usar o poder de Zeus: certa vez, a fim de poder abrir uma conta no banco, ele se disfarçou como seu pai usando seus poderes (ele raramente usa este aspecto, porém.) O poder de Zeus confere invulnerabilidade ao Capitão Marvel e o impede de morrer.      
  • Aquiles - Coragem: A coragem de Aquiles permite a ele encarar os piores vilões e perigos imaginados sem medo.      
  • Mercúrio - Velocidade: O Capitão pode desafiar a gravidade e literalmente voar. A Velocidade de Mercúrio permite ao herói correr a grande velocidade, fazer ações rapidamente e enxergar o mundo como se estivesse em câmera lenta, permitindo que ele possa pegar projéteis de alta velocidade como balas.     

Outros membros da Família Marvel (Capitão Marvel Jr. e Mary Marvel) detém os mesmos poderes, mas quando transformados em suas contrapartes poderosas, dividem o poder de Shazam. Ou seja, quando 2 membros da Família Marvel estão ativos, suas forças, velocidades, resistencias, etc. caem à metade; Se 3 membros da Família Marvel estão ativos, suas forças, velocidades, resistencias, etc. caem a 1/3. 

Durante algum tempo, Capitão Marvel fez parte da Sociedade da Justiça da América. Nesse período, Billy se apaixona por Courtney, a Sideral. Após os eventos de Reino Sombrio, ele decide deixar a equipe. Eclipso volta tempos depois, no corpo de Jean Loring, ex-esposa do Eléktron e responsável pelo assassinato de Sue Dibny, na saga Crise de Identidade, manipula Espectro a fim de destruir todos os seres místicos do UDC. o Capitão Marvel então luta contra o Espectro… E num feito inédito na história do cosmos, um mortal (O mais poderoso da Terra, mais ainda mortal), vence a própria Ira de Deus… Com as mãos nuas! Recentemente, ajudou a reconstruir a Pedra da Eternidade (Destruída pelo Espectro) e comprometeu-se a permanecer nela, vigiando os Pecados Capitais e a própria Magia ocupando o lugar de seu antigo mentor, Shazam.

Outras mídias
Capitão Marvel estrelou uma série de cinema em 12 filmes curtos chamado de The Adventures of Captain Marvel, de 1941 com Tom Tyler como Capitão e Frank Coglan, Jr. como Billy Batson. Foi a primeira vez que um herói de quadrinhos foi adaptado para cinema.

A produtora Filmation produziu Shazam!, um show de TV live-action de 1974 a 1977 na rede de TV americana CBS, tendo sido exibido no Brasil pelo SBT.

Marvel apareceu nos 2 episódios de Legends of the Superheroes, de 1978, um live-action que mostrou uma versão comédia da Liga da Justiça e vários vilões, incluindo o Dr. Silvana, fazendo desta a primeira aparição deste personagem fora dos quadrinhos.

A Filmation em 1981 fez um desenho animado chamado Shazam! que foi ao ar pela NBC de 1981 a 1982 como parte do programa Kid Superpower Hour with Shazam!. Esta foi a adaptação mais próxima aos quadrinhos da época, pois havia a Família Marvel e os tradicionais inimigos, Dr. Silvana, Adão Negro, etc.

Em 2005, o Capitão Marvel co-estrelou "Clash", um episódio da série animada Justice League Unlimited em 11 de junho de 2005. Jerry O'Connell dublou o Capitão Marvel, e Shane Haboucha dublou Billy Batson. Uma dramática sequência de luta entre o Capitão Marvel e o Superman presta homenagem a batalha deles na mini-série Kingdom Come de Mark Waid e Alex Ross.

Apareceu no filme de animação Superman e Batman:Inimigos públicos (2009).

Apareceu em dois episódios da série Batman: The Brave and the Bold. Aparece na introdução do episódio Death Race to Oblivion! onde ajuda Batman a enfrentar o Arrasa-Quarteirão, e aparece durante o inteiro episódio The Power of Shazam, onde enfrenta Adão Negro e a família do Dr. Silvana.

Em 2010 Capitão Marvel co-estrelou com Superman um curta de 22 minutos intitulado Superman/Shazam!: The Return of Black Adam, que faz parte duma compilação de curtas chamado DC Showcase Original Shorts Collection. Aqui vemos a mais bem produzida animação com o personagem enfrentando seu inimigo clássico: Adão Negro.

A luta entre o Super-Homem e Capitão Marvel é considerada a luta suprema entre os 2 heróis mais fortes dos quadrinhos. Enquanto um é um alienígena, com certa dose de conflitos internos entre super heróis que são rivais e amigos ao mesmo tempo e que obtém poderes por meios físicos (energia do Sol), o outro é terráqueo, com coração puro por ser uma criança, e possui poderes mágicos (dos deuses), o que gera uma luta interessante entre pessoas muito diferentes, embora ambos sejam heróis.
A primeira vez em que os dois personagens se enfrentaram foi na paródia da revista MAD, intitulada "Superduperman," escrita por Harvey Kurtzman e Wally Wood no quarto número de Mad (April-May, 1953). Eles satirizavam a batalha judicial entre a National Periodicals e Fawcett Comics.
Em Superman #276 (first series, June 1974), o Super-Homem enfrentava Captain Thunder, óbvia cópia do Capitão Marvel (A DC já havia adquirido os direitos sobre o personagem, mas não o utilizou).

All-New Collectors' Edition #C-58 Superman vs. Shazam (1979), parece ser a primeira batalha real entre o Super-Homem e Capitão Marvel na DC Comics. Publicada no Brasil sob o título Superman versus Shazam, pela editora Ebal.

All-Star Squadron #37 (1984), representa a primeira batalha entre o Super-Homem da Terra 2 e Capitão Marvel. Como a luta se passa nos anos 1940, (e a Terra S ainda não havia sido posta em animação suspensa por Dr. Silvana), este era, dentro da cronologia das revistas, o primeiro combate entre o Super-Homem e o Capitão, antes de seu combate com o Super-Homem da Terra 1 [All-New Collectors' Edition #C-58 Superman vs. Shazam (1979). Na história, um cientista nazista na dimensão da Terra 2 evocava a Família Marvel da Terra S. Como a Alemanha e resto da Europa estavam sob a esfera de influencia da Lança do destino, isto provocou um efeito colateral nos membros da Família Marvel, sendo separados de seus alter-egos. Enquanto Freddy Freeman, Billy e Mary Batson permaneciam na Alemanha como prisioneiros sem poderes, suas contrapartes heróicas coexistiam e estavam sob controle mental dos nazistas, indo a Inglaterra e Estados Unidos para causar destruição. O Super-Homem (da Terra 2) e outros heróis se reúnem a fim de deter esta ameaça. Entretanto, isto faz parte da cronologia Pré-Crise; seu contexto não é mais válido.

Atualmente, Superman/Shazam: First Thunder, de 2005, é aceita na cronologia como descrevendo o primeiro encontro entre os dois heróis.

Capitão Marvel Jr
Alter ego Frederick Christopher "Freddy" Freeman
Afiliações: Família Marvel, Novos Titãs, Renegados , Justiça Jovem
Freddy Freeman acompanhava seu avô em uma trivial pescaria quando ambos foram atacados pelo temível Capitão Nazista, durante uma batalha entre Capitão Marvel e Mary Marvel. O avô de Freddy foi morto e Freddy atingido por uma rajada do Capitão Nazi. Billy e Mary Batson solicitaram ao Mago Shazam que restaurasse a saúde de Freddy. O mago disse que seu poder não poderia fazer nada. Os irmãos Marvel entenderam: Cabia a eles ajudar Freddy. Então os irmãos doaram uma porção do poder de Shazam para Freddy, permitindo que o mesmo, ao pronunciar “Capitão Marvel”, transformar-se em Capitão Marvel Júnior. Capitão Marvel Júnior continuou agindo em Fawcett City junto aos outros Marvels. Embora usasse o codinome de Capitão Marvel Júnior, Freddy adotou o apelido de CM3. Freddy ajudou os Titãs a libertarem Supergirl e Limite da organização sinistra conhecida como “A Veia”, determinada a eliminar qualquer rastro alienígena na Terra. Após este evento, Loren Júpiter decidiu desfazer o time, mas Argenta decidiu reunir o grupo mais uma vez. Uma série de heróis pretendia se juntar ao grupo. CM3 estava entre eles. “A Veia” aproveitou a oportunidade e decidiu atacar a equipe. Os Titãs ficaram impressionados com o heroísmo de Freddy e o aceitaram como membro. Freddy, neste período, se interessou por Argenta. Embora tenham saído juntos uma só vez, o encontro foi um desastre. Em seguida, o grupo se desfez oficialmente. Freddy ajudou os Titãs em outras circunstâncias, como quando enfrentaram o Império Technis e contra Dr. Luz, recentemente. Após o confronto com o Império Technis, Matt Logan, primo de Garfield Logan, idealizou um grupo de Titãs na Costa Oeste dos E.U.A. Sob a relutante aceitação de Gar em participar dos então Titãs L.A., alguns heróis se juntaram ao grupo, composto por: Mutano, Labareda, Arauto, Abelha, Capitão Marvel Jr. Terra, Hero Cruz e Bushido. Mas o grupo nem chegou a existir realmente. CM3 continuou ajudando os Marvels em Fawcett City, mas ajudava os Titãs quando solicitado. Recentemente, CM3 se juntou aos Renegados. Após os eventos de “Crise Infinita”, Freddy juntou-se novamente aos Titãs, mas sua permanência no grupo foi curta.
Ao pronunciar “Capitão Marvel Jr.”, Freddy se transforma em CM3. Ele possui uma porção do poder de Shazam: a sabedoria de Salomão; a força de Hércules; a coragem de Aquiles; o poder de Zeus; a resistência de Atlas e a velocidade de Mercúrio. Quando Billy e Mary não estão usando seus poderes, Freddy detém todo o poder de Shazam.
Na série de 1970, foi definido que o Kid Eternidade era irmão do Capitão. O personagem, inominado até então, recebeu o nome de Christofer "Kit" Freeman. Essa fase é pré-Crise Nas Infinitas Terras. Não se sabe se a versão atual do Kid Eternidade ainda tem esses laços familiares, embora ainda se chame Kit Freeman. Vale lembrar que o Kid Eternidade foi colocado na Terra S mas pertencia a outra editora (Quality Comics), não à da Família Marvel (Fawcet Comics).


Mary Marvel
Publicado por Fawcett Comics/ DC Comics Primeira aparição Captain Marvel Adventures #18 (Dezembro 1942)
Criado por: Otto Binder, Marc Swayze
Alter ego: Mary Batson/Mary Bromfield
Afiliações: Família Marvel, Liga da Justiça,
Parentesco: Billy Batson (irmão)

Mary Marvel é uma personagem fictícia de quadrinhos. Foi publicada originalmente pela Fawcett Comics, e depois foi adquirida pela DC Comics. Criada por Otto Binder and Marc Swayze, Mary apareceu primeiro em Captain Marvel Adventures #18 (Dezembro 1942). A personagem é irmã do Capitão Marvel e se transforma numa super heroína ao dizer a palavra mágica "SHAZAM!". Sua identidade é Mary Batson (nome adotivo: Mary Bromfield). Mary é uma das primeiras equivalentes femininas de super-heróis, sendo anterior a Supergirl por mais de 10 anos. As feições originais de Mary Marvel foram baseadas numa atriz da vida real, Judy Garland (que interpretou Dorothy em o Mágico de Oz, filme de 1939).

Durante as histórias, Mary Marvel teve seus poderes concedidos por várias divindades e ao falar a palavra mágica "SHAZAM!".

Em sua versão Pré-Crise, Mary tinha os poderes concedidos apenas pelas divindades femininas:
  • Divindade        
Selene - Vigor      
Hipólita - Força      
Ariadne - Coragem      
Zéfiro - Velocidade e voo      
Aurora - Beleza e poder      
Minerva - Sabedoria
    
Após a Crise nas Infinitas Terras, sua história foi reescrita e foi admitido que Mary teve seus poderes concedidos pelos mesmos deuses do Capitão Marvel.

  • Divindade 
Salomão - Sabedoria      
Hércules - Força      
Aquiles - Coragem      
Zeus - Poder      
Atlas - Vigor      
Mercúrio - Velocidade e voo   

Durante a Contagem Regressiva para a Crise Final, Mary Marvel teve seus poderes cedidos pelo Adão Negro e passou a usar um uniforme negro.
  • Divindade      
Shu - Vigor      
Hórus - Velocidade      
Amon - Poder      
Zehuti - Sabedoria      
Aton - Coragem      
Mehen - Força   

Em Contagem Regressiva,Mary Marvel ao adquirir os poderes de Adão Negro,pouco á pouco foi sendo seduzida pelas trevas,se tornando a cada luta e evento mais poderosa que o próprio irmão,se torna serva poderosa do vilão Darkseid,a partir daí ela se torna uma vilã extremamente violenta. Na saga Crise Final ela é responsável pela infecção da Mulher Maravilha por um vírus desconhecido,além de assimilar em suas vestes uma aparência tenebrosa. Ainda nessa saga ela foi responsável pela morte de um meta-humano conhecido apenas de "O Réplika"e de Marene Herald uma integrante dos Cavaleiros Atômicos,habitantes de uma terra paralela,pelo qual houve uma grande guerra nuclear.Mary Marvel até a edição 3 é serva do tirano Darkseid que ainda está desaparecido(aguarde novas informações). Mary Marvel foi dentre muitos do Universo DC,que sofreu modificações radicais com essas séries e que tornou um exemplo satisfatório de amadurecimento e revelações de um personagem de quadrinho.

Bem cambada, é isso. Inté

Nenhum comentário:

Postar um comentário