sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O que é 'fandom'?? E como o 'fandom' brasileiro, se comporta, atualmente?

Fala galera!
Eis que venho através desse espaço, explicar para vossas excelências, o que significa o termo 'fandom', relacionado a Power Rangers.

Fandom significa 'comunidade', 'união', 'aglomeração de fãs' por um só objetivo. 
Falando voltado a Power Rangers: O fandom Power Rangers nada mais é que uma união de sites, grupos e blogs, que falam do seriado, formarem uma comunidade e terem os mesmos propósitos: Divulgação de novidades, notícias, comentários sobre os episódios, bastidores e até mesmo coisas off, mas que envolvam PR de certa forma.

Na época do Orkut, em meados de 2005 e 2006, existia um Fandom próprio lá mesmo. 
Eu fui um dos que comecei com essa ideia de criação de comunidades com temas baseados em cada temporada que a série ia exibindo, e também comunidades de discussões sobre tudo em Power Rangers.  Sempre fazendo novas amizades, conhecendo gente nova e claro, sempre se empolgando com o seriado.

Existe uma grande diferença daquela época, para essa atual: O CHORO!
Digo isso porque realmente, os antigos fãs eram os melhores. Eu tinha cerca de 21 anos, trabalhava e o tempo que tinha livre, criava perfis com os personagens de PR para interagir e trocar ideia com os diversos fãs.

Realmente, era muito divertido essa época!
O pessoal acreditava mesmo que eu era um Conner McKnight, um Xander Bly e pasmem, até no perfil que eu tinha de Ivan Ooze e Lord Zedd, a mlkada levava a sério. Ao Lord Zedd eles tinham um amor irônico ao personagem, mas ao Ivan Ooze, era um tremendo ódio, porque REALMENTE não gostavam do vilão.

O mais bacana de tudo isso, era ver que, através de um perfil fake, criado apenas para interagir com o fandom em si, os fãs interagiam como se estivessem falando com o personagem!  Demonstravam um enorme carinho e diziam porque gostavam de Power Rangers e como começaram a curtir o seriado.
Não existia quase 'haters' nessa época.
Existiam apenas os 'puristas' de Super Sentai que não se agradavam de Power Rangers, mas, ficavam na deles. Sem dar 'pitis', fazerem showzinhos ou, se meterem no trabalho dos verdadeiros fãs. Muito diferente de hoje em dia, que em TODA fanpage no Facebook, sempre tem um mala sem alça, para reclamar da Saban e de suas criações!  

Tive ao mesmo tempo, um blog, que o intitulei 'POWER RANGERS TOTAL', pois tinha uma parceria no orkut em uma comunidade em que moderava por ali. Um dia, sai de tal comunidade e criei as minhas próprias.. eu encerrei meu ciclo no orkut com 33 comunidades de Power Rangers.  Sinto muitas saudades, muitas mesmo.  Eu tinha um amigo na época, que possuía o mesmo tanto, só que não gerenciava com muito rigor as mesmas. 

Nessa mesma época também surgiu o blog 'Rangers Online' do saudoso Spider, que não era muito bonito e arrojado, mas dispunha de notícias quase que em tempo real, dos bastidores da franquia.  

O Blog acabei deletando, pela falta de tempo em postar notícias e conteúdo no mesmo. Spider fez o mesmo com o 'Rangers Online' tempos depois, pelos mesmos motivos. Muitas críticas e o desgosto com a franquia, aliados a falta de tempo devido a compromissos pessoais, fizeram a mim e a ele, desistirem do negócio.

Meu blog durou 1 ano e alguns meses, e minha vida no orkut com o fandom, durou até meados de 2010..  Até tentei voltar em 2013 mas não era a mesma coisa.. não tinha mais as comunidades e a galera era outra, já crescida e não tinha mais tempo para Power Rangers, entre outras 'picuinhas' que eu prefiro esquecer. 
Hoje em dia no Facebook, temos boas fanpages que tratam do assunto, algumas como Mega Power Brasil, Power Rangers Brasil, Rangers Stage e Galáxia Rangers, que trazem notícias e curiosidades do universo da Saban, e outras como a Power Rangers Força da Zoeira, que trás humor mesclado a um conteúdo diversificado sobre o seriado. 

O que vale no final das contas é sempre a intenção, como fã, de falar sobre PR!
Porém, o fandom hoje em dia, se comporta deverás estranho. As pessoas precisam entender que tudo isso é um hobby, uma diversão, e não 'business'. Para falar de Power Rangers não precisa ser uma enciclopédia, mas, entender o mínimo sobre o que conversas.  

Os haters, bom, esses surgem em maior número, geralmente são ex-fãs da franquia, que só assistiram até a temporada Força Animal (2002) e que abandonaram tudo, quando a Saban largou a série nas mãos da Disney, em um negócio bilionário. Péssimo hábito que até mesmo um empregado quando deixa seu trabalho anterior, na entrevista para um novo, acaba sempre falando mal de seus ex-chefes para se auto promover ou tentar 'sair por cima' da coisa.

Mesmo que você não seja mais fã de Power Rangers, e não tenha se agradado de uma nova temporada de 2011 pra cá, tente pelo menos, respeitar os fãs atuais e os veteranos, que ainda curtem, mesmo diante de altos e baixos que a série sempre teve!  Não é de hoje que temos um 'corte de edição' mal feito, uma história com furos ou mal contada ou algum personagem sem carisma!   
Mas respeito é bom, e todo mundo gosta!
O Fandom nunca mais vai ser tão unido quanto na época do Orkut, isso é fato.
Orkut era privativo, fechado, você se sentia seguro e a vontade, para conversar de qualquer assunto ali.  O Facebook não traz nada disso, infelizmente.

Mas vale a pena dar uma chance, e se reunir com a comunidade Power Rangers novamente! Reencontrar velhos amigos, reassitir aquela temporada que você gosta e porque não, debater sobre o que está pra vir??

Enfim,
Obrigado por terem lido até aqui!

Vlw e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário