Páginas

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Biografia - Bruce Lee Pt. 1

Mito. Maior artista marcial de todos os tempos. Pequeno Pavão. Pai do MMA. Homem que derrotou Chuck Norris. Esses são alguns dos titulos que podemos citar para o homenageado de hoje, senhoras e senhores, com vocês, Bruce Lee.
Nascido em 27 de Novembro de 1940 em São Francisco, filho de um famoso ator de Ópera Chinesa que fazia uma turnê pelos Estados Unidos. Recebeu o nome de Lee Jun Fan, mas, uma enfermeria(ou medica, sei lá) apelidou o bacuri de Bruce, e o apelido pegou. 

No calendário chines, Bruce nasceu no ano, dia e horario do Dragão, o que, pra eles, significava que pimpolho tinha  grandeza em seu futuro, mesmo que seus pais acreditassem que os deuses estavam de marcação com a familia, ja que o casal perdeu um filho antes e achavam que as divindades não queriam que tivessem um menino. 

A parada era tão séria que, a Sra Lee colocou, primeiramente, um nome feminino, Soi Fon(Ehhh Tite Kubo, Capitão América aprova sua referencia) pra engabelar a morte, entre outros com a mesma função.

Tendo sua infancia durante a 2 Guerra Mundial, Bruce, com uns 5 anos ja ia pra janela xingar os aviões que japoneses que, naquela época, dominava a China, e, pra piorar, ainda tinha um posto do outro lado da rua em que a familia Lee morava. Calcule o quão isso deve ter influenciado o cara.

Ainda quando pequeno, participou em uma caralhada de filmes chineses, e as participações duraram ate a adolescencia.
Durante a adolescencia, Bruce sempre acabava caindo na porrada com alguém(devia se achar o senhor fodão por treinar Tai Chi com o pai. Sim, Lee era um babaca durante a aborrecencia. Mas quem não é), até levar um sacode e começar a treinar Wing Chun, com o mestre Ip Man, aos 13 anos de idade. Seu periodo com o mestre(que voce deve lembrar com a cara do Donnie Yen) durou até os 18.

Além disso, aos 14, entregava o time de boxe do ensino medio e também ganhou campeonatos de cha cha cha, sim, a dança.
E voce reclamando do Zack de Power Rangers que lutava dançando.
O "Intensivão" com Ip Man comecou por que, os mestres chineses tinham preconceito com o pequeno Bruce, que era neto de alemão. E isso é um padrao na vida dele, ele nunca é tratado, a principio, como uma pessoa, sempre por uma raça ou um mestiço. Racismo dos chineses, americanos, chineses e tudo mais.

Depois de cair na porrada com filho de membro da Triade(a mafia chinesa), foi enviado pros Estados Unidos pelo pai, que, pelo bom senso, sabia que alguma retaliação aconteceria, com 100 dolares no bolso. Em 1959 morou um tempo em São Francisco, até se mudar para Seattle, se formar no ensino medio e entrar na faculdade de filosofia em onde conheceria sua futura esposa, Linda Emery e dava aulas de Kung Fu no campus.

Isso mesmo, durante a faculdade, Bruce queria ganhar uma grana extra(ja que o trampo no restaurante naodevia render grandes coisas)e ensinava kung fu aos americanos que se interessavam pela tecnica. Em 1964, apos abrir algumas academias de kung fu, Bruce acaba conhecendo o organizador do Torneio de Carate de Long Beach, tornando Lee, a partir dali, um astro das artes marciais e abriu portas para o estrelato nas telinhas e telonas.

Pois bem cambada, essa é so a primeira parte da historia do grande Bruce Lee. Logo sai a parte 2, e se quiserem corrigir ou acrescentar algo, é só comentar. E só pra constar, nao citei A LUTA de Bruce por que vai ser o tema da parte 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário